10 formas de impulsionar os resultados da sua campanha do Google

Fazer com que sua empresa seja encontrada e tenha relevância no Google é um grande desejo de todos os empreendedores, e com razão. O Google ainda é, definitivamente, o buscador mais importante da Internet, já que realiza 67% de todas as buscas mensais e mais de 80% dos usuários recorrem ao mecanismo para encontrar produtos ou serviços que precisam. Esses dados mostram ainda como os buscadores se tornaram importantes para negócios locais que tem orçamento limitado para investir em campanhas de mídia. Com esse cenário, as mentes curiosas e inquietas dos empresários em todos os lugares do mundo querem saber: “Como faço para meu negócio aparecer no Google quando alguém faz uma busca? Como posso criar uma campanha efetiva que realmente atinja meu público-alvo?”. Neste artigo destacamos 10 dicas que vão ajudar a explorar os algoritmos de busca que o Google usa. Ao seguir alguns destes conselhos e aplicá-los a sua campanha de marketing online, você conseguirá melhorar a presença Web de seu negócio.

1 . Conteúdo de qualidade

Atualmente, a regra número 1 do marketing online é gerar novos conteúdos. Isto significa que você precisa publicar conteúdo original, relevante e oportuno, que tenha apelo para pessoas à procura de termos relacionados ao seu negócio. Uma das melhores maneiras de compartilhar ativamente conteúdo de qualidade é ter um blog para o seu negócio. Então, é questão de encontrar tempo para criar e compartilhar conteúdo. Comece com um calendário editorial e plano semanal de mensagens informativas e envolventes. De vez quando, conteúdos longos podem ser interessantes, mas é importante que você mantenha a maioria de suas mensagens curtas e simples. Posts podem incluir fotos de projetos antes e depois de sua conclusão, descontos ou promoções, um evento futuro ou ainda o lançamento de um novo produto.

2 . Ad Search

O Ad Search tem sido fortemente enfatizado na primeira página de resultados de pesquisa local – independente de o consumidor em potencial realizar a pesquisa utilizando termos locais ou o Google detectar a intenção de pesquisa local. Por exemplo, se procurarmos um encanador em Belo Horizonte, Minas Gerais, os seis primeiros resultados da página são anúncios pagos, enquanto apenas dois são resultados orgânicos. Na verdade, o Google mostra apenas de sete a dez resultados orgânicos, além de anúncios e listagens mapa – cerca de 13% da primeira página – e a concorrência por esses pontos é grande. Então, é importante ter uma abordagem equilibrada, utilizando tanto SEO(Search Engine Optimization) quanto o ad search para que os consumidores encontrem sua empresa quando procurarem por palavras-chave do negócio.

3. Mobile

Atualmente, 25% dos cliques de buscas são provenientes de dispositivos móveis, e 88% dos cliques em anúncios para mobile resultam em aumentos de cliques orgânicos. Isso significa que cliques pagos não são substituídos por cliques orgânicos quando ad search é interrompido. Em outras palavras, você tem mais cliques móveis, em geral, tanto quando promove campanhas de publicidade pagas quanto ao utilizar o SEO sozinho. Portanto, é mais importante do que nunca, além de investir em publicidade móvel, garantir que esses cliques móveis levem os consumidores a uma página adaptada para mobile ou um site otimizado para capturar os leads.

4 . Listagem de mapas

Não importa se os consumidores estão realizando buscas via celular ou desktop, ter sua empresa em listagens de mapa é fundamental para ser encontrado no Google. É importante ter e atualizar sua página local no Google+, porque muitos consumidores verão seu mapa listado antes mesmo de encontrar o seu site nos resultados de pesquisa locais. Certifique-se de otimizar a sua listagem com as palavras-chave de negócios, categoria, endereço, horário de atendimento e outras informações importantes. Google+Local é ainda mais importante para alguns tipos de negócios, como restaurantes.

5. Compartilhamentos & Likes

Além de otimizar sua página do Google+ , reivindicar e otimizar perfis em sites de mídia social – juntamente com manter o conteúdo atualizado, é necessário postar conteúdo envolvente e compartilhável, que sinalizará aos buscadores que estas páginas são úteis e ativas, algo que pode conseguir um ranqueamento mais elevado na pesquisa. Além disso, compartilhamentos do Facebook e tweets do seu site ou blog podem servir como sinais para pesquisa no Google também.

6. Palavras-chaves locais

Para que sua empresa seja encontrada por consumidores na sua área-alvo, é importante usar palavras-chave específicas de geolocalização. De acordo com os fatores de ranking de busca do Google, o termo chave com o qual você quer conseguir classificação, como por exemplo, “emergência encanamento São Paulo”, deve estar presente no seu site, no título da página, links e texto âncora. Também é importante usar essas mesmas palavras-chave em suas páginas de mídia social, Google+ e outros sites de revisão ou de diretório que você utilize para conduzir visitas de consumidores locais. Certifique-se de escolher palavras-chave que são direcionados para a sua localização, tipo de negócio e nome, mas tome cuidado para não encher suas páginas e perfis com palavras-chave que possam ter um impacto negativo em seus resultados – e sobre os consumidores.

8. Backlinks

Backlinks ainda são sinais importantes de autoridade para o algoritmo do Google que ajuda o mecanismo de busca a determinar a utilidade de seu conteúdo. Essencialmente, backlinks são links para seu site a partir de outros sites da web. No entanto, nem todos os links são criados iguais. Atualizações recentes no algoritmo do Google enfatizam a importância de links de alta qualidade, em outras palavras, links que relacionem seu conteúdo a sites e influenciadores que têm autoridade e credibilidade. É por isso que é essencial que conteúdo produzido pela empresa seja interessante e cativante para que outros sites queiram se vincular a ele. A dica é começar criando conteúdo atraente e compartilhá-lo no blog da empresa, redes sociais, e-mails marketing e outras propriedades online. Ao compartilhar o conteúdo, inclua um call to action que peça aos clientes, fãs e seguidores que o compartilhem também. Isso pode ajudar a espalhar o seu conteúdo e aumentar a qualidade de backlinks.

9. Avaliações

Avaliações sobre o seu negócio em Google+ Local são extremamente valiosas, porque eles aparecem junto com o seu mapa na página de resultados de pesquisa. Mas, ninguém quer apresentar seus negócios em destaque com apenas uma estrela na avaliação. Então, peça a clientes fieis para fazerem comentários positivos na sua página Google+ para garantir que os novos consumidores vejam ótimos comentários sobre sua empresa. Além disso, quanto mais comentários você tem com as palavras-chave selecionadas, maior será o seu mapa listado exibido nos resultados da pesquisa.

10. Autoria

Autoria é um recurso do Google+ que permite vincular o conteúdo que você publica em outro domínio diretamente para seu perfil pessoal do Google+. Quando você fizer isso, sua foto do perfil Google+ irá aparecer junto ao conteúdo que você escreveu nos resultados da pesquisa, ressaltando o seu conteúdo e ajudando a aumentar os cliques para ele. Isso é ótimo para a construção de sua marca pessoal, o que pode ajudá-lo a construir a credibilidade para seu negócio e estabelecê-lo como o perito em seu campo. Além disso, usar sua conta do pessoal do Google+ é uma ótima maneira de divulgar seu negócio para alavancar o interesse e compartilhamentos.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>