10 principais pontos para transformar seu site no maior gerador de negócios da sua empresa

O site de uma PME de qualquer segmento se tornou hoje o coração do negócio e a base do marketing online. Mas o seu está realmente atrativo? Ele tem desempenhado o papel de maior fonte de oportunidades de negócios? Ou sua página vem perdendo visitantes, pois não está atualizada com todas as informações?
Veja abaixo os 10 principais diferenciais que sua página deve oferecer para atrair clientes em potencial e gerar bons negócios:

1.Contatos claramente visíveis

Qual é a primeira ação que você espera que dos visitantes quando chegam ao seu site? Se você quer que eles liguem, solicitem orçamentos, visitem sua sede, é crucial que você atualize periodicamente os contatos e deixe-os destacados na página.

Para se certificar que o visitante não desista de entrar em contato enquanto acessa o seu web site, inclua um telefone num cantinho visível em qualquer momento da navegação, ou produza uma página única com todas as informações de contato. Lembre-se de adicionar telefones, celulares, e-mails, mapas e horário de funcionamento da sede. Em seguida, adicione um botão de “Fale Conosco” no rodapé, por exemplo. Além disso, você pode “seguir” o cliente, oferecendo chamadas (landing pages) nas páginas que o cliente visitar após o acesso a sua página.

2. Formulários de contato

Os formulários de contato online, que os clientes preenchem no site caso precisem de mais informações sobre sua empresa, se transformam num banco de dados valioso, e podem servir como uma ferramenta de geração de leads. No entanto, muitas empresas estão se esquecendo desta dica – de acordo com pesquisas da BIA / Kelsey, 66% dos sites de pequenas e médias empresas dos EUA não contam com esta ferramenta online.

3. Chat online

Os chats online funcionam como um método de conversão do visitante do web site para um cliente em potencial. A ferramenta possibilita o atendimento instantâneo para quem quer abrir um diálogo e deseja ser respondido naquele momento. No chat, um novo relacionamento é criado, podendo ser o início de um ciclo da compra. O mais importante aqui é manter o contato e o interesse de cliente após conversa iniciada.

4. Mídias Sociais

As mídias sociais são fundamentais no ambiente digital de negócios que vivemos hoje. Como é um ambiente dinâmico, os consumidores esperam conseguir uma comunicação rápida com as empresas por meio do Facebook, Twitter e Linkedin, Google Plus por exemplo. Estes canais são excelentes plataformas para que os clientes saibam mais sobre seu negócio, produtos e serviços. Apesar de parecer bastante disseminado, os levantamentos da BIA / Kelsey mostram que menos de 20% dos sites de PMEs estão hoje vinculados às páginas do Facebook. Caso sua empresa ainda não esteja presente nas mídias sociais, é importante considerar a construção e manutenção dos perfis nas mídias sociais como uma prioridade entre os procedimentos regulares da empresa.

5. Vídeos

Com a inclusão de vídeos em seu site, você pode fortalecer a credibilidade da empresa e atrair visitantes que gostariam de um entendimento rápido e fácil sobre seus serviços ou produtos. Os vídeos, que devem apresentar-se por meio de produção profissional, se tornam uma oportunidade de apresentação do perfil de sua empresa. Uma ótima sacada é gravar vídeos com clientes satisfeitos, desta forma, você conta com uma terceira pessoa falando da experiência vivida com a empresa.

6. Conteúdo preciso e aprimorado

Evite enfiar muita informação em uma página só. Em vez de ser útil, a sobrecarga de informação não é efetiva. Se você tem dificuldades em dividir e editar o conteúdo da sua página, peça ajuda a um editor de texto. Na comunicação, menos é mais. É necessário saber colocar em poucas palavras a mensagem correta. Além disso, é também importante a manutenção dos textos do site e a remoção de informações antigas sobre produtos, serviços e funcionários.

7. Design moderno e simples

Deixe o design quadradinho para trás. Combinações de cores vibrantes, desenhos produzidos e outros elementos trabalhados mostram que sua empresa não ficou no passado. Se você mesmo não é um especialista de design para desenvolver estes materiais, existem vários serviços online que oferecem opções prontas de lay outs para web site e imagens corporativas, aproveite!

8. Logomarca profissional e pensada

Sua logomarca é uma das partes mais importantes da sua marca, por isso, certifique-se que ela está localizado de forma proeminente em seu web site. Use uma imagem de alta e considere mantê-la no canto superior esquerdo de todas as outras páginas. Uma regra de ouro aqui é vincular o logitipo a um link de retorno à página principal.

9. Funcionalidade intuitiva

É importante testar a navegação do seu site com olhos de usuário para sentir se a experiência está intuitiva e as informações estão disponíveis de forma clara. Quanto tempo a página está levando para carregar? Os links estão todos funcionando? A formatação está organizada? Por exemplo, embora o Flash possa criar uma experiência interessante, ele pode prejudicar a eficácia do seu site. Além disso, o Flash não tem exibição em alguns smartphones, o que tira seu negócio do forte mercado mobile.

10. Experiência mobile

Mais do que nunca, agora os consumidores pesquisam, tomam decisões e compram via mobile. Com isso, a necessidade de adequar seu web site para os sites móveis aumentou. Você já verificou como fica a navegação do web site do seu negócio nestes dispositivos? Caso seu site ainda não esteja disponível neste formato, pense já em como criar um site móvel para incrementar os contatos de clientes em potencial. Junto à tecnologia móvel, o ciclo de clientes em potencial e realização de compras deve passar por fortes mudanças ao longo dos próximos anos. Migre já!
Aproveite esta lista de pontos essenciais para fazer um check up na sua página e refletir sobre quais áreas estão precisando de uma atualização, ou mesmo uma remodelação completa para tranformá-la no maior gerador de negócios e oportunidades da sua empresa.

Boa sorte e bons negócios!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>