4 coisas que podem estar freando o crescimento da sua empresa

4 coisas que podem estar freando o crescimento da sua empresa
Originalmente publicado por ReachLocal Brasil, em 26 de outubro de 2016.

 

Mesmo sendo as maiores impulsionadoras da economia brasileira, as micro e pequenas empresas têm dificuldades para se manterem abertas. A maioria não consegue chegar nem a cinco anos de vida antes de fecharem as portas. Boa parte deste problema vem de falhas de gerenciamento, desorganização financeira e erros de comunicação e divulgação da marca. Veja nesse post 4 situações que podem estar ocorrendo dentro de sua empresa e impedindo o crescimento da sua empresa.

 

1 – Não conhecer seus clientes e concorrentes

Preste muita atenção às necessidades e desejos de seus clientes e exercite sua mente para buscar sempre a inovação. Estar por dentro das tendências em seu segmento é indispensável. Com os mercados tradicionais em transição para os espaços digitais, as empresas precisam mudar seu foco para esse público, que possui comportamentos diferentes dos clientes que vão até a loja física.

Os concorrentes são uma importante fonte de informações que tornam mais fácil o processo de descoberta de novas maneiras de atender seus clientes. Pode ser que algum concorrente tenha notado uma nova tendência e descoberto uma nova forma de atrair o público e sua empresa pode aprender e se beneficiar com isso. Não tomar um tempo para olhar as mudanças no mercado e entender o impacto disso em seus clientes pode paralisar o seu negócio.

 

2 – Não investir em marketing digital

Com milhões de potenciais clientes na internet, aparecer para esse público é essencial para qualquer negócio que deseja crescer. Ter presença na internet já deixou de ser um diferencial, hoje é quase um pré-requisito para qualquer empresa.

Sua empresa pode começar com um site, e em seguida evoluir para outras formas de aquisição e relacionamento com o cliente, como e-mail marketing e anúncios no Google e Facebook. Porém, é importante ter um site profissional e adaptado para dispositivos móveis, pois ele será a porta de entrada para novos clientes e por isso, precisa refletir a qualidade do serviço que sua empresa prestará.

 

3 – Ter liderança fraca e equipe desmotivada

O líder precisa ter visão de negócio clara, objetiva e ser capaz de tomar boas (e rápidas) decisões. Uma liderança pobre nesses aspectos pode impedir que a empresa alcance todo o seu potencial de crescimento. Negligenciar a inovação e a melhoria contínua também são aspectos perigosos para seu negócio.

Outro aspecto importante é ser capaz de motivar as pessoas para que, em conjunto, todos os funcionários envolvidos no negócio possam ser protagonistas do crescimento da companhia. Pouco adianta apenas o próprio dono estar motivado se as pessoas com a capacidade de fazer a empresa evoluir não estão em sinergia com as mesmas ideias.

 

4 – Não acompanhar devidamente as finanças da empresa

Mesmo que sua empresa gere um bom lucro, seu crescimento pode ser prejudicado caso esse dinheiro não seja bem administrado. Existem diversas situações que podem limitar a capacidade de sua empresa de funcionar caso ela não esteja preparada financeiramente, como um processo de um ex-funcionário ou mesmo perdas por desastres ou roubos.

Além de emergências financeiras, manter um controle financeiro apropriado permite que mais investimentos possam ser feitos, seja em aumento da produção, em pesquisas, treinamento em novas técnicas de vendas ou em novas estratégias de marketing. Se sua empresa almeja crescer, será necessário alto investimento.

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