5 coisas que você precisa saber antes de enviar
e-mail marketing

5 coisas que você precisa saber antes de enviar e-mail marketing
Originalmente publicado por ReachLocal Brasil, em 26 de outubro de 2016.

 

O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital mais antigas e, mesmo tendo passado por anos de mal uso pelas empresas, ainda figura como uma potente ferramenta de relacionamento com os clientes.

Se você quer começar a investir em e-mail marketing ou mesmo já investe, vale a pena conferir essas dicas de essenciais que vão te ajudar a fazer um melhor uso da ferramenta e melhorar seus resultados.

 

1 – Não compre suas listas de e-mail

Apesar de ser uma prática muito comum, comprar lista de e-mails é muito ruim para a imagem de seu negócio. Como o cliente não optou por receber essas comunicações, elas pode ser vistas como mensagens indesejadas, e assim, causar uma má impressão.

Além disso, listas compradas costumam ter endereços de e-mail de má qualidade, sem segmentação e com uma grande quantidade de contatos que já foram desativados. Isso prejudica a reputação de seu endereço IP e diminui a capacidade de entrega de seus e-mails, que vão direto para a caixa de SPAM.

 

2 – Linhas de assunto concisas e claras obtém taxas de abertura melhores

Um estudo feito pela MailChimp – software de gestão de e-mail marketing – mostrou que títulos que contém entre 28 e 39 caracteres obtém maiores taxas de abertura. Sendo assim, procure não ultrapassar os 50 caracteres em seus títulos.

Seja específico e tenha clareza. Quando o leitor visualizar a mensagem, o recomendado é que ele já saiba do que se trata, ou ao menos fique muito curioso para saber. Vale a pena fazer testes para entender quais tipos de títulos funcionam melhor para seu público.

 

3 – Use CTA’s fortes como: Leia, clique, compre, registre-se…

O CTA – Call-to-Action – funciona como um direcionamento para que o usuário saiba exatamente qual ação ele deve tomar, seja clicar em um link para um artigo, comprar algo ou se registrar. Em uma campanha de e-mail marketing o CTA é fundamental.

Destaque visualmente os CTA’s do restante do conteúdo, para que o leitor o identifique rapidamente. Utilize verbos no imperativo como “compre agora” ou “baixe agora mesmo”. Por fim, sempre faça testes para descobrir quais tipos de CTA’s alcançam melhores resultados.

 

4 – Use os formatos de texto HTML e evitar o uso de apenas uma imagem

Quando se envia um e-mail com apenas uma imagem grande como conteúdo, vários problemas podem acontecer. O primeiro deles é que a maioria dos provedores de e-mail bloqueia a exibição automática de imagem, solicitando que eles a autorizem a exibição.

Também é comum ocorrerem problemas no servidor, que faz com que a imagem nem mesmo apareça. Além disso, quando visualizadas pelo smartphone, boa parte das imagens ficam muito pequenas, o que prejudica a visualização. Por essas razões, mescle texto e imagens no HTML de seus textos.

 

5 – Tenha personalidade ao escrever

Não tente impressionar seus leitores com uma linguagem sofisticada e formal. Ao invés disso, adote uma linguagem mais simples e direta, sem soar tão corporativo. Melhor deixar o “Caro senhor cliente” de lado e pensar em “Olá [nome do leitor]”, para que suas mensagens adquiram um tom mais pessoal.

Buscar passar uma impressão mais pessoal é importante para causar aproximação e engajar seu público. Mas tome cuidado: evite gírias e ser informal demais a ponto de perder a credibilidade para o negócio.

Agora que você já sabe como enviar um e-mail de sucesso, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

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