6 formas de usar o IGTV para aumentar as vendas da sua marca

No final de junho de 2018, o Instagram lançou o Instagram TV, ou IGTV — uma nova funcionalidade dentro do aplicativo, voltada para os usuários assistirem vídeos na vertical e com um conteúdo mais longo. A ideia da rede social é seguir a tendência de aumento do consumo de vídeo, que, segundo a Cisco, vai equivaler a 78% do tráfego de dados móveis até 2021.

Diante dessa novidade, muitas empresas vêm testando como a ferramenta pode ser útil para os seus objetivos de marketing. Por isso, selecionamos 6 maneiras de usar o IGTV com o potencial de aumentar as vendas da sua marca. Acompanhe!

1. Crie tutoriais

Os vídeos com tutoriais ou instruções de “como fazer” são um dos conteúdos mais populares nas redes sociais. Para termos uma ideia dessa notoriedade, basta observar a quantidade de inscritos em canais de dicas, de “do it yourself” (DIY) — ou “faça você mesmo” — e de culinária no YouTube, apenas para citar alguns.

Sendo assim, procure explicar como os seus produtos ou serviços funcionam e deixe bem claro quais são os benefícios deles para o dia a dia das pessoas. É essencial demonstrar como são úteis na prática para chamar a atenção da audiência.

Vale lembrar que o ideal é que todas as formas de conteúdo que listamos aqui sejam criadas especificamente para o IGTV ou que estejam no formato de vídeo vertical. Evite adaptar vídeos com orientação originalmente horizontal apenas para preencher seu canal do Instagram TV, de modo a não causar estranheza e não prejudicar a experiência dos espectadores.

2. Faça entrevistas

Promover entrevistas com os líderes da sua empresa é uma ótima oportunidade de mostrar para o público o que eles têm a dizer, além de aproximar os seguidores dessas figuras influentes da organização.

Como entrevistas que permitem ao convidado expor bem suas ideias levam tempo, seria difícil editar um material extenso para caber dentro de um minuto, que é o máximo permitido para vídeos no feed do Instagram.

Sendo assim, use o fato de o IGTV permitir a publicação de vídeos mais longos para produzir esse formato de conteúdo. Lembre-se: as perguntas devem abrir espaço para que o entrevistado diga a sua opinião sobre temas relevantes para a audiência e para a companhia, mas também é interessante que elas o permitam falar do negócio e do que ele tem a oferecer.

3. Mostre os bastidores

Outra forma válida de usar o IGTV é mostrar como são os bastidores da rotina de trabalho dos colaboradores da sua empresa. Afinal, é provável que muitos dos seus clientes e leads tenham curiosidade de saber como é o cotidiano de uma marca que eles admiram.

Nesses vídeos “por trás das câmeras”, você pode aproveitar a participação de alguns membros do seu time para passar informações de valor, o que pode envolver:

  • educar o público sobre um novo conceito ou uma tendência de mercado;

  • demonstrar um dos seus produtos ou serviços;

  • perguntar se o time está trabalhando em alguma novidade (desde que isso não seja sigiloso);

  • mostrar a preparação de eventos promovidos pela empresa.

Ao transmitir esses conteúdos com frequência, os usuários terão uma clareza muito maior de como é a cultura da empresa e como ela valoriza os seus colaboradores. Essa é uma excelente prática para despertar a empatia dos consumidores e transmitir a eles mais credibilidade.

4. Apresente webinars

Outra vantagem dos vídeos mais longos do IGTV é que você pode usá-los para fazer webinars — seminários online em que é possível se aprofundar mais em determinado tema. Fornecendo conteúdo interessante e engajando o público, sua empresa vai demonstrar que conta com profissionais competentes, o que reflete na qualidade das soluções que ela tem a oferecer.

Tenha em mente que, ao contrário dos posts do Instagram, a plataforma permite incluir links clicáveis na descrição. Portanto, pense nisso quando for fazer as chamadas para a ação ao longo do vídeo. Use a atenção das pessoas a seu favor para incentivá-las a visitar o seu site ou uma landing page.

5. Tire dúvidas da sua audiência

Já que os vídeos do Instagram TV permitem que o usuário escreva comentários, não deixe de verificá-los para saber como está a reação aos seus materiais. Use esse recurso também para coletar perguntas e dúvidas das pessoas. Elas servirão como fonte para novos vídeos com respostas aos principais questionamentos.

O formato de Q&A, sigla em inglês para “perguntas e respostas”, pode funcionar muito bem porque esclarece uma dúvida que pode ser de várias pessoas, mas que elas nem sempre tiveram disposição de perguntar. Ao final do vídeo, peça à audiência que envie mais perguntas para que você responda nos próximos vídeos.

6. Comente notícias da área de atuação da sua empresa

Por último, mais uma maneira de mostrar à audiência que a sua empresa é uma referência no mercado em que atua: use o IGTV para comentar notícias importantes para o seu setor. É claro que isso depende da área na qual o seu negócio se insere, mas como as novidades têm um apelo bastante atraente com o público, é interessante estabelecer uma frequência para publicar esse tipo de programa.

Tome cuidado apenas para que o vídeo não pareça sério ou monótono demais. Ao mesmo tempo em que ele deve ser informativo — e é preciso ter atenção redobrada para não reproduzir informações falsas aqui —, o conteúdo precisa entreter os usuários para que eles retornem ao seu canal em busca das suas impressões sobre outras notícias.

Seguindo essas ideias você certamente vai descobrir quais formatos de material são mais adequados para a sua organização e que fazem mais sucesso com seus clientes e prospects. Faça testes e não se esqueça de usar o recurso insights do IGTV — que apresenta métricas como número de visualizações, likes, comentários e retenção da audiência — para mensurar os resultados e saber o que funciona melhor.

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