7 estratégias de marketing recomendadas para o setor de turismo

As empresas de turismo têm buscado formas cada vez mais inovadoras de atrair clientes e aumentar o faturamento. Para isso, elas investem em estratégias de marketing para turismo, que permitem mostrar aos potenciais clientes todas as oportunidades que a empresa oferece e seus diferenciais, podendo torná-las referência no mercado.

As férias estão chegando! Você já criou sua estratégia para se posicionar para os viajantes? Se quer boas ideias, confira nosso post!

7 dicas para crescer no setor de turismo

Faça e-mails marketing segmentados

O e-mail marketing é muito utilizado no meio empresarial — e no turismo isso não poderia ser diferente. Essa é uma das estratégias mais tradicionais e eficazes de trabalhar a divulgação de conteúdos. Segundo uma pesquisa do Serasa, o e-mail marketing é o canal que apresenta a maior taxa de conversão nos e-commerces brasileiros: são 2,53% contra uma média de 1,44%.

Só esse dado já mostra a importância que essa estratégia tem, mas para usá-la de forma eficiente é preciso planejamento. Você deve coletar dados dos seus potenciais clientes para criar grupos distintos e, assim, poder enviar conteúdos relevantes para eles.

Imagine, por exemplo, que você fez uma lista de todos os seus contatos e, entre eles, identificou dois grupos: um que se interessa por destinos nacionais e outro que se interessa somente por locais estrangeiros.

Com essa informação em mãos, você pode criar uma nova segmentação, com as regiões pelas quais cada uma se interessa. A partir daí, será possível criar conteúdos específicos para cada segmento, com informações úteis e chamativas, atraindo o público para o seu site ou para o contato com vendedores.

Mas tome cuidado para não exagerar no envio de e-mails! Crie uma periodicidade que não canse seus leitores e tome cuidado na construção da mensagem para que ela não seja compreendida como spam.

Crie campanhas online

O marketing digital contém diversas estratégias interessantes para o setor de turismo. Com um alcance enorme e excelente retorno sobre investimento, as campanhas online vêm ganhando a preferência dos empreendedores.

Você deve aplicar as técnicas de SEO — Search Engine Optimization — no seu site. Dessa forma, os mecanismos de busca entendem que seu site é mais relevante e melhoram o posicionamento na busca orgânica

O Google Adwords também é uma ferramenta que deve ser explorada. O Google tem valorizado cada vez mais os anúncios como resultado de pesquisa e, assim, patrocinando links você obtém uma resposta rápida, atingindo boa visibilidade e atraindo novos viajantes.

Além disso, você deve considerar as redes sociais. Elas se tornaram parte do nosso cotidiano, e passamos horas navegando nesses canais diariamente. As empresas identificaram essa oportunidade e começaram a utilizar essas mídias para atrair novos clientes, mostrar as novidades, conhecer melhor o público e aumentar a visibilidade da marca, entre outros benefícios.

A dica é criar uma página nas principais redes — FacebookInstagram, LinkedIn, YouTube etc. — e estar sempre presente nelas. Mas cuidado: não basta simplesmente criar e não acompanhar! É preciso ter atenção, postar conteúdo interessante, responder aos questionamentos e estar sempre atento às oportunidades, procurando entender as especificidades de cada rede para otimizar seus recursos.

Se quiser ir além, você pode usar os recursos de publicidade, dentro das redes sociais. O Facebook Ads, por exemplo, é uma ótima maneira de promover o seu negócio, com um grande alcance e um investimento interessante.

Pense no mobile

Criar um site responsivo — ou seja, que se adapte à tela de um dispositivo móvel sem perder qualidade e facilidade de utilização — é um ponto importante fundamental para o seu sucesso online.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais as pessoas utilizam seus celulares para acessarem a internet e se manterem atualizadas. Portanto, uma empresa que não se preocupa em deixar o seu site responsivo está ignorando uma parcela significativa do mercado.

Ao criar um conteúdo para seu público-alvo — como uma série de fotos de uma praia paradisíaca, por exemplo —, lembre-se de que ele pode ser aberto em dispositivos móveis e, portanto, não deve perder a qualidade das imagens.

Invista em Inbound Marketing

Hoje, os clientes não aceitam mais uma venda forçada, empurrada. Eles buscam embasamento antes de tomar uma decisão de compra. Um potencial consumidor pesquisará bastante o local de destino antes de fechar um pacote: ele avaliará todos os diferenciais do local, o que fazer, o que visitar, onde se hospedar, entre outros. Por isso, é preciso fornecer essas informações.

O grande diferencial do Inbound Marketing, portanto, é o conhecimento. Você cria uma jornada onde seu potencial cliente terá acesso a todas as informações necessárias, desde o interesse inicial até a compra.

É fundamental criar e manter um blog com dicas, curiosidades e demais informações que serão utilizadas para atender às necessidades de quem busca uma grande viagem. Assim, você atrai o público para o seu site e gera autoridade, mostrando que sua empresa é especialista naquele mercado e que pode ajudar no que for preciso.

Desenvolva aplicativos

A utilização de aplicativos para atrair o público faz parte do marketing para turismo e é uma estratégia bem inovadora para interagir com clientes e disponibilizar informações úteis a eles.

Um bom exemplo disso é o Google Business View, um trabalho parecido com o Street View, mas que mostra a parte interna dos estabelecimentos. Essa é uma opção bem interessante para quem busca conhecer melhor os locais que deseja visitar em uma viagem.

Imagine que você está escolhendo um hotel em sua cidade de destino e ficou em dúvida entre duas opções. Que tal utilizar o aplicativo e fazer uma visita em 360° nos estabelecimentos? Assim, será possível identificar o que cada um tem de diferencial e embasar a sua escolha. Países como os Estados Unidos, Japão, Espanha e Austrália já utilizam o aplicativo, e as empresas que aderiram já apresentaram um aumento no número de clientes.

Você também pode investir no desenvolvimento de seu próprio app. Por meio dele, seus clientes e potenciais cliente poderão ter acesso aos seus conteúdos e produtos, facilitando a jornada de compra.

Valorize o relacionamento

Investir no relacionamento com seus clientes é primordial para manter o sucesso do seu negócio. Algumas empresas concentram suas ações em novos clientes e se esquecem de manter os já cadastrados. Esse é um erro grave!

Segundo Philip Kotler, uma referência mundial em marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Portanto, é preciso investir em marketing de relacionamento!

Uma ótima dica é avaliar como é a experiência do usuário. Confira como sua empresa se relaciona com os clientes, como é o processo de compra, o atendimento, a facilidade de encontrar as informações necessárias. Tenha uma visão de consumidor dentro da sua empresa e identifique os pontos fortes e fracos.

Mostre o depoimento de clientes

O último ponto da nossa lista é especial: para fazer a diferença em suas estratégias de marketing para turismo, invista no depoimento de clientes satisfeitos.

Ouça e compartilhe o que eles têm a dizer sobre as experiências vividas nos locais visitados, do que eles gostaram, dicas sobre o que fazer e conhecer, os melhores restaurantes, locais para diversão etc. Lembre-se de que pessoas confiam em pessoas, e o marketing boca a boca ainda é de grande valia para empresas do setor de turismo.

Você pode usar seu site, suas redes sociais e até seu aplicativo para criar uma espécie de mural com os depoimentos dos seus consumidores. Assim, novos clientes poderão ver o que esperar e encontrar no destino. Uma ótima dica, não é?

O marketing para turismo e o sucesso do seu negócio

Como você viu nesse artigo, há várias estratégias que podem potencializar o marketing para turismo. Por isso, é preciso estar sempre atento às novidades e utilizá-las para atrair o seu público.

Use o e-mail marketing para enviar conteúdos interessantes aos seus clientes, marque presença nas redes sociais, e não se esqueça de criar um site responsivo: isso é investimento em Inbound Marketing!

Com essas estratégias, você conquistará mais clientes e promoverá o seu negócio, aumentando as vendas e a lucratividade.

O que achou do nosso conteúdo? Conhece outras estratégias de marketing para turismo? Então deixe seu comentário no post e participe dessa discussão!

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