Aprenda como anunciar no Google e aumente as suas vendas (Guia Completo)

Aprenda a anunciar sua empresa no Google e aumente as suas vendas (Guia Completo)
Originalmente publicado por ReachLocal Brasil, em 14 de outubro de 2016.

 

O Google recebe cerca de 2.3 milhões de pesquisas por segundo. Esse dado revelador mostra a importância que essa plataforma adquiriu nos dias de hoje, tanto para o usuário como para as empresas que desejam atrair para si uma fatia desses potenciais clientes. Aprenda agora como anunciar no Google e comece a aproveitar todas as oportunidades que essa plataforma oferece para aumentar suas vendas.

 

Como o Google funciona

Os resultados de uma pesquisa no Google são gerados de duas formas, através de resultados orgânicos e links patrocinados. Entenda como cada um funciona:

Resultados orgânicos

Os resultados orgânicos, ou resultados naturais, são os sites que o algoritmo do Google julga como sendo mais relevantes para as palavras-chave que o usuário digita na caixa de pesquisa. A posição desses sites nos resultados é definida através de diversos critérios, que envolvem ter conteúdo original, fazer um bom uso das palavras-chave, ser adaptado para dispositivos móveis, entre outros fatores que aumentam o grau de relevância e melhora o site no ranking.

Os sites que aparecem na busca orgânica são definidos exclusivamente pelos algoritmos do Google, sendo assim, a única maneira de melhorar a posição de seu site é investindo em técnicas que esses algoritmos valorizam. Esse processo é conhecido como SEO, – do inglês Search Engine Optimization – um conjunto de técnicas que busca adicionar ao seu site as funcionalidades que o Google valoriza.

Links patrocinados (Google Adwords)

Os links patrocinados funcionam através de um sistema de gerenciamento de anúncios chamado Google Adwords, na qual as pessoas ou empresas pagam para adicionarem seus links nas páginas de resultado. O Adwords opera através do sistema de PPC (Pay-per-Click), ou seja, quando o internauta clica no anúncio um pequeno valor é descontado.

Os links patrocinados possuem algumas vantagens sobre os resultados da busca orgânica, como a possibilidade de acrescentar diversos recursos, como telefones, links para baixar aplicativos, mapas, etc. Essa modalidade, ainda permite segmentar os links para que eles apareçam para públicos específicos, em horários e localidades predeterminados, elevando muito as chances de efetividade do anúncio. Portando, os links patrocinados são a forma mais rápida de sua empresa aparecer no Google no momento em que seu cliente estiver procurando pelos seus serviços.

 

Como anunciar no Google: primeiros passos

O primeiro passo é realizar o cadastro no Google Adwords. Feito isso, é hora de estruturar sua campanha de marketing.

 

Como estruturar sua campanha

Estruturar corretamente a sua campanha é uma das melhores maneiras de garantir um melhor aproveitamento do seu investimento.

A estrutura do Google Adwords segue essa forma:
• Conta: Onde ficam seus dados de acesso e controle do faturamento;
• Campanhas: Abaixo da conta ficam as campanhas. Aqui é onde você definirá a segmentação de seu anúncio, ou seja, para que tipo de público ele deve aparecer. Entre as opções de segmentação, há algumas possibilidades: por país, idioma, localização, horários, entre outros.
• Grupos de anúncios: Aqui é onde seus anúncios serão efetivamente criados e as palavras-chave que o ativarão serão escolhidas.

Para ilustrar o funcionamento dessa estrutura, veja o infográfico abaixo, que exemplifica como uma campanha para uma loja de sapatos poderia ser estruturada:

Como anunciar no Google

 

 

Rede de pesquisa ou Rede de Display?

Ao criar sua campanha no Google Adwords você deverá escolher entre a Rede de Pesquisa ou a Rede de Display. Conheça a diferença entre eles:

Rede de pesquisa

São os famosos anúncios em texto que aparecerem na página de pesquisa. Esses anúncios também podem aparecer em diversos portais parceiros do Google, além do próprio site do Google. A principal vantagem da Rede de pesquisa é que seus anúncios só aparecerem para os usuários que pesquisam pelas palavras-chave, o que aumenta muito as chances de seus anúncios serem relevantes, já que o cliente já demonstra interesse no que sua empresa oferece.

Rede de Display

A rede de Display são os banners que podem ser vistos em diversos portais pela internet. Os seus anúncios aparecerão em portais parceiros do Google, que podem chegar a milhões de sites sobre diversos assuntos diferentes e relacionados com o conteúdo do seu anúncio. A principal vantagem deste tipo de anúncio é que ele se torna mais atrativo para o usuário, pois podem ser criados com diferentes formatos, desde imagens, vídeos e até anúncios interativos.

Qual utilizar?

Você pode utilizar ambos para maximizar seus resultados. Os clientes de uma oficina mecânica, por exemplo, só procuram os serviços quando precisam de consertos para seu carro, portando, faz sentido anunciar na rede de pesquisa. Contudo, o Google, ao identificar esse interesse do usuário, pode passar a exibir os banners da rede de display para o usuário, maximizando a eficiência do anúncio.

 

Qual modelo de cobrança escolher?

O Google Adwords possui diferentes modelos de cobrança e a melhor opção dependerá do tipo de anúncio de sua empresa. Conheça alguns:

• CPC (Custo por Clique): Você pagará apenas quando seu anúncio receber um clique.
• CPM (Custo por Mil Impressões): Esse formato é ideal para anúncios em grandes portais, pois você só paga a cada mil visualizações que seu anúncio aparece.

 

Investimento

Nós recomendamos iniciar seu investimento a partir de R$ 500,00/mês, pois esse valor permite uma boa exibição de seus anúncios e é capaz de trazer um bom retorno. Porém, quanto maior o valor investido, melhor o retorno para o seu negócio.

 

Quer ter ainda mais sucesso com seus anúncios? Contrate uma equipe profissional

O Google Adwords é uma ferramenta muito completa capaz de trazer ótimos resultados para qualquer tipo de negócio, porém, qualquer equívoco pode fazer com que seu orçamento não alcance o potencial máximo. Por isso, contar com uma equipe profissional pode fazer toda a diferença para maximizar os ganhos de seus anúncios e a receita de seu negócio.

O que você achou desse guia? Ficou alguma dúvida sobre como anunciar no Google? Se inscreva em nossa newsletter para receber mais conteúdo de marketing digital para melhorar sua empresa.

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