As 6 tendências de Marketing Digital que estão funcionando em 2017

É fato que o universo online já se tornou uma realidade presente na vida de milhões de pessoas. Com isso, cada vez mais empresas percebem a importância de investir em ações de Marketing Digital para aumentar sua lucratividade. Não considerar a internet como estratégia de negócios, nos dias de hoje, é um verdadeiro tiro no pé.

Mas para acompanhar as transformações trazidas pelo mundo virtual, é preciso ter atenção. Afinal, várias mudanças ocorreram desde o surgimento da internet, e o ano de 2017 está sendo marcado por muitas inovações.

A seguir, compartilhamos as 6 tendências de Marketing Digital mais relevantes para acompanhar de perto. Confira!

1. Multiplicidade de canais

A comunicação entre marcas e consumidores passou a ser descentralizada e conta, agora, com um universo de possibilidades.

Se antes as pessoas eram alcançadas por um único veículo de comunicação, hoje o cenário é completamente diferente. Isso se deve principalmente ao fato de as pessoas terem acesso facilitado às informações e se tornarem, também, produtoras de conteúdo.

O esforço das empresas para interagir com a persona e sincronizar os canais deve ser ainda maior, pois o monólogo das marcas acabou. Portanto, estar presente no máximo de canais possível é uma estratégia interessante para tornar sua comunicação multicanal mais eficiente.

É fundamental atentar-se ainda para gerar uma experiência positiva em cada ponto de contato entre o cliente e a marca. Afinal de contas, não adianta ter um atendimento excelente nas redes sociais se, quando o consumidor vai até a sua empresa, ele se sente desrespeitado pelo atendente.

2. Mobile Marketing

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2016, o acesso à internet pelo celular ultrapassou os acessos via computador. Ou seja, os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados no cotidiano das pessoas.

Mais interessante do que isso é perceber que os consumidores utilizam os celulares não só como ferramenta de entretenimento, mas como ferramenta de consumo também.

Sem dúvidas, as empresas que não se adaptarem a essa tendência perderão muitas oportunidades de gerar negócios. Para evitar que isso aconteça, invista em um site com design responsivo (totalmente adaptado para dispositivos móveis) e permita que o seu público tenha contato com a sua marca de onde ele estiver.

Além disso, sabemos que o Google valoriza os sites que conseguem entregar uma experiência positiva para o usuário. Assim, ter um layout compatível com esses dispositivos é bem-visto pelo mecanismo de busca. Consequentemente, aliado às técnicas de SEO, o seu site terá mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google.

3. A tecnologia é uma das principais tendências de Marketing Digital

As estratégias trazidas pelo novo Marketing, chamado de Inbound Marketing, necessitam de tecnologia para serem aplicadas com excelência. Com a automação de Marketing, por exemplo, é possível entender a persona e, com isso, entregar conteúdo relevante no momento ideal.

Essa tecnologia permite rastrear o comportamento do consumidor para que a empresa crie a sua jornada de compra. Dessa forma, será possível conduzi-lo por meio de várias ações, até o momento de se tornar um cliente.

É uma maneira de automatizar a comunicação de forma estratégica e inteligente. Com a automação, você otimiza tempo e diminui consideravelmente o custo de aquisição de novos clientes.

Com esse recurso, a empresa pode nutrir e educar leads que ainda não estão propensos à compra. Assim, é possível entregar potenciais clientes mais qualificados para o time comercial entrar em contato.

Além disso, uma  das principais vantagens do uso da tecnologia é a possibilidade de aprimorar uma estratégia a qualquer momento. Os aplicativos e relatórios que existem no mercado para mensurar as ações digitais são excelente aliados na tomada de decisões. Afinal, coletar dados sobre fontes de aquisição de tráfego, rastreamento de conversões, entre outros aspectos, é fundamental para otimizar campanhas e maximizar os resultados.

4. Uma disputa acirrada entre Facebok Ads vs. Google AdWords

O Facebook tem investido muito em alterações constantes na sua plataforma de anúncios, com intuito de melhorar ainda mais a experiência dos anunciantes. As possibilidades avançadas de segmentação aumentam a efetividade das campanhas.

No Facebook Ads, entre outras possibilidades disponibilizadas pela plataforma, é possível subir com uma lista de e-mails para que a rede exiba seus anúncios para essas pessoas ou, até mesmo, fazer remarketing por meio de um pixel de conversão instalado no site.

Sem falar que o custo para anunciar no Facebook é bem menor do que no AdWords. Na rede social, a empresa pode investir até mesmo R$ 5,00 por dia e alcançar resultados positivos — diferentemente do que acontece na plataforma de anúncios do Google, que exige investimentos maiores.

É importante destacar que ambas as soluções são interessantes e a grande tendência é a incorporação delas na divulgação online. Com o Facebook Ads, é provável que o seu negócio alcance pessoas que estão nas fases superiores do funil, longe do estágio de venda.

Já no AdWords, os consumidores estão em busca de produtos e serviços para tomarem a decisão de compra. Por essa razão, optar pelas duas formas de anunciar na internet pode trazer um diferencial competitivo interessante: todos os leads serão alcançados, independentemente da sua fase no funil de vendas.

5. Os vídeos como parte essencial da comunicação

A popularização da tecnologia facilitou o acesso das pessoas às ferramentas de comunicação de maneira extraordinária. Com isso, os vídeos ganham cada vez mais espaço na relação entre marcas e consumidores.

O formato dinâmico, com um poder fantástico de contar histórias, envolve, encanta e vende. Segundo uma pesquisa realizada pela Wyzowl, 73% das pessoas disseram que passaram a comprar de uma empresa depois de assistir a um dos seus vídeos.

Os vídeos também são excelentes ferramentas para educar os potenciais clientes. Ainda de acordo com a pesquisa, 44% das pessoas preferem aprender sobre um produto ou serviço com os vídeos.

A efemeridade das coisas valoriza ainda mais conteúdos com formatos mais ágeis como o dos vídeos. Portanto, investir nesse tipo de comunicação é uma excelente oportunidade para fidelizar clientes e atrair novos.

6. SEO avançado

As mudanças frequentes que acontecem no algoritmo do mecanismo de busca mais influente do mundo impactam diretamente os negócios. Por isso, sempre é preciso ter atenção a essas transições para não perder oportunidades de alcançar o seu público.

As menções em redes sociais terão cada vez mais peso nas estratégias de SEO e essa é uma das principais tendências. Além disso, o SEO local também possui muito impacto, se considerarmos a força dos dispositivos móveis nas estratégias de Marketing Digital.

Mais importante do que estar na internet é ter uma estratégia consistente. Afinal, uma presença digital não consiste em apenas ter uma página nas redes sociais, mas em criar ações de forma sincrônica e coerente com a essência da marca em todos os canais em que a sua persona está.

Agora que você já sabe as principais tendências de Marketing Digital deste ano, que tal compartilhar a sua experiência com as ações que citamos? Deixe seu comentário aqui no post e participe!

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