Calendário para o e-commerce em 2018: 10 datas que você precisa ficar de olho

Calendário para o e-commerce em 2018: 10 datas pra ficar de olho

O ano de 2017 está chegando ao fim e você deve começar a preparar o planejamento estratégico da sua loja para o próximo ano. Nós preparamos este artigo com as principais datas do calendário para o e-commerce.

A seguir, você vai saber quais são as datas, o que elas têm de especial e como você pode promovê-las para aumentar o faturamento da sua loja virtual.

Continue a leitura e saiba mais sobre 10 datas do e-commerce brasileiro que você precisa ficar de olho.

 

1. Carnaval

Em nosso país, o ano começa somente depois do feriado e comemoração do carnaval. Para marcar o início de um novo ciclo, a sua loja on-line pode oferecer descontos e promoções que incentivam o aumento das vendas — já que o mês de janeiro tende a ser menos movimentado no comércio eletrônico.

Lembre-se que os consumidores já investiram o décimo terceiro salário, férias e outras bonificações nas sazonalidades que finalizaram o ano anterior (Black Friday, Natal e Boxing Day). Por esse motivo, você deve preparar uma ação de marketing que incentive a aquisição daqueles produtos que não foram adquiridos no ano que passou.

Quando? Terça-feira, 13 de fevereiro.

 

2. Dia Internacional da Mulher

Apesar de o Dia Internacional da Mulher celebrar as conquistas e avanços sociais do gênero feminino, que por séculos foi considerado inferior, o comércio eletrônico enxerga nessa data a oportunidade de se juntar às comemorações e oferecer produtos e serviços voltados para as mulheres.

Tenha o devido cuidado para não reforçar estigmas, como a associação entre as mulheres e os produtos para o lar. Sendo assim, crie campanhas que incentivem a compra de presentes no Dia Internacional da Mulher. Promova os produtos direcionados para esse público (roupas, flores, artigos de beleza, livros e até eletrônicos).

Quando? Quinta-feira, 8 de março.

 

3. Dia do Consumidor

Ainda no mês de março, período historicamente fraco para as vendas on-line, nós temos o Dia do Consumidor. Essa data entrou no calendário do comércio eletrônico brasileiro por meio de uma iniciativa do Buscapé, empresa especializada em comparação de preços e avaliações de lojas virtuais.

Marcado por liquidações e promoções, o Dia do Consumidor já era conhecido por 38% do público em 2017. Nesse período, os consumidores já estão esperando pela diminuição dos preços em produtos com maior valor agregado (smartphones, eletrodomésticos e móveis). De acordo com o Buscapé, em 2016 o faturamento dessa data foi 100% superior à média de um dia normal de vendas.

Quando? Quinta-feira, 15 de março.

 

4. Dia do Frete Grátis

O Dia do Frete Grátis é mais uma data do comércio eletrônico norte-americano que foi incorporada ao nosso calendário. Ela ocorre na última sexta-feira do mês de abril, sendo uma excelente oportunidade para o lojista que deseja fidelizar seus clientes. Portanto, crie uma estratégia que envolva aqueles consumidores do interior do país.

São eles os que mais sofrem com altos custos do frete, deixando, muitas vezes, de adquirir produtos online. Outro ponto que deve ser considerado é a proximidade dessa data com o dia das mães. Portanto, é uma excelente oportunidade para conquistar os clientes que vão presentear as mães e não deixarão as compras para o último momento.

Quando? Última sexta-feira do mês de abril.

 

5. Dia das Mães

O mês de maio chega e com ele vem uma das principais datas do comércio eletrônico: o Dia das Mães. Em 2017, o faturamento desse período foi de R$ 1,9 bilhão — representando uma alta de 16% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Ebit. Entre os produtos mais adquiridos estão os smartphones (13,40%), perfumes (4,40%), águas de colônia (4,17%), geladeiras e refrigeradores (3,19%) e vinhos (2,76%).

O Dia das Mães é uma data que serve de termômetro para as vendas no comércio eletrônico ao longo do ano. Quando o resultado está acima do esperado, isso mostra que o consumidor está mais confiante em relação à crise econômica. A possibilidade de realizar entregas rápidas, por exemplo, também atraiu aquele cliente que costumeiramente preferia comprar no varejo físico.

Quando? Domingo, 13 de maio.

 

6. Dia dos Namorados

Quando comparadas ao ano anterior, as vendas do comércio eletrônico no Dia dos Namorados cresceram 5,1% em 2017. O faturamento chegou a R$ 1,7 bilhão e foi encabeçado pela venda de smartphones (16,8%).

O ticket médio desse período foi de R$ 420. Livros (5,4%), relógios de pulso (5,1%), perfumes (4,8%) e tênis (3,2%) completaram a lista. Para agradar os casais, as ações de Dia dos Namorados podem envolver a compra de pares ou kits de produtos com desconto.

Quando? Terça-feira, 12 de junho.

 

7. Dia dos Pais

O próximo grande evento do calendário para o e-commerce é o Dia dos Pais. Em 2017, essa data movimentou R$ 1,94 bilhão, obtendo um crescimento de 8,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O ticket médio foi de R$ 462, 4,7% maior do que o registrado em 2016.

Como essa data envolve diversos segmentos, afinal, cada pai tem o seu estilo, você deve preparar a sua loja com os produtos mais buscados. Mais uma vez, de acordo com dados do Ebit, os smartphones lideraram os pedidos em 2017. Televisores, tênis, relógios de pulso e vinhos vieram na sequência entre os mais adquiridos.

Quando? Domingo, 12 de agosto.

 

8. Dia das Crianças

O Dia das Crianças se destaca como a próxima grande data do comércio eletrônico brasileiro. Em 2017, as estimativas apontaram para um crescimento superior a 15%, com mais de R$ 2 bilhões em vendas. Por mais que o dia seja delas, você deve voltar as suas ações de marketing para os pais — que são os responsáveis pelas compras dos presentes.

Quando? Sexta-feira, 12 de outubro.

 

9. Black Friday

Uma das datas mais esperadas do calendário do comércio eletrônico é a Black Friday. Um levantamento do Google aponta que o crescimento em 2017 pode ser entre 15% e 20%, superando a marca de R$ 2,2 bilhões em vendas. Como essa é uma data que já enfrentou muitos problemas, é bom que você fique atento.

Quando desembarcou no Brasil, a Black Friday foi jocosamente apelidada de “Black Fraude”, por causa da ação inescrupulosa de muitos varejistas que vendiam os produtos pela metade do dobro. O consumidor está mais atento, portanto, pratique descontos reais e ofereça promoções realmente vantajosas.

Quando? Última sexta-feira do mês de novembro.

 

10. Natal

O calendário para 2018 termina com o Natal, tradicional data para o varejo de modo geral. A expectativa das vendas para essa data é a melhor dos últimos 4 anos, pois somente agora o nosso país dá sinais de que está se recuperando da crise econômica.

Por causa da Black Friday, você deve planejar ações que incentivem as compras também no mês de dezembro. Reforce a logística do seu e-commerce para dar conta do volume de pedidos e capriche na comunicação, colocando a loja literalmente no espírito natalino.

Quando? Terça-feira, 25 de dezembro.

 

O calendário para o e-commerce deve ser planejado anualmente de modo estratégico, para que a sua loja on-line não perca as oportunidades de vender cada vez mais.

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