Cliques x Conversão: entenda por que você não deve focar sua estratégia digital em cliques

Você já deve ter lido ou ouvido o quanto é importante anunciar na web e manter estratégias consistentes e constantes em Marketing Digital, afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Então quanto mais anúncios e palavras-chave eu aderir mais cliques eu terei, logo, mais sucesso vou garantir em meus negócios, correto?

Errado, infelizmente o Marketing Digital não é constituído por essa matemática tão simples assim. De nada adianta milhares de cliques, se sua carteira de cliente não está crescendo.
Não estamos dizendo que cliques não são importantes, eles são! Mas não devem ser o seu foco principal, cliques são apenas o primeiro contato de um cliente em potencial com seu anúncio/site. Se sua campanha de Marketing Digital possui muitos cliques, porém não possui interações, tais como: o preenchimento de um formulário, o envio de um e-mail, uma ligação telefônica, você não está tendo retorno sobre o seu investimento. Sem essas interações você não sabe quão efetiva estão sendo suas ações de marketing. Sua empresa pode estar perdendo leads valiosos, com potencial de investimento e fidelização com a sua marca; por ausência de monitoramento e gestão do que acontece após o clique.

Para que isso não aconteça o seu foco inicial deve ser a conversão!
A conversão consiste em uma interação em seu site, seja por meio do envio de um formulário, de um e-mail, de um chat, de interação no carrinho de compras ou de uma ligação. Cada site ou loja virtual tem sua estrutura, e a conversão varia de acordo com as ações existentes em cada um.
Mas como posso fazer para ter certeza que minha campanha de Marketing Digital está direcionada para conversão?

A primeira impressão é a que fica:

Antes de você revisar suas estratégias de campanhas, você não pode se esquecer de avaliar se sua casa está em ordem. Como andam as atualizações do seu site?
Quando o cliente é direcionado ao seu site ele deve encontrar um site amigável, adaptado para todas dimensões de telas (smarthphones, tablets e desktop), com um design aderente a sua marca, rico em textos e imagens que deixem claro o que a sua empresa oferece e como pode ajudá-lo a suprir necessidades e desejos de seus potenciais clientes.
Lembre-se de sempre ter suas informações de contato visualmente fáceis de serem localizadas, a fim de evitar perder uma possível conversão porque o lead não conseguiu encontrar seu formulário de contato, telefone ou e-mail em seu site, não é mesmo?

Se coloque no lugar do cliente, como gostaria de ser atendido, quais tipos de sites e informações são essenciais para uma tomada de decisão?

Não adianta ter uma estratégia de campanha aderente se o seu site não fornece uma experiência positiva após o clique.

Entenda o perfil do seu consumidor e escolha as palavras-chave corretas:
É muito importante que você entenda o comportamento do consumidor que você atende para saber quais termos eles podem pesquisar nos buscadores (como Google, Yahoo, etc..) ao procurar seus produtos ou serviços. Para entender este perfil e otimizar resultados da sua campanha, você deve analisar as interações de seus potenciais consumidores para entender o que lhes interessa, como buscam e assim, refinar sua estratégia de campanha priorizando palavras-chave específicas e variações que atendem esta demanda latente. Em paralelo, observe o custo das palavras-chave que contemplam sua campanha, equilibre seu investimento de palavras específicas (relacionadas a seus produtos, serviços, geolocalização, etc.) com palavras amplas (relacionadas a seu mercado de atuação).

Quanto mais segmentada sua estratégia e mais seleto for o seu grupo de palavras-chave melhor será a qualidade dos leads. Não é aconselhável investir somente em palavras-chave amplas e caras, pois pouco convertem e são altamente competitivas no leilão dos buscadores com o Google. Ou mesmo trabalhar somente com palavras-chave muito específicas com pouquíssima busca, pois diminui muito a sua possibilidade de conversão, é essencial que haja um equilíbrio.

Tecnologia e inovação fazem a diferença:

Uma forma de garantir que você está trabalhando com palavras-chave que dão resultado, ou seja, Retorno sob Investimento (ROI) é trabalhar com ferramentas que otimizam com base em conversões. Hoje em dia existem empresas com ferramentas próprias que trabalham especificamente com isso.
É claro que você não pode deixar de avaliar os profissionais por trás da sua campanha, os feedbacks que você recebe com cada ajuste de campanha, possibilidades de melhoria, atendimento exclusivo, atenção única nas suas estratégias e posicionamentos mercadológicos e disponibilidade de tecnologia.

Essas características certamente são ingredientes fundamentais para atingir e tangibilizar resultados pertinentes ao seu negócio e mercado, entendendo e gerindo o seu ROI em Marketing Digital de forma prática e tecnológica!

Agora você entende por que o seu foco deve ser em conversões e não em cliques?

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