Como aproveitar a Black Friday para queimar o seu estoque

Como estão os seus preparativos para a Black Friday? Este importante evento do mercado está chegando e promete alavancar as vendas em curto prazo de forma bem expressiva. Porém, para ter bons resultados, é preciso se planejar e a data já está chegando!

Por isso, neste artigo, mostraremos o que você deve fazer para aproveitar melhor essa oportunidade e fazer boas vendas. Confira!

O que é a Black Friday?

Esse é um evento do mercado varejista que teve origem nos Estados Unidos. Ele acontece na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças, comemorado no país norte-americano. Essa data coincide com a última sexta-feira do mês de novembro.

O evento tem uma grande importância no cenário comercial, pois é o período em que os consumidores começam a se planejar para as compras de Natal. A ideia da Black Friday é que as empresas ofereçam descontos imperdíveis.

Em 2017, o evento ocorrerá no dia 24 de novembro e vários países aproveitarão a oportunidade. O primeiro ano da Black Friday no Brasil foi em 2010 e, desde então, os números só crescem.

No ano passado, o mercado brasileiro movimentou R$ 1,9 bilhão no evento. A expectativa é um crescimento de 20% nas vendas este ano.

Mas, então, como aproveitar essa oportunidade no seu negócio? É o que veremos a seguir, com dicas incríveis.

Como vender mais na Black Friday?

Crie uma lista de clientes

Como já dissemos, a Black Friday é um evento de grande oportunidade, tanto para os consumidores, que podem adquirir produtos com preços baixos, quanto para as empresas, que podem queimar o estoque e aumentar as vendas em um período curto. Então, a preparação e o planejamento das estratégias é fundamental.

Se você esperar até a data para ir atrás dos clientes, pode ser que eles já tenham sido fisgados pelos concorrentes. Por isso, é importante que você comece esse trabalho antes.

Uma dica é criar uma lista de contatos, possíveis clientes, e fazer uma boa nutrição. A ideia é preparar essas pessoas para as compras com antecedência.

Ofereça descontos reais e realmente incríveis

Uma das principais queixas dos consumidores nesse evento é uma prática adotada por algumas empresas, infelizmente. Elas aumentam os preços antes da data e retornam com o valor original depois, como se fosse o desconto. Também é vista a prática de divulgar um desconto percentual que não é real.

Essas ações são muito perigosas e não devem ser seguidas. Empresas que agem dessa forma tentam enganar o público e podem ter sérios danos à imagem da marca.

Além disso, existem sites que monitoram os preços durante todo o ano, então eles identificam quem adota tais práticas e divulgam.

Por isso, ofereça realmente descontos reais e que chamem a atenção dos consumidores.

Dê descontos exclusivos para seus clientes antigos

Os seus clientes antigos devem receber uma atenção especial nesse momento. É uma forma de agradecer pela parceria e preferência no momento da compra.

Por isso, ofereça descontos exclusivos para esses clientes já conhecidos e antigos. Você pode, além dessa diferenciação, ofertar os itens com antecedência, mas lembre-se que isso deve ser uma exclusividade.

Trabalhe campanhas segmentadas de e-mail marketing

Se você seguiu a nossa primeira dica, já planejou criar uma boa lista de e-mails. Agora, é bem interessante que se faça uma nutrição desses potenciais consumidores.

Crie um planejamento de e-mails e vá gerando expectativa no público antes de chegar a data. Você pode segmentar os seus contatos de acordo com algumas características que sejam relevantes ou segmentar as campanhas. Assim, você pode fazer uma mensuração dos resultados para identificar as melhores práticas.

O intuito aqui é fazer com que, ao chegar o dia da Black Friday, todos os seus contatos estejam ansiosos pelos descontos.

Faça anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados são ótimas estratégias para buscar mais clientes. Você pode usar a plataforma do Google, o Adwords. Dessa forma, seus anúncios podem aparecer nos primeiros lugares das pesquisas no buscador.

As redes sociais também permitem esse investimento. O Facebook Ads é uma opção para usar a maior rede social do mundo para impulsionar as campanhas.

Um ponto interessante é que você pode direcionar os anúncios para o seu público-alvo, aumentando a eficiência das ações e otimizando seus investimentos.

Cuide do atendimento

Durante a Black Friday é esperado que o tráfego em sua loja virtual ou a presença de clientes na sua loja física aumente consideravelmente. Esse maior fluxo gera um volume de trabalho maior e a necessidade de manter um bom atendimento.

É importante ter essa preocupação para não perder vendas. Pense no aumento que você espera para o período e analise se a sua estrutura de colaboradores é capaz de suportar.

Invista em ações pré e pós Black Friday

Algumas empresas entram no clima da Black Friday antes mesmo da última sexta-feira de novembro e podem até estender o prazo. A Netshoes, por exemplo, oferece a Black November, com descontos durante todo o mês.

Essa possibilidade é interessante, mas você deve guardar o melhor para a data oficial. A maioria das lojas aproveitará essa oportunidade e os clientes sabem disso. Então, mesmo que você disponibilize descontos antes, eles podem aguardar o dia certo para certificar que farão boas compras.

Planeje o seu estoque

Por fim, não podemos nos esquecer do estoque. Esse ponto é muito importante e deve entrar no planejamento do evento. Negligenciar isso pode fazer com que você perca muitas vendas.

Trata-se de uma oportunidade para liquidar os itens que não tiveram boa saída. Faça uma análise do seu estoque e defina quais os produtos entrarão em desconto, se serão todos ou alguns específicos.

Como vimos em nosso artigo, a Black Friday é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas. Tenha muita atenção com todos os pontos que listamos e crie um planejamento para o evento. Se tudo for feito de forma inteligente, as vendas podem aumentar consideravelmente e você pode atrair novos clientes para todo o próximo ano.

Gostou do nosso conteúdo sobre a Black Friday? Conhece outras dicas para queimar o estoque? Então, deixe seu comentário no post e participe dessa discussão.

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