Como aumentar as vendas e reduzir custos em 3 passos

Como aumentar as vendas e reduzir custos em 3 passos
Originalmente publicado por ReachLocal Brasil, em 18 de outubro de 2016.

 

Você não precisa se endividar ou comprometer a qualidade de seus serviços para reduzir seus gastos. Existem maneiras inteligentes de poupar seu orçamento, aumentar as vendas e elevar a percepção de qualidade de seus clientes sobre sua empresa.

Descubra 3 maneiras de reduzir os custos de seu negócio enquanto aumenta sua cartela de clientes.

 

1 – Invista na fidelização e encantamento de seus clientes

Segundo um estudo da Bain Company, a aquisição de novos clientes pode custar 6 a 7 vezes mais do que manter um cliente já existente. Mesmo com essa realidade, diversas empresas dedicam a maior parte de seu orçamento com estratégias de aquisição e negligenciam os benefícios da retenção.

Muitos empreendedores idealizam que o entregar um produto de qualidade por um preço acessível já é o suficiente para fidelizar o cliente. Contudo, o consumidor não busca apenas qualidade e preço, mas sim uma experiência completa de compra e relacionamento com a marca, que se inicia no momento em que ele entra no estabelecimento ou site e se estende ao pós-venda. Todas as etapas desse processo serão analisadas para compor a experiência do cliente.

Um atendimento ruim ou um ambiente inadequado já são suficientes para que o cliente nunca mais compre de sua empresa, mesmo que o produto ou serviço oferecido seja bom. Além disso, é provável que essa experiência ruim seja compartilhada com o seu círculo social, prejudicando a imagem de sua empresa como um todo.

Por isso, invista na contratação de vendedores e atendentes capacitados, treinando-os para que o atendimento ao cliente seja sempre realizado com excelência e de maneira natural, evitando textos decorados. Utilize ferramentas de Call Tracking para avaliar a qualidade do atendimento telefônico e bonifique os profissionais com melhores desempenhos. Faça promoções, sorteios e distribua brindes para fortalecer a conexão do cliente com a marca.

Como atualmente grande parte dos consumidores buscam referências na internet sobre os produtos e serviços que possuem interesse em adquirir, estar presente no ambiente online é fundamental para qualquer empresa, independente do ramo de atuação ou porte. Existe uma enorme gama de possibilidades e oportunidades para fidelização, relacionamento e engajamento de clientes no ambiente digital, busque tirar o máximo proveito disso.

O resultado final desses esforços resulta em clientes fiéis, que além de comprarem sempre com a sua empresa, a indicarão para amigos e familiares, fazendo marketing gratuito para sua empresa e elevando sua cartela de clientes.

 

2 – Cuide sua relação com os fornecedores

Existe uma regra máxima entre muitos empreendedores de que realizar uma cotação com três fornecedores e escolher o mais barato é o suficiente. Porém, existe uma tendência de que a simpatia de um determinado fornecedor gere uma preferência natural e isso cause certa acomodação e influencie nos negócios.

Para quebrar essa acomodação, faça um rodízio entre os funcionários responsáveis por realizar os orçamentos. Sempre realize cotações com o maior número possível de fornecedores e busque sempre negociar melhores preços mesmo com o fornecedor mais barato.

Esse relacionamento influenciará diretamente nos preços dos produtos e poucas coisas são tão atrativas aos consumidores quanto à chance de economizar.

 

3 – Invista em marketing de baixo custo

Estratégias de marketing tradicionais costumam ser mais caras que as digitais e muitas vezes entregam um resultado inferior. A maneira eficiente de reduzir gastos e aumentar suas vendas simultaneamente é investir em marketing digital.

Existem diversas ferramentas e maneiras diferentes de garantir que sua empresa esteja presente na internet por um custo baixo. Você pode investir em um website, anúncios em buscadores como o Google e Bing, aplicativos para smartphones, entre outras ferramentas.

Outra vantagem em anunciar online, é a possibilidade de segmentar o seu público para que seu anúncios sejam exibidos apenas para as pessoas com mais propensão a comprar seu produto.

Você pode segmentar seus anúncios por local, horário, interesse, gênero, entre diversas opções, assim seus esforços em marketing geram muito mais conversões em clientes do que outros métodos de marketing e por um preço mais em conta.

Você pode reduzir ainda mais os seus custos com marketing utilizando alternativas com custo zero, como as redes sociais, concursos culturais e promoções. Invista nessas campanhas, liberando sua criatividade e envolvendo o cliente na divulgação do produto. No entanto, por mais que seja gratuito, a campanha deve ser cancelada se não gerar resultados, economizando o tempo dos profissionais da empresa e redirecionando seus gastos.

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