Como escolher os canais de comunicação adequados?

Qual empreendedor não deseja desenvolver o seu negócio, conquistar mais clientes e expandir a participação no mercado? Esses desejos são comuns entre empresários de forma geral, não importa o nicho do mercado ou tamanho da organização. Para isso acontecer, escolher bem os canais de comunicação com o público é fundamental!

Uma marca que não cria as condições para que os clientes possam tirar as suas dúvidas e dar sugestões, investindo em um bom relacionamento com eles, não consegue atingir os objetivos traçados.

Por isso, para ajudar você a entender quais são os canais mais adequados e que podem trazer bons resultados para a sua empresa, criamos este conteúdo. Boa leitura!

Faça uma boa pesquisa com o seu público-alvo

O primeiro passo para definir quais serão os canais de comunicação disponibilizados pela empresa é entender quem é o público-alvo e quais são suas preferências. Isso é fundamental para a estratégia de comunicação, pois não adianta oferecer um canal que não é utilizado frequentemente pelos seus potenciais clientes.

Os costumes, a cultura e até mesmo a linguagem são fatores importantes para entender:

  • onde seu público-alvo busca informações;
  • qual a frequência com que faz isso;
  • quais as principais necessidades dele.

Conheça os principais canais de comunicação

Confira abaixo uma lista com os meios de comunicação mais eficientes.

Ligações telefônicas

Um dos canais de comunicação mais tradicionais e utilizados pelas empresas ainda é a ligação telefônica. Quando um consumidor busca por determinado produto ou serviço na internet, ele costuma procurar pelo número de telefone disponibilizado. Dessa forma, pode fazer um contato rápido com um representante, resolvendo sua dúvida de forma prática.

Em contrapartida, não encontrar essa via de contato disponível pode despertar uma certa insegurança no usuário. Afinal, além de ser um canal de comunicação direto, o telefone é uma prova de que aquela empresa realmente existe e possui uma sede fixa.

E-mail

O e-mail também é uma excelente opção de comunicação. O relacionamento com o cliente pode ser bem preservado e alimentado com o envio de mensagens certeiras.

A prática do e-mail marketing, por exemplo, é uma das estratégias que apresentam a maior taxa de conversão. Enviar conteúdos para o cliente que compartilhem conhecimento e ajudem nas dores e necessidades dele não apenas o aproxima, como também pode torná-lo promotor da marca. Assim, ele divulga os produtos e serviços, de forma orgânica e com alta credibilidade, já que não é alguém vinculado à empresa.

Então, crie um e-mail para que o público possa entrar em contato. Na verdade, é interessante ter mais de um, separando os endereços por assunto, como:

  • financeiro;
  • contato;
  • orçamento ou o que for mais conveniente.

Lembre-se que é fundamental responder todas as mensagens de forma rápida, para não deixar os contatos esperando e com a impressão de que não tiveram seus e-mails lidos.

Chat on-line

Muitas empresas encontraram no chat on-line uma ótima opção de atendimento virtual rápido e eficiente. É muito prático para o cliente entrar no site de uma empresa e tirar suas dúvidas imediatamente usando esse recurso.

Hoje, essa opção é um dos principais canais de comunicação em sites corporativos, exatamente pela praticidade e agilidade que oferece. Para lidar com um público cada vez mais exigente, que necessita de informações rápidas e precisas, o chat on-line ajuda bastante.

É interessante que você mantenha uma boa disponibilidade no chat, com pessoas bem treinadas para atender às chamadas. Além disso, deixe claro o horário de atendimento ao público.

Chatbot

O chatbot é uma das tendências do mercado. A automatização do atendimento pode gerar uma boa experiência para o cliente e, ao mesmo tempo, reduzir os esforços da equipe de atendimento, que pode ter sua atenção direcionada para ações mais estratégicas.

Além desses aspectos positivos, a grande vantagem do chatbot está na possibilidade de utilizar a inteligência artificial para criar conexões interessantes. As dúvidas mais comuns  que poderiam consumir muito tempo de atendimento humano  são solucionadas de forma automatizada, mantendo uma boa experiência.

Aplicativos de mensagens

Outra boa opção entre os canais de comunicação são os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Utilizando-os, a marca consegue enviar mensagens rapidamente, disparando cada uma de forma individual ou simultânea, para um grupo de consumidores.

Podem ser direcionadas mensagens promocionais, sobre novidades e lançamentos de produtos ou dicas práticas, que vão manter próximo o relacionamento com o cliente.

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas de muito poder para qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. As plataformas não são somente uma forma de divulgação, mas também podem servir como canal de contato.

Ao fazer uma postagem  com uma imagem, texto ou vídeo interessante  um cliente em potencial pode se identificar com a publicação e começar uma conversa. A partir disso, surge a possibilidade de estreitar o relacionamento e apresentar os produtos ou serviços da empresa.

Além disso, as plataformas dispõem de formas de contato direito e particular  como o Messenger do Facebook. Essa pode ser uma forma de o público conhecer a empresa pelas postagens e entrar em contato com um representante, de forma rápida e bem simples.

SMS

Não podemos nos esquecer do SMS, ou Short Message Service. Ainda que os aplicativos de mensagens tenham reduzido bastante o uso desse recurso, ele ainda é uma boa opção como canal de comunicação para as empresas.

Você pode, por exemplo, enviar o andamento do pedido, com mensagens em cada estágio, como:

  • pedido recebido;
  • pagamento aprovado;
  • processo de embalagem;
  • despacho;
  • produto entregue.

Esse acompanhamento aumenta o grau de confiabilidade do consumidor e pode ser usado como um diferencial competitivo para a marca.

Como vimos em nosso artigo, qualquer empresa deve sempre se preocupar em estar próxima ao seu público-alvo. Para isso, abrir diferentes canais de comunicação é primordial.

Listamos algumas das principais opções existentes no mercado, mas devemos salientar que é muito importante que você analise o seu público quanto às preferências e necessidades dele.

É provável que os seus consumidores utilizem mais um canal de comunicação do que outro. As próprias redes sociais são exemplos disso. Por isso, faça uma pesquisa aprofundada e mostre que a sua empresa se preocupa com o relacionamento!

Agora que você já sabe como escolher os canais de comunicação para a sua empresa, confira o nosso conteúdo com a explicação do que é a persona e como criar essa definição para o seu negócio!

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