Como fazer um bom planejamento de mídias sociais? Saiba mais!

A comunidade online faz com que as pessoas estejam cada vez mais conectadas. Dentre tantas mídias sociais existentes (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest, Twitter), dificilmente encontramos uma pessoa que não esteja presente em pelo menos uma delas. Dessa maneira, é essencial que a sua marca também esteja no ambiente online. Então, questionamos: você sabe fazer um planejamento de mídias sociais?

O gerencialmente das mídias sociais é uma tendência que está sendo cada vez mais seguida pelas empresas. Contudo, é necessário estudar um conjunto de estratégias do marketing digital para que as suas campanhas tenham sucesso. Caso contrário, você não conseguirá potencializar os resultados da sua página e correrá o risco de não saber explorar as ferramentas corretas.

Os recursos oferecidos pelas mídias sociais são muito valiosos e fazem com que as empresas aprimorem a comunicação com o seu público, criem engajamento e aumentem a relevância da sua marca. Por isso, de nada vai adiantar apenas ter um perfil em uma rede social, é necessário saber gerenciá-lo da melhor maneira.

Neste post você vai conferir como fazer um bom planejamento de mídias sociais para que a sua empresa tenha destaque no ambiente online. Venha conosco!

Escolha os canais: descubra onde o seu público está

O primeiro passo para ter eficácia nas mídias sociais é escolher o canal que a sua empresa vai trabalhar. Isso porque a sua empresa não precisa estar presente em todas as mídias sociais: você pode escolher algumas opções ou focar em apenas um ou dois canais.

Mas, é essencial que ela esteja presente onde o seu público está. Somente assim você consegue ter uma taxa de conversão melhor. Então, faça um estudo de mídia para identificar em quais mídias sociais o seu público está interagindo.

Conheça o seu público: defina as personas

Persona é uma personagem fictícia que representa o seu comprador ideal. Para que você entenda a diferença, público-alvo é:

  • mulheres;
  • acima de 50 anos;
  • residentes em São Paulo.

Já a persona é:

  • Maria;
  • 32 anos;
  • casada e com 2 filhos;
  • trabalha com marketing digital;
  • gosta de se manter atualizada sobre sua carreira;
  • tem o objetivo de crescer dentro de sua empresa.

Somente a partir do momento em que você conhece os sonhos, medos, anseios, dificuldades e problemas da sua persona é que você pode oferecer soluções por meio do marketing de conteúdo.

Um grande erro de muitas marcas é divulgar apenas os seus produtos e serviços nas mídias sociais. Você precisa criar maneiras de encantar a sua persona por meio de conteúdos exclusivos e de qualidade. Dessa forma, ela pode se tornar um lead e, posteriormente, um cliente.

Seja objetivo: defina de metas

Você precisa ter em mente quais são os objetivos de sua marca para estar presente nas mídias sociais. Confira algumas ideias:

  • vender mais;
  • atrair tráfego;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • melhorar o posicionamento da empresa nos mecanismos de busca.

Somente com a definição dos objetivos você conseguirá encontrar o KPI (key performance indicators – indicador chave de performance) e saber se as suas estratégias estão sendo efetivas ou se é necessário mudar algum processo.

Não erre no planejamento: faça um plano de ação

Para que as suas estratégias saiam do papel, crie um plano de ação:

  • pesquisar as mídias sociais que o meu público está presente;
  • fazer um estudo de mercado para analisar a concorrência;
  • definir as personas;
  • criar a página na mídia social;
  • fechar parceria com um designer para fazer as peças gráficas e caprichar na identidade visual;
  • criar um cronograma de conteúdo a ser postado;
  • definir quem produzirá o conteúdo;
  • escolher um analista para fazer a revisão de todas as postagens;
  • definir quem responderá as mensagens na página e interagirá nos comentários;
  • definir o orçamento para postagens impulsionadas;
  • agendar uma reunião com a equipe para a mensuração de resultados.

Um detalhe importante que você pode perceber foi com relação às definições de funções e atribuições. Você precisa ter uma equipe competente para gerenciar as suas mídias sociais.

Por isso muitas empresas acabam terceirizando esse serviço, para que a sua equipe interna continue focando nos resultados enquanto a equipe da agência (experiente) busque resultados de maneira mais rápida e sem interferir no fluxo de atividades rotineiras da empresa. Tudo isso, é claro, em conjunto com a equipe interna.

Saiba como falar: defina a linha de comunicação

De acordo com o estudo das personas, identifique a linguagem mais adequada para conduzir as suas campanhas: formal ou informal. Também é necessário definir a periodicidade que os conteúdos serão publicados nas mídias sociais, por exemplo:

  • 1 vez ao dia;
  • 2 vezes ao dia;
  • 5 vezes na semana;
  • 4 vezes na semana;
  • 3 vezes na semana.

Mas atenção! De nada vai adiantar fazer publicações diárias se o seu conteúdo não for atrativo! Lembre-se de que o conteúdo postado é o que reflete a sua experiência no assunto, postura e personalidade de sua marca.

Outro aspecto importante é definir um tempo máximo para a empresa responder as mensagens e interagir nos comentários. Jamais deixe as pessoas sem respostas!

Cuidado com as métricas da vaidade: saiba mensurar os resultados

Para identificar se você está atingindo os seus objetivos, é preciso mensurar os resultados. Um constante erro das organizações é querer mensurar os resultados pelas métricas da vaidade, ou seja, aquelas que são numéricas mas não apresentam valor real:

  • número de curtidas na página;
  • números de likes nas postagens;
  • número de seguidores.

O que você precisa mensurar é:

  • retorno sobre o investimento (ROI);
  • número de conversões;
  • aumento do tráfego, leads e vendas.

O mais importante de sua empresa estar presente nas mídias sociais é saber fazer a mensuração de resultados com a sua equipe: conversem sobre o que deu certo, o que deu errado e o que poderia ser melhorado. Assim, há parâmetro para que a sua marca apenas cresça.

Fazer um bom planejamento de mídias sociais é uma atividade que exige muito planejamento estratégico. Mas, o principal é sempre rever as estratégias e refazer o planejamento de acordo com o sucesso (ou não) das ações adotadas no mês que passou. Além disso, é imprescindível estar em constante atualização. Isso porque na área digital as ações são mutáveis e as novidades surgem a todo tempo.

Com este post você conferiu algumas dicas para realizar um excelente planejamento de mídias sociais para fazer a sua marca se destacar da concorrência. Agora, que tal aprender um pouco mais sobre as estratégias SEO (otimização para mecanismos de busca), SEM (marketing para ferramentas de busca) e SMM (marketing de mídias sociais)? Boa leitura!

 

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