Como funciona a captação de alunos pela internet?

O processo de captação de alunos pela internet é indispensável para as instituições de ensino que desejam se manter competitivas no mercado. Redes sociais, sites ou mesmo plataformas podem ser meios de contato com os futuros alunos, ambientes cada vez mais destacados entre os jovens e de uso rotineiro por muitos.

Dessa forma, para que todas as estratégias de marketing digital garantam o retorno efetivo para as instituições, é importante saber como estruturar ações e implementar um planejamento efetivo. Para facilitar, separamos 6 dicas valiosas para aumentar a sua geração de oportunidades. Vamos lá!

Conheça a persona da instituição de ensino

Antes de começar, você sabe quais pessoas deseja alcançar? A persona é o perfil de um comprador com as características que representam um cliente ideal. Por isso, baseado em dados reais, além dos dados demográficos como idade, escolaridade, sexo e renda, você pode definir um nome, comportamentos, desafios e objetivos que a persona enfrenta no seu dia a dia. Assim, com todas essas informações, fica mais simples a instituição de ensino entender quem são e como se aproximar dos seus potenciais clientes.

Conhecer a persona é o primeiro caminho para facilitar a comunicação com o seu público. Afinal, é muito mais simples se aproximar de uma pessoa do que de um grande grupo! Ou seja, quando o objetivo é o de captação de leads, este personagem funciona como um guia na definição das estratégias do marketing educacional, garantindo que as pessoas certas serão alcançadas.

6 dicas para a captação de alunos na internet

1. Desenvolva estratégias de marketing digital

O marketing, hoje, deve ser planejado de maneira diferente se comparado com modelos de anos passados. Apesar de investimentos em ações offline ainda serem aplicáveis, como banners, outdoors e flyers por exemplo, é preciso pensar em estratégias de marketing digital associadas. Isso porque, com o aumento da concorrência no mercado educacional, é fundamental realizar campanhas de captação nos canais digitais para alcançar resultados eficazes e mensuráveis na captação de alunos e receber resultados concretos. além de se destacar entre os concorrentes.

Uma pesquisa feita pela EduTrends mostrou que 81,3% das instituições de ensino investem em marketing digital, e que o ROI por meio deste canal é de 82,4%. Ou seja, não ter uma estratégia online significa aceitar ficar atrás da concorrência. Por isso, conheça sua persona, entenda quais são as etapas da jornada de compra que ela percorre e planeje e execute ações que aumentem a sua captação de leads.

2. Mantenha seu site atualizado

Imagine um potencial cliente que chega no seu site e não consegue entendê-lo, que tem dificuldades em navegar por ele ou que não encontra a informação buscada. Muito provável que ele desista, abandone sua página e procure outros lugares, concorda?

O site é a vitrine digital da sua instituição de ensino. Garantir que ele tenha um design agradável, com páginas otimizadas e com conteúdos relevantes permite que os visitantes conheçam e obtenham todas as informações que buscam.

Por isso, trabalhe para mantê-lo atualizado e otimizado sempre, dessa forma você garante que o potencial aluno navegue mais, por mais tempo, ganhe confiança na instituição de ensino e aumente a probabilidade de fechar negócio.

3. Tenha conteúdos relevantes

Quando alguém tem uma dúvida, qual a primeira coisa que ela faz? Uma busca na internet. Sendo assim, a melhor maneira de conquistar a confiança de novos alunos e manter a credibilidade com os atuais, é fornecendo conteúdos relevantes. Se sua instituição se mostra sempre presente, entregando as respostas às dúvidas da sua persona, com certeza ela conquistará maior credibilidade nos canais digitais.

Por isso, por mais tentador que seja divulgar apenas informações dos curso, lembre-se que o usuário tem outras dúvidas antes de decidir comprar. Tenha em seu site um blog com informações que sanem os desafios na hora de escolher o curso ideal, por exemplo. Esses conteúdos do topo do funil da jornada de compra aproximam e aumentam a confiança do seu público, facilitando a captação de alunos.

4. Use as redes sociais e invista em mídia

De acordo com os dados do relatório do We Are Social, o brasileiro passa em média três horas e meia por dia navegando nas redes sociais. Então nem precisamos explicar muito, certo? Usar as redes sociais para a captação de alunos é indispensável. Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são as redes mais utilizadas.

Mas, atenção! Não é porque existem muitos canais que sua instituição necessariamente precisa estar presente em todos. Como você definiu a sua persona e sabe qual o comportamento dela, entenda quais são as redes sociais que ela mais utiliza. A partir dessas informações, você pode estruturar campanhas, fazer investimentos em mídia paga e aumentar o público alcançado.

5. Use e-mail marketing

Quando um potencial aluno se interessa por assuntos que o blog está oferecendo e está disposto a manter uma comunicação, é preciso criar uma estratégia de relacionamento. Como exemplo, campanhas de e-mail marketing são excelentes para manter seu público engajado, acompanhar o comportamento dos usuários e entender ainda mais o interesse de cada um.

Isso porque o uso do e-mail marketing permite versatilidade na comunicação. Sua instituição de ensino pode enviar desde newsletter para alunos atuais e novidades para alunos potenciais, até oferecer ofertas e promoções. Sempre lembrando de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento ideal.

6. Utilize ferramentas de automação

Quando a sua instituição de ensino começar a captar mais alunos, precisará de ferramentas para auxiliar na gestão desta base de contatos.

Com certeza você não quer fazer campanhas aleatórias, entregando qualquer tipo de conteúdo para qualquer pessoa. Isso só prejudicaria a imagem da sua instituição e não traria o resultado de captação de alunos esperado. Dessa forma, é importante investir em uma ferramenta de automação que permita maior organização da sua base de contatos, assim como colocar em prática as estratégias de marketing digital desenhadas, analisar e otimizar suas campanhas. Além de facilitar o trabalho, você tem a possibilidade de coletar dados para construir uma base de conhecimento sobre o que funciona ou não e replicar sempre as melhores ações.

Concluindo, a captação de alunos por meio do marketing digital é essencial para as instituições de ensino que desejam se manter competitivas no mercado. Saber quem são suas personas, estruturar a estratégia de marketing digital – como otimizar o site, criar campanhas em redes sociais – e manter a comunicação por e-mail marketing simplifica o processo de geração de oportunidades de vendas. Então, para não perder nenhuma novidade, siga-nos no Faceboook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube e fique por dentro das melhores estratégias do mundo digital!