Como o desempenho do seu website pode influenciar o seu negócio.

Estrutura, responsividade e eficiência. Esses três fatores são primordiais quando o assunto é a elaboração do website de uma empresa, independente se a finalidade da página é informar, produzir conteúdo ou comercializar produtos na rede.

Velocidade é primordial!

O Google já anunciou que em breve vai adicionar um recurso ao Google Chrome que alerta o usuário quando um site possui histórico de carregamento lento. Investir em um servidor de qualidade para sua página, com rápido carregamento e livre de falhas, é essencial para atrair maior tráfego à sua página.

O usuário de internet é cada vez mais impaciente, e sites com que demoram para carregar tiram o foco e causam súbito desinteresse pelo que buscava ali. Ele quer tudo agora, em uma velocidade quase que imperceptível. Segundo pesquisa realizada pela Aberdeen Group, 1 em cada 4 pessoas abandonam o site em até 4 segundos de carregamento. Além disso, o atraso de um segundo reduz a taxa de conversão da página em até 7%.

O caso da campanha eleitoral de Barack Obama.

No que diz respeito aos negócios financeiros, a velocidade e carregamento é ainda mais importante. Afinal, tempo é dinheiro. Como exemplo de como a velocidade influencia diretamente no rendimento de um negócio, podemos citar a campanha de arrecadação de fundos do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nas Eleições de 2011.

O site Obama for America reduziu 3 segundos de carregamento de suas páginas e isso resultou em um aumento de 14% na conversão de doações. Esse número teve um impacto de US$34 milhões a mais arrecadados. Se em uma campanha de arrecadação de fundos a redução do tempo de carregamento foi capaz de aumentar a receita significativamente, para o varejo eletrônico esse fator é ainda mais importante.

Mais eficiência, mais consumidores, mais conversões!

A experiência do consumidor começa já quando ele busca o conteúdo. Para ter um bom posicionamento nas ferramentas de busca, é necessário que o site possua um alto desempenho, e isso inclui ser responsivo, informativo e, claro, carregar rapidamente.

Depois disso, o seu cliente também faz sua própria avaliação da experiência no site. 46% dos usuários não voltam a visitar websites com baixo desempenho. Enquanto isso, segundo pesquisa da Forrester, 88% dos usuários escolhem sites que ofereçam uma experiência de desempenho satisfatório.

Por isso, é necessário ser criterioso ao escolher o servidor de hospedagem da sua página. Com um site rápido, seguro e bem estruturado, você conquista o cliente e um bom posicionamento nas ferramentas de pesquisa.

Responsividade para diversos dispositivos e informações bem distribuídas fazem a diferença!

Velocidade é importante mas não é o único fator importante para classificar o desempenho do seu site. Para proporcionar a melhor experiência de navegação ao consumidor e satisfazer aos critérios do Google, a distribuição de informações deve ser bem estruturada, oferecendo os produtos e serviços no tempo certo.

O desempenho e a responsividade são os principais fatores de conversão. Hoje em dia é inviável que seu website não tenha uma adaptação eficiente para dispositivos mobile. Afinal, segundo pesquisa da Search Engine Watch, 60% dos usuários usam exclusivamente dispositivos móveis para tomar decisões rápidas de compra online.

Um exemplo interessante de website estruturado de forma responsável é o do auto center TK Pneus, um revendedor oficial dos produtos Bridgestone. O site distribui informações de forma estratégica, possui ferramentas para facilitar a navegação e entrega de informações para seu cliente, carrega instantaneamente e ainda é responsivo tanto para desktop, quanto para mobile.

Que tal fazer também um site assim para sua empresa?

E você, quer saber como criamos soluções digitais com criatividade e tecnologia para seu negócio? Clique aqui, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos e serviços!