Como obter resultados com Marketing Digital no setor automotivo?

Nos últimos anos, o consumidor mudou sua forma de comprar, e o marketing digital tem se tornado cada vez mais relevante para alcançá-lo onde ele se encontra. Mas a obtenção de resultados expressivos nesse novo contexto depende de estratégias eficazes e específicas. Será que a sua empresa sabe utilizar o ambiente virtual para se destacar no setor automotivo?

Para ter sucesso no mercado, não basta ser visto: toda ação precisa convergir para a realização de bons negócios. Portanto, é importante garantir que suas iniciativas de marketing consigam efetivamente se transformar em resultados de vendas.

Quer entender de vez como fazer isso? No post de hoje, abordaremos as melhores práticas e estratégias de marketing digital para o setor automotivo para ajudar você a converter visitas em faturamento real. Acompanhe!

A importância do marketing digital para o setor automotivo

Até pouco tempo atrás, o processo de compra começava quando, após o consumidor identificar uma necessidade, ele se dirigia a um ponto de venda do produto desejado. Lá, o vendedor era sua principal fonte para conhecer as vantagens de uma mercadoria e por que ela deveria ser escolhida, em detrimento das opções concorrentes.

Hoje, a situação é completamente diferente. Entre 2013 e 2016, o número de visitas a concessionárias para a realização de compras caiu de 4 para 2 pessoas. Nosentido inverso, o marketing digital ganhou espaço: 93% dos processos de compra  começam com uma busca online.

Isso significa que, quando o cliente chega à loja física (se é que ele realmente chega), ele provavelmente já passou pelas seguintes etapas:

  • pesquisou os produtos que atendem a seu interesse;
  • comparou as diversas opções existentes no mercado;
  • sabe quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos produtos pesquisados;
  • está com sua decisão de compra, praticamente, formada e falta apenas encontrar as melhores condições para aquisição do produto.

Como já deu pra perceber, quando o consumidor chega a uma loja, um fato é nítido: ele já possui praticamente todas as informações que precisa para tomar uma decisão!

Melhores práticas de marketing digital para o setor automotivo

Se é a informação que traz o cliente até a sua loja, qual é a opção mais eficiente para interferir nesse processo e trazê-lo à sua mesa de negociações? Para começar, vamos entender como o marketing digital é importante para conseguir esse resultado:

Entenda o processo de compra

Um estudo americano revelou qual é o atual processo de compras de um consumidor automotivo. Ele mostra que essa jornada dura entre 5 e 12 semanas e passa pelas seguintes etapas, de acordo com as semanas que antecedem a compra:

  • 4 – 12 semanas: formulação de uma lista com muitos veículos, de diferentes marcas;
  • 4 – 7 semanas: o consumidor pesquisou e restringiu bastante a lista, priorizando os que atendem melhor a suas necessidades;
  • 2 – 4 semanas: test-drive, visita a lojas e concessionárias;
  • 1 – 3 semanas: decisão de compra.

Portanto, de um período total de 3 meses, o consumidor pode passar entre 60 e 75 dias apenas buscando e comparando informações. Nesse tempo, o marketing digital é fundamental e um fator importantíssimo para a decisão.

Ofereça a informação que o cliente precisa

Se é a informação que dirige o processo de compra, lançar banners na internet ou nas redes sociais com suas ofertas não é o método mais eficaz para fisgar o consumidor. Aliás, estudos mostram que as pessoas estão cada vez menos sensíveis a esse tipo de apelo e ignoram esse tipo de propaganda.

Fazer propaganda bonitinha é muito mais fácil, mas não traz resultados, mesmo quando uma empresa paga para que sua exibição aconteça. Estatísticas mostram que 94% dos links em que as pessoas clicam não são pagos e, sim, orgânicos.

Isso mostra que as pessoas clicam em um link porque se interessam pelo assunto que ele aborda, porque atende às suas necessidades. Portanto, a melhor forma de atrair os usuários para o seu site é oferecer o que seu público precisa: informação.

Torne-se referência

Você se lembra quando bastava a palavra do vendedor para que o cliente se convencesse a adquirir um produto ou serviço? Isso mudou! Atualmente, esse papel de grande especialista, conselheiro e referência foi definitivamente conquistado pela internet. Portanto, o primeiro passo para que uma empresa se destaque é fazer esse papel no espaço virtual — e para isso, vai precisar produzir conteúdo.

No setor automotivo, isso significa falar de tudo o que interessa para o seu consumidor: novas tecnologias que estão surgindo e sua importância para a performance do veículo, cuidados com a manutenção e comparação entre as opções existentes no mercado. Ou seja, um blog de qualidade aborda tudo que o cliente antes perguntava pessoalmente e, hoje, questiona em mecanismos de busca.

Quando a empresa faz de seu blog uma referência no assunto, ela se torna a fonte à qual o consumidor recorre sempre que precisa pesquisar sobre carros. Ela adquire não só visitantes, mas fãs que reconhecem sua credibilidade.

Mas, para que seu blog seja uma ferramenta para aumentar a credibilidade da empresa, não deixe de tomar os seguintes cuidados:

Atualize-o sempre

Quando uma empresa bloga pelo menos duas vezes por mês, ela gera 70% mais leads que aquelas que alimentam um blog esporadicamente. O consumidor entende que ela está antenada no mercado.

Além disso, ao realizar de 6 a 8 postagens por mês, uma empresa pode ter o dobro de leads gerados em relação àquelas que postam de 3 a 5 vezes no mesmo período.

Tenha muitas páginas

Além da qualidade, a quantidade é muito importante. Ela mostra que a empresa tem um conhecimento mais amplo, o que contribui para a construção da credibilidade. Sites com 51 a 100 páginas têm tráfego 48% maior que websites com 1 a 50 páginas.

Apenas o fato de aumentar o número de posts para uma quantidade entre 21 a 50 é o suficiente para gerar um crescimento de 45% no número de acessos, em relação ao período que o blog tinha entre 11 e 20 posts.

Otimize seu site

Muitos empresários pensam: “ok, estou produzindo um conteúdo interessante, de acordo com as necessidades dos meus clientes, mas eles não chegam à minha página. Marketing digitalsimplesmente não funciona”.

A qualidade do conteúdo é fundamental para o sucesso de um site, mas apenas sua produção não pode ser chamada de marketing digital. Para que seus posts sejam visualizados, eles precisam estar bem posicionados nos mecanismos de busca.

Além de querer rapidez — acredite, o consumidor não vai clicar nos 243.789.864 resultados que o Google mostra! —, o cliente entende que os primeiros resultados da busca são os mais confiáveis. Estatísticas revelam que:

  • os três primeiros resultados de uma busca orgânica recebem 68% de todos os cliques;
  • 75% dos usuários da internet nunca passam à segunda página dos resultados de busca.

Ou sua empresa está no topo — ou pelo menos na primeira página —, ou ela está à deriva no gigantesco oceano chamado internet. Por isso, é fundamental utilizar a otimização dos mecanismos de busca (SEO), para garantir essa posição de destaque.

Entendeu como é importante utilizar as estratégias corretas para obter resultados com o marketing digital no setor automotivo? Quer saber mais sobre o assunto? Então continue em nosso blog e descubra um novo jeito de vender carros. Clique e confira!

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