Como uma estratégia digital pode trazer resultado para pontos de vendas físicos?

O marketing digital possui diversas estratégias que podem beneficiar os negócios, sejam eles na internet ou mesmo em pontos de vendas físicos. O aumento do alcance, a possibilidade de mensuração e a otimização das ações são exemplos do que se pode obter ao utilizar as ações online.

Por isso, criamos este artigo em que mostraremos como a estratégia digital pode promover melhores resultados na sua loja física. Confira!

Maior credibilidade da marca com o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das grandes ações presentes na estratégia digital. Com maior expansão do acesso à internet, ganhamos possibilidades de tirar dúvidas, reconhecer problemas e necessidades, comparar diferentes ofertas e escolher o que é mais interessante para uma compra. Todo esse processo é chamado de jornada do cliente.

A jornada começa quando uma pessoa identifica que possui um problema e que precisa de uma solução. Então, ele começa a pesquisar sobre aquela necessidade, os sintomas e as formas de resolver. Para atrair esse potencial consumidor, as empresas criam e compartilham conteúdos relevantes.

São materiais que ajudam o lead a ter certeza de estar fazendo uma boa compra, desde os primeiros passos da jornada.

Então, investir em marketing de conteúdo aumenta a credibilidade da marca e atrai um grande tráfego de pessoas para dentro do site.

Outra grande vantagem desse trabalho é que com conteúdos relevantes e mais acessos, seu site se torna uma referência para os principais canais de busca na internet, como o Google. Assim, suas páginas escalam posições na busca orgânica, a não paga, e podem ocupar as primeiras posições das respostas, gerando uma enorme taxa de cliques.

Se você possui uma loja física e quer investir em marketing de conteúdo, a quantidade de potenciais clientes que pode trabalhar para atrair até a sua loja é enorme, além de colocar a sua empresa como uma referência no mercado sempre que alguém utilizar a internet para buscar uma opção.

Melhor avaliação da empresa com sites de opinião

O avanço da internet também aumentou as possibilidades de os clientes externarem suas experiências com as marcas, sejam elas boas ou não. Para comparar as empresas e encontrar a melhor opção, é comum utilizarmos as redes sociais ou sites de opinião para avaliar as empresas.

Dessa forma, se você trata bem os seus clientes e se preocupa em atender suas necessidades, eles darão esse retorno nas avaliações, o que pode atrair mais clientes para a sua loja.

Aumento do alcance com as redes sociais

Utilizar as redes sociais é uma grande estratégia digital para as empresas. Elas possuem um enorme alcance e podem ser utilizadas para atrair um grande público para o seu estabelecimento físico.

Você pode, por exemplo, criar postagens no Facebook e patrocinar, investindo uma certa quantia de dinheiro na campanha. Um ponto bem interessante dessa ação é a possibilidade de limitar o público-alvo, selecionando apenas as pessoas da sua região. Ainda, pode definir as características, como faixa etária e sexo, além de interesses.

Outra rede social que é muito interessante é o LinkedIn. Essa rede é voltada para o mundo corporativo, em que as companhias trabalham para gerar valor à marca e conquistar uma parcela maior do mercado.

Já o Instagram é voltado para as imagens. Então, se você possui um restaurante, por exemplo, é uma grande ideia utilizar essa plataforma para postar fotos dos seus pratos e atrair novos clientes.

Melhores informações no Google Maps

Como já dissemos, utilizamos a internet para buscar dados sobre as empresas. Uma ferramenta bem interessante nesse sentido é o Google Meu Negócio. Você cadastra a sua empresa na plataforma, preenchendo diversas informações relevantes ao público, como o horário de funcionamento, telefone para contato, site, fotos e até mesmo o horário de pico.

Estar presente na internet já deixou de ser uma opção se você quer alcançar grandes resultados. Se um cliente não encontra as informações da sua empresa em uma busca, certamente ele tentará uma outra opção.

Melhor comunicação com o público em diferentes canais

O marketing digital também permite que você crie canais de interação com o público, estreitando o relacionamento e ajudando no processo de fidelização.

Você pode usar as próprias redes sociais para manter contato com os clientes, tirar dúvidas, responder questionamentos e avaliar o nível de satisfação com a sua marca.

Além dessa possibilidade, divulgue o telefone na internet, um e-mail para contato e, se possível, é muito recomendado oferecer o chat online dentro do seu site. Assim, seus potenciais clientes podem tirar dúvidas em tempo real e agilizar a ida ao seu estabelecimento.

Possibilidade de segmentação e avaliação dos resultados na estratégia digital

Uma importante vantagem do marketing digital é a possibilidade de segmentar o seu público e avaliar os resultados obtidos a partir dos investimentos.

Como já foi dito, você pode criar um anúncio nas redes sociais e limitar o público-alvo pelo que é mais interessante ao negócio. Essa possibilidade também é encontrada nos anúncios do Google, pela plataforma do Google Adwords.

Aliado a isso, todos os seus investimentos podem ser analisados e relacionados ao retorno. Por exemplo, se você investiu em um anúncio, divulgando um lançamento de um produto na sua loja física, pode avaliar como foi esse impacto e quantas vendas surgiram a partir dessa ação, calculando o retorno sobre o investimento.

Maior contato com sua lista de leads

Por fim, não devemos nos esquecer do velho e bom e-mail marketing. Essa estratégia digital é uma das mais antigas entre o marketing online, mas ainda é uma das que possuem maior retorno.

Enviando e-mails de forma estratégica você pode manter toda a sua lista de leads bem atualizada quanto as novidades da marca. Uma boa dica é utilizar os materiais do marketing de conteúdo, aumentando o interesse dos contatos e aproximando-os do momento da compra.

Portanto, como vimos em nosso artigo, uma estratégia digital pode ajudar muito a aumentar as vendas da sua loja física. Tenha muita atenção a todas as dicas que foram mostradas e veja como elas podem ser aplicadas no seu negócio para gerar melhores resultados.

Agora que já sabe como a estratégia digital pode ajudar você, conheça 4 ações de marketing online para atrair clientes locais.