Como uma ferramenta de automação de marketing otimiza seus resultados?

como-uma-ferramenta-de-automacao-de-marketing-otimiza-seus-resultados

A ferramenta de automação de marketing é utilizada para complementar o trabalho da equipe de profissionais dessa área.

Com ela, são estabelecidas métricas de análise dos índices qualitativos do negócio e definidas as melhores estratégias para otimizar os resultados, como o aumento do engajamento dos consumidores com a marca, a geração de leads, a conversão de clientes e outros processos que direcionam ao aumento das vendas da empresa que a utiliza.

A execução manual de tarefas de repetitivas, propicia o erro humano. Nesse sentido, a automação de marketing sistematiza atividades, processos e documentação, permitindo um fluxo de trabalho de marketing mais preciso.

As plataformas de software mais avançadas incluem a automação de processos de marketing internos, tais como orçamentos, planejamento, aprovação e colaboração no local de trabalho.

Abordaremos, neste texto, a importância e o papel de uma ferramenta de automação de marketing para uma estratégia digital eficiente. Confira!

 

Requisitos para utilizar a ferramenta de automação de marketing

Antes de começar a utilizar uma ferramenta de automação de marketing, é importante que você levante dados básicos sobre o negócio, a fim de alinhar bem os seus objetivos. Nessa fase, destacam-se três ações:

  1. defina, por meio de um planejamento estratégico, qual é a demanda da sua empresa e a associe a um software adequado, de maneira que as forças e oportunidades sejam potencializadas e as fraquezas e ameaças sejam dirimidas;
  2. crie um checklist que direcione os seus objetivos para a área de marketing, considerando as plataformas que serão utilizadas — como blogs, redes sociais — e as tarefas que serão realizadas para atingi-los;
  3. atente-se para que a estratégia seja feita de ponta a ponta, desde a criação até a mensuração de resultados.

 

Como é feita a automação de marketing

Definida a forma como será feita a estratégia, é importante identificar os pontos de conversão e atuar em sua elaboração, de forma que seja atraído o maior número de contatos possível.

Uma campanha de marketing de entrada bem-sucedida precisará de uma variedade de recursos, como chamadas para ação — do inglês call to action — (CTAs) e páginas de conversão — as chamadas landing pages —, as quais oferecem vantagens como o download de um e-book e o envio de planilhas ou listas para aqueles que fizerem um pequeno cadastro no site.

Ao disponibilizar, nos e-mails cadastrados, o conteúdo que atraiu os leads, é importante associá-lo corretamente a cada estágio do funil de vendas, que vai desde a descoberta do problema pelo potencial cliente, passa por dicas de como o problema pode ser resolvido e, finalmente, chega à apresentação do produto da empresa provedora como uma solução.

São realizados, ainda, envios de e-mail marketing com conteúdos relacionados à segmentação por preferências do cliente, que foram predeterminadas por meio de estratégias, as quais criam um vínculo de associação do consumidor com a marca. O resultado será que toda vez que ele pensar em comprar algo relacionado ao seu nicho de mercado, ele se lembrará da sua empresa.

 

Quantidade x qualidade de leads

A quantidade de leads é importante no primeiro estágio do ponto de conversão. Contudo, a qualificação de leads é imprescindível para haver foco no contato com quem está no momento de compra.

Essa qualificação pode ser feita por meio do acompanhamento das interações de cada lead com os e-mails enviados — e é a ferramenta de automação de marketing que ajuda a gerar essa informação.

 

Vantagens da utilização da ferramenta

Adotar uma ferramenta de automação possibilita a execução de ações de marketing escaláveis em diferentes canais. Devido a essa abrangência e rapidez, ela se torna imprescindível para o sucesso do negócio.

A seguir, separamos vantagens podem ser alcançadas com a utilização do recurso. Confira!

 

Aumento de produtividade

Adotar a automação de marketing apresenta um custo-benefício que justifica o investimento inicial, uma vez que os recursos de marketing disponíveis são aproveitados ao máximo.

 

Automação do fluxo de trabalho

A simplificação de tarefas de rotina organizacionais, com a eliminação de processos manuais repetitivos, aumenta a produtividade. Dessa forma, a equipe de marketing poderá focar em tarefas que exigem um monitoramento manual mais rigoroso, executando campanhas complexas.

Além disso, é possível que a empresa se conecte a um número muito maior de clientes que seria possível manualmente.

 

Abrangência de ação

Podem ser usadas em diferentes plataformas que incluem e-mail, Search Engine Optimization — otimização para mecanismos de busca — (SEO), ferramentas de Customer Relationship Management — gestão de relacionamento com o cliente — (CRM) e redes sociais.

A plataforma também centraliza uma variedade de atividades de marketing , as quais permitem uma atuação mais eficaz da equipe.

 

Acompanhamento de métrica de vendas

Em uma campanha de marketing eficiente, é necessário apresentar dados precisamente mensuráveis, obtidos por meio do rastreamento e do monitoramento.

A ferramenta de automação de marketing não só ajuda no apontamento das despesas, mas também nas métricas de resultados com base em parâmetros específicos de sucesso de vendas, como gráficos detalhados, estatísticas e outros relatórios para otimizar futuras campanhas.

 

Fidelização e diminuição do custo de aquisição de clientes

Para que uma empresa cresça continuamente, é necessário haver equilíbrio entre a aquisição e a retenção de clientes, na forma de inteligência de marketing. Nesse sentido, um software fornece informações relevantes sobre a intenção do consumidor — tanto o fidelizado quanto prospectivo.

Com essa informação, as empresas são capazes de prever as necessidades de compra, sem perder tempo com a promoção de um produto em nichos de mercado onde não há clientes em potencial. Consequentemente, a fidelização ocorre de forma facilitada.

 

Marketing de relacionamento com os clientes

Esse é um tipo de marketing cujo foco é na obtenção de altos índices de satisfação do cliente, os quais melhoram as taxas de retenção. O relacionamento do público com uma marca possibilita a fidelização, gerando novas vendas no futuro.

As ferramentas de automação de marketing permitem que as empresas personalizem o relacionamento com cada consumidor em vez de ter que segmentá-los manualmente, de acordo com as suas preferências.

Com o recurso, são criadas restrições que permitem que os clientes sejam separados automaticamente. Para uma concessionária de automóveis, por exemplo, pode-se programar a ferramenta a criar uma lista de clientes que compraram determinada marca.

Então, são enviadas mensagens e promoções específicas dessa marca para o público da lista, também considerando as suas necessidades individuais.

 

Presença no mercado

A manutenção de uma marca consistente no mercado permite que os clientes identifiquem o negócio e se conectem a ele.

Essa interação pode ser feita de múltiplas maneiras, o que torna a associação da empresa com o produto mais fácil e conveniente. Além disso, ao aumentar a visibilidade da marca, são conquistados novos mercados.

A aquisição, a conversão e a retenção de clientes bem-sucedidas são, em sua maior parte, resultado de uma estratégia holística de marketing, fruto do trabalho de uma equipe aliada a uma boa ferramenta de automação de marketing.

Agora que você sabe, exatamente, qual recurso pode otimizar seus resultados, entre em contato com a gente para mostrarmos como você pode fazer isso!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>