Conheça os 7 maiores mitos do marketing digital

O marketing digital é um tema que vem sendo cada vez mais debatido por gestores e empreendedores devido aos bons resultados gerados por meio das plataformas digitais.

Certamente, você já ouviu falar sobre os benefícios que estratégias online podem oferecer às empresas, mas esse assunto ainda gera muitos questionamentos por parte de quem não tem familiaridade com a prática.

Se esse é o seu caso, acompanhe este post que vamos desvendar os principais mitos do marketing digital. Veja!

1. Marketing digital é apenas para loja virtual

Esse é um raciocínio comum, mas bastante equivocado. Claro que uma empresa que realiza operações online precisa se comunicar de forma eficiente no ambiente em que está inserida, mas isso não significa que uma loja física ou um prestador de serviços não possa utilizar táticas de marketing digital.

Hoje em dia, não existem mais fronteiras entre o on e o off. A comunicação, seja pessoal ou empresarial, tem se tornado cada vez mais digital, então, por qual motivo somente um e-commerce deve se comunicar dessa forma?

2. É só ter um site

Não é tão simples assim — marketing digital é muito mais que só ter um site para eventualmente ser encontrado no Google. A página também não deve ter como única função causar boa impressão no rodapé do cartão de visitas.

Muitas ferramentas de comunicação digital fazem parte do dia a dia do profissional de marketing e um planejamento estratégico direciona o caminho a ser adotado de acordo com o perfil da empresa.

Ações de e-mail marketing, inbound marketing, anúncios em buscadores e redes sociais, SEO (otimização para buscadores, como o Google), campanhas com influenciadores digitais, entre outros, podem ser citados como exemplos de táticas a serem trabalhadas. O site é apenas a ponta do iceberg.

3. Marketing digital é caro

Esse é um dos principais mitos do marketing digital e, felizmente, não tem fundamento. Essa ferramenta de divulgação tem como uma de suas principais características o investimento acessível. Pequenas e médias empresas conquistam resultados muito satisfatórios com investimentos adequados a sua realidade.

Se compararmos o valor de investimento em marketing digital ao pago por anúncios em mídias como TV, rádio e jornal, é fácil chegar à conclusão de que as plataformas virtuais possuem melhor custo-benefício.

Mais uma importante vantagem que o marketing digital oferece e que impacta diretamente os custos é a possibilidade de realizar testes. Em grande parte das vezes, é possível fazer um pequeno investimento para testar a resposta do público e, conforme for o retorno, aumentar ou diminuir o valor investido.

4. É preciso aumentar a equipe

Estar próximo de profissionais com conhecimento no assunto é fundamental para o bom andamento das estratégias de marketing — sobretudo utilizando as mídias digitais —, mas engana-se quem pensa que isso significa, necessariamente, aumentar a equipe.

Agências de marketing são prestadoras de serviços preparadas para atender esse tipo de demanda, ou seja, realizam o trabalho de comunicação digital para empresas que necessitam de suporte nessa área.

O mais interessante desse modelo de ação é que ao contratar uma agência você contará com profissionais experts no mercado e que oferecem um serviço de qualidade elevada.

5. É só postar no Facebook

Mais um dos grandes mitos do marketing digital. Acreditar que somente posts no Facebook serão responsáveis pela construção da marca e aumento de vendas é um erro gigantesco.

Primeiramente, é importante ressaltar que a definição de canais é feita no planejamento estratégico, isto é, sem as devidas análises é impossível dizer se o Facebook é um bom investimento para sua empresa.

Antes de estabelecer quais mídias serão utilizadas é preciso, também, conhecer o comportamento do público-alvo, definir personas, estudar questões relacionadas ao micro e macroambiente e analisar o perfil do negócio — enfim, realizar um trabalho minucioso.

Depois disso, ainda é essencial determinar as táticas de atração, retenção e conversão, ou seja, para atingir bons resultados, definitivamente não basta só fazer posts no Facebook.

6. SEO só se trabalha uma vez

O SEO (search engine optimization) é uma das principais estratégias de marketing digital. O trabalho de otimização de sites é complexo e requer o apoio de diversas áreas, como tecnologia da informação, desenvolvimento de sites, redação, design web, entre outras.

Colocar um plano de SEO em prática apenas uma vez e nunca mais dar atenção a isso é um grande deslize. O trabalho de otimização de site não é um projeto único, ou seja, precisa de manutenção, revisão e aperfeiçoamento.

Os motores de busca se atualizam constantemente, logo, as estratégias de SEO devem ser testadas e analisadas com certa frequência para que os resultados sejam visíveis.

7. Se investir em propaganda não precisa gastar com marketing digital

Para começar, é importante lembrar que tudo o que gera benefícios para sua empresa não é gasto, é investimento.

Marketing é muito mais complexo que só propagar a mensagem, função da propaganda. Por trás da mensagem propagada deve existir muitas análises, pesquisas, determinação de táticas e definição de estratégias, portanto, desembolsar um valor para fazer propaganda sem esses aspectos muito bem estabelecidos é o mesmo que jogar dinheiro fora.

Nada impede sua empresa de investir em propaganda em meios de comunicação como rádio, jornal ou, até mesmo, a distribuição de materiais gráficos, mas lembre-se que qualquer investimento precisa gerar retorno.

Por falar em retorno, um dos principais diferenciais do marketing online é a possibilidade de mensurar de forma detalhada a resposta do público impactado por suas ações, isto é, a capacidade de saber em tempo real os números de uma campanha ou a reação do público a uma promoção.

Quando o assunto é marketing digital, muitas são as dúvidas, especulações e polêmicas. Por se tratar de uma maneira relativamente nova de se comunicar é comum que existam questões envolvendo o tema.

Nosso objetivo com este post é desvendar os principais mitos do marketing digital para que você se sinta cada vez mais próximo dessa estratégia que pode ser um divisor de águas no seu negócio.

Gostou de descobrir detalhes sobre o marketing digital? Então, para saber mais sobre o assunto, veja o post especial sobre comunicação digital que preparamos!

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