Como atrair e não perder clientes para a concorrência

A ReachLocal, especialista em marketing digital integrado, dá cinco dicas para que as PMEs mantenham e atraiam clientes para seus sites, convertendo as visitas em efetivação de vendas. Para isso, é preciso investir na web e usar adequadamente as ferramentas digitais para se diferenciar da concorrência.

1. Melhore a posição no ranking dos buscadores

A maioria dos consumidores acessa só a primeira página dos buscadores. Assim, você perderá espaço para os concorrentes se eles estiverem melhor ranqueados no Google ou se você não souber quais palavras os clientes pesquisam na busca por empresas do mesmo setor.
Reavalie sua estratégia e site, buscando ferramentas mais assertivas, como a otimização orgânica (SEO) e as campanhas de links patrocinados. Sua posição no ranking irá melhorar.

2. Cuide da reputação

Você sabe o que estão dizendo sobre sua empresa na internet? É fundamental gerenciar sua imagem nas redes. Em 2013, 80% dos brasileiros pesquisaram produtos na web antes de comprá-los. E não importa o quanto seus produtos ou serviços sejam bons. Se as avaliações forem negativas, o risco de perder clientes para os concorrentes é enorme. Assim, seja proativo e estreite o relacionamento com seu público, dando retorno rápido sobre uma avaliação ruim ou comentário negativo. Sua reputação irá melhorar.

3. Invista na melhoria do site

O site é seu cartão de visita, o primeiro lugar que os clientes buscam informação sobre sua empresa. Se ele não tiver layout atrativo, conteúdo relevante, um canal para contato e for de difícil navegação, você já perdeu para o concorrente. O site precisa ser intuitivo e útil. Então, use recursos para torná-lo mais atraente, funcional e converter potenciais clientes em permanentes. O investimento pode incrementar os negócios.

4. Dê retorno rápido a um cliente em potencial

Quando um cliente em potencial contata várias empresas, seja pelo formulário ou por e-mail, sua empresa deve ser a primeira a responder, mesmo após o horário comercial, pois aumenta a chance da conversação em novos negócios. Isso demonstra pró-atividade, profissionalismo.

5. Atendimento ao cliente

No Brasil, 68% dos consumidores consideram o atendimento o fator mais importante na hora de fechar uma compra, seja para um cliente permanente ou em potencial. Coloque-se no papel do consumidor e avalie como foi tratado ao pesquisar por um produto ou serviço. Quando ligou os atendentes foram cordiais e profissionais? Pessoalmente, recebeu a atenção necessária? Responderam seu e-mail rapidamente e de forma clara? Estes são alguns aspectos importantes para um serviço de atendimento de qualidade e que fazem diferença para a decisão de compra e fidelização do cliente. Depois, dedique um tempo para avaliar como os seus clientes estão sendo tratados por sua empresa e corrija os problemas.

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