Dicas para ter um call to action eficiente no seu site

*Por José Geraldo Coscelli

Um call to action (CTA) eficiente é um dos componentes mais importantes da otimização do site ou da página de destino, porque é o que comunica ao visitante exatamente que ação tomar quando visitar o seu site. Então, como você pode criar um bom CTA? Conheça algumas dicas para aproveitar seu site.

Comece com a ação correta
O que você quer que novos visitantes façam quando estão no seu site ou na sua página de destino? Você quer que eles entrem em contato por telefone, por e-mail, cliquem em um link de uma página de oferta ou se inscrevam para receber um orçamento? Escolha o que é mais importante nessa interação do site com visitantes e foque no seu call to action. Por exemplo, muitas empresas de pequeno porte usam os telefonemas como seu principal CTA.

Não deixe o CTA confuso com diversas solicitações aos visitantes. Em vez disso, comece determinando seu principal objetivo para os novos visitantes e crie seu CTA em torno dessa mensagem.

Planeje para ter funcionalidade e formato
Dependendo da ação que você quer que os visitantes tomem, um call to action pode ter muitas formas diferentes. Pode ser um call-out com o texto enfatizando um número de telefone ou um formulário. Outra sugestão é utilizar uma frase em um botão que leva os visitantes para outra página ou abre um e-mail para iniciar o contato. Independente da escolha para o call to action, certifique-se de planejar a funcionalidade para ter a certeza de escolher para o formato e design apropriado para cada tipo de atividade.

Mantenha o call to action curto e simples
O CTA não é o lugar para ser inteligente, enigmático ou prolixo. Em vez disso, seja direto. Ao produzir conteúdo para o call to action, comece a frase com um verbo ativo. Use, por exemplo, termos como “Ligue”, “Consiga”, “Discuta” ou “Entre em contato”. Certifique-se de que a frase do call to action faça sentido no contexto da página, mantendo-o sempre simples e objetivo. Alguns exemplos de frases para CTAs incluem:
• Ligue agora
• Fale Conosco
• Obtenha um orçamento

Enfatize a importância do CTA
Seu call to action deve ser um componentes mais visíveis e enfatizados da sua página inicial ou página de destino. Ele deve estar no topo da página de modo para que seja uma das primeiras coisas que internauta vê. Outras ideias para ajudar a destacar seu call to action:
• Incorporando um design atraente que complementa o seu website;
• Usar uma cor que contraste com o fundo para atrair a atenção;
(Faça o call to action do tamanho suficiente para se destacar como importante, mantendo-o, claro, proporcional à página)
• Use fontes legíveis e fáceis de ler.
Seja consistente
É uma ótima ideia incluir um componente de design no call to action principal no cabeçalho para todas as páginas do seu site. Dessa forma, os visitantes sempre conseguem encontrar seu call to action principal em qualquer página do site. É importante manter o seu CTA consistente, tanto na redação, ação e design. A repetição pode ser uma ótima maneira de reforçar a sua mensagem e pode ajudar a aumentar as conversões em todo o site.

Próximos passos: otimizar seu site & Páginas de entrada (landing pages)
Um call to action eficaz é fundamental para ajudar a impulsionar as conversões do seu site. Mas apenas isso não é suficiente! É importante otimizar seu site e páginas de destino para conversões tendo certeza de que você está fazendo tudo para converter mais leads em clientes.

*José Geraldo Coscelli é presidente da ReachLocal para América Latina. A ReachLocal é líder mundial em soluções tecnológicas de marketing online, busca e rastreamento de clientes via internet.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>