Entenda a importância dos diretórios de busca no marketing digital

Os mecanismos e diretórios de busca são ferramentas que os usuários usam para encontrar determinado site. A maioria dos usuários que navega na web usa mecanismos de pesquisa para encontrar um site, como o Google. Outros usuários chegam ao seu site a partir de diretórios.

Conhecer a diferença entre um mecanismo de pesquisa e um diretório é fundamental para qualquer pessoa que queira melhorar a visibilidade de seu site na web. Muitas vezes, alguns diretórios são definidos como motores de busca e, por vezes, alguns mecanismos de pesquisa são definidos como diretórios.

A principal diferença é técnica, a qual tem importantes repercussões durante a indexação (termo usado preferivelmente para os motores de busca) ou inserção (termo usado para diretórios). Entenda como realmente funcionam os diretórios de busca e qual sua importância no marketing digital. Continue lendo nosso artigo.

1. O que são diretórios de busca

Os diretórios de busca nada mais são do que sites que distinguem, coletam e descrevem outros sites. O Yahoo, por exemplo, nasceu como um diretório, embora sempre tenha sido chamado por muitos de mecanismo de busca, já que o objetivo dos mecanismos de pesquisa e dos diretórios é o mesmo (por isso a confusão).

Os diretórios de busca têm duas vantagens bem definidas:

  • para o usuário: permitem fácil acesso a sites úteis de acordo com suas necessidades;
  • para o cliente: fazem com que seu site seja o mais visível possível na web, dentro de um universo de várias bilhões de páginas, e que seja visível para palavras-chave específicas, e não genericamente para usuários que podem também não estar interessados em produtos ou serviços do site ou das publicidades.

O Yahoo atualmente pode ser considerado tanto um diretório quanto um mecanismo de pesquisa (os resultados estão integrados), mas originalmente era apenas um diretório. O Dmoz, ou ODP (Open Directory Project) provavelmente tenha sido o diretório mais conhecido e renomado existente. Infelizmente, depois de 19 anos no ar, seus criadores decidiram fechar as portas a partir de março de 2017.

2. Qual a diferença entre motores e diretórios de busca

Uma vez que o propósito do mecanismo e do diretório é o mesmo, como já dissemos, a principal diferença reside no fato de que os diretórios são coleções de sites reunidos com grande ajuda da mão de obra humana (por meio dos denominados editores). Já nos motores de busca, a coleção e a organização dos sites e páginas web é resultado do trabalho inteligente de softwares, comumente referidos como spiders, crawlers ou robots.

Essa distinção é fundamental para aqueles que desejam aparecer nos resultados dos diretórios e motores de busca. Para aparecer nos resultados de um diretório, você precisa relatar o seu próprio site para o diretório e solicitar que ele seja inserido. Obviamente, como o diretório distingue e organiza sites para permitir que os usuários encontrem o que estão procurando rapidamente, o pedido de inserção do site deve seguir as diretrizes do diretório em questão.

Por exemplo, você precisa prestar atenção na hora de escolher a categoria correta na qual vai inserir seu site. Se um site que fala sobre automóveis vem proposto como um site que fala de viagens, é evidente que há pouca possibilidade de ser aceito. Ao mesmo tempo, é importante que a descrição seja relevante e consistente com o conteúdo do site que deseja inserir. Descrições vagas, imprecisas ou mesmo falsas são o pior cartão de visita que se pode apresentar aos editores dos diretórios de busca.

3. Como os diretórios de busca ajudam as pequenas e médias empresas na obtenção de tráfego referencial

Os diretórios geralmente têm menos tráfego (em termos de usuários mensais únicos) que os mecanismos de pesquisa. Portanto, têm um público potencial menor do que os motores como o Google.

No entanto, deve-se notar que, embora sejam menores do que os de um mecanismo de busca, os acessos oriundos dos diretórios são de uma qualidade muito mais alta, uma vez que um usuário que acessou o site geralmente teve que procurar algumas páginas do diretório antes de acessá-los.

Isso significa que há maior intenção por parte do usuário, e essa maior intencionalidade (não apenas na internet) se traduz quase sempre em maiores taxas de conversão, ou seja, mais interesse nos produtos ou serviços anunciados no site.

Além disso, não se deve esquecer que os diretórios normalmente não possuem spam ou sites de baixa qualidade. Ou seja, ao contrário dos motores de busca, que apresentam uma infinidade de sites pobres e sujos (muitos realizados por black hat SEO para geração de grande tráfego), os diretórios de busca somente contêm sites que aparentemente podem satisfazer às exigências e necessidades do usuário. E isso se dá graças ao trabalho dos editores desses diretórios.

Por fim, é bom notar que estar nos diretórios também é crucial para obter uma boa indexação e boa colocação, mesmo nos motores de busca. Isso ocorre porque a maioria dos mecanismos de pesquisa — como o Google, principalmente — usa esses diretórios como ponto de partida para a navegação na web, além de também usá-los como termos de comparação para avaliar a qualidade de um site e depois decidir seu posicionamento.

4. Qual a relação dos diretórios de busca com a indexação no Google

Como destacamos há pouco, um diretório é simplesmente um site que contém uma listagem categorizada de links de toda a web. Eles ajudam os usuários a localizar os melhores e mais informativos links para uma categoria específica.

Desse modo, os diretórios são ferramentas importantes na criação de popularidade do link e, como resultado, ajudam a melhorar o ranqueamento e indexação dos mecanismos de pesquisa. Eles são uma excelente fonte de linkagens de entrada (inbound link), o que acaba gerando tráfego naturalmente para seu site, ajudando no ranqueamento do Google.

Quem conhece o básico de SEO sabe que o Google usa como um dos seus critérios de indexação a linkagem de outros sites que já estejam ranqueados em suas páginas de busca e que apontem para o seu site. Isso é problemático para domínios novos, pois é preciso construir aos poucos esse link building. E é justamente nesse ponto que um diretório de busca pode ser favorável para sites que ainda não estão indexados no Google.

Uma vez que os diretórios de busca são analisados por editores humanos, se o seu site for de qualidade, provavelmente será aceito. Isso vai contar pontos para, consequentemente, ser aceito também na indexação do Google, que busca sempre por sites de qualidade (e usa os diretórios de busca como referência para sua indexação).

É preciso também atentar para o fato de que existem dois tipos de diretórios: os gratuitos e os pagos. Nos gratuitos, os editores geralmente trabalham como voluntários, e podem levar muito tempo para analisar um site. Já nos pagos, o seu site é listado rapidamente, embora algumas taxas cobradas possam não valer a pena no caso de links caros que não sejam rentáveis.

5. Como os diretórios ajudam as PMEs a terem um bom posicionamento no ranking de busca do Google

Muitas pessoas já entendem o termo e o conceito de SEO, principalmente de que sua ideia gera tráfego (visitas) aos seus sites. Mas os diretórios de busca — embora menos conhecidos — são outra ferramenta importante para conduzir visitantes aos sites. Sendo assim, é fundamental saber que um diretório não é um serviço de SEO, mas é extremamente importante para o SEO, ou seja, para o ranqueamento no Google.

Os diretórios de busca podem dar maior visibilidade ao site e fornecer links de fontes confiáveis que podem impulsionar o ranqueamento no Google e em outros motores de busca.

Isso também pode ter o efeito de aumentar a quantidade de tráfego que vai para um site específico. Como a quantidade de links — sejam de saída, sejam backlinks — é crucial para o ranqueamento de sites nos motores de busca, é sempre importante que as empresas considerem a inserção nos diretórios de busca como opção complementar para aprimorar sua estratégia de link building.

Inclusive, as inserções em diretórios de busca têm se tornado uma prática cada vez mais comum, especialmente para as PMEs, que a adotam como forma de aumentar sua competitividade, pois é uma maneira útil de retornarem links para o seu site (o que vai gerar mais tráfego e melhorar seu posicionamento nas SERPs).

O fato de um site ter que ser aprovado por uma pessoa no diretório, e não por um robô ou software (como acontece nos motores) já é uma vantagem adicional. Automaticamente, isso dá ao site uma maior credibilidade e, portanto, aumenta a chance de classificar mais nos motores de busca.

6. O diretório de busca é uma estratégia cada vez mais presente no marketing digital das empresas

Aos poucos, o marketing digital vai substituindo as tradicionais técnicas de SEO. Ou melhor: vai aperfeiçoando-as. Nos dias atuais, é muito comum que, antes de encontrar a localização física de um lugar, uma pessoa procure-a em aplicativos como o Google Maps e em diretórios como o Yelp. Ignorar essas tecnologias é dar um “tiro no pé” em termos de marketing digital.

No mundo online em que vivemos, é necessário incluir esses elementos em uma estratégia de marketing digital, pois isso vai ajudar a aumentar sua presença online e a impulsionar o tráfego ao máximo. Mais ainda, isso deve ser conduzido de forma a garantir que os resultados sejam alcançados tanto online quanto offline.

A internet é um espaço gigantesco, cheio de negócios de todos os gêneros. Quando uma empresa é pequena, fica mais difícil ser vista por trás de todos os peixes grandes nesse mar que é o mercado online. Tendo isso em vista, as pequenas empresas precisam ser mais criativas com seus planos de marketing.

Um lugar inteligente para começar é justamente nos diretórios de busca. Como vimos até aqui, eles podem ser uma excelente estratégia de marketing para impulsionar uma pequena ou média empresa. Eles podem até mesmo ser considerados uma versão digital e aprimorada das antigas páginas amarelas das listas comerciais. Porém, é preciso ser proativo para conseguir chegar aos clientes. Veja algumas estratégias para usar os diretórios de busca:

6.1. Visibilidade com linkagem de entrada (inbound links)

Na maioria dos casos, você terá várias listagens dentro de vários diretórios comerciais locais. O negócio deve ter uma declaração simples sobre sua missão e produtos ou serviços.

Por causa desses links de entrada, os motores de busca tomam conhecimento. Seu ranking mudará à medida que mais pessoas clicarem e reconhecerem os links. As estratégias de marketing digital não podem ser muito mais simples do que usar os links extras para construir sua reputação no mundo virtual.

6.2. Categorização específica com marketing digital

Sua empresa não vai ser somente listada como uma entidade localizada em ordem alfabética. Embora existam alguns diretórios com essa configuração básica, você também vai poder incluir uma categorização.

Por isso, considere seu nicho no mercado e liste sua empresa em várias categorias que realmente descrevam seu negócio. Essas categorias podem ser amplas e específicas, uma vez que existem várias delas.

6.3. Benefícios da geolocalização

A sua categoria comercial também pode se estender à sua localização geográfica. Certifique-se de listar todas as cidades em que você presta serviço, incluindo os locais próximos. Quando os visitantes procurarem por uma empresa local, eles receberão seu nome no topo da lista. As geolocalizações estão organizando o mundo virtual comercial.

6.4. Geração de tráfego de diversos diretórios

Você só tem um site comercial para um propósito: conquistar seu cliente. Por isso, o tráfego (isto é, o volume de visitas ao site) é tão importante. Ao usar diretórios de busca, você tem vários sites para divulgar a sua empresa.

Cada listagem permite que você direcione os leitores e incentive-os a experimentar seus produtos ou serviços. Você verá aumentar o tráfego para seu site à medida que mais listas o adicionarem aos seus diretórios.

6.5. Práticas essenciais de SEO

Uma vez que você esteja tentando uma estratégia única no mercado, é fácil renunciar a práticas alternativas. Não esqueça de acompanhar a sua estratégia de SEO. Escolha palavras-chave e frases que pertençam ao seu setor. Adicionalmente, mude o texto em seu site e diretório com frequência. Não tenha dúvidas: o SEO tradicional ainda é uma maneira viável de ser visto em qualquer plataforma virtual.

6.6. Avaliações e depoimentos

É fato que seus concorrentes serão listados nos mesmos diretórios que a sua empresa. O tráfego de entrada vê todas essas listagens, e os usuários escolherão com base nas opiniões e avaliações de sua empresa.

O ideal, então, é ser uma empresa de imagem perfeita, adicionando tantas avaliações quanto possível à sua listagem. Essas avaliações também não podem ser relatos fictícios de seu trabalho. Incentive seus clientes a deixarem depoimentos para que os novos visitantes vejam o progresso que sua empresa fez ao longo dos anos. As avaliações geralmente se tornam impulsionadoras do seu site e de vendas subsequentes.

7. Quando usar diretórios de busca é a melhor estratégia

Durante um bom tempo, os diretórios de busca desempenharam um importante papel na evolução da web. Antes do Google e dos complexos algoritmos de busca, a maioria dos sites da internet estava categorizada em diretórios como o Yahoo. Embora muitos pensem que os diretórios de busca tenham morrido, eles ainda se constituem em uma estratégia eficaz de várias formas em campanhas digitais.

O mais importante é não ver os diretórios apenas como uma estratégia de SEO para aumentar a indexação e ranqueamento do seu site. Veja de que forma os diretórios ainda são as melhores opções de uso:

7.1. Marketing local

Um dos grandes benefícios que os diretórios de busca trazem é conseguir impulsionar o ranqueamento de um website em buscas locais.

Ter seu site no Google Local Guides (antigo Google Places) é essencial e vai atar sua localização à sua conta associada ao Google Plus, o que o ajudará a classificar para pesquisas locais. Tenha em mente ainda que o Google Local Guides não é o único diretório que o ajudará a se classificar para pesquisas locais. Há uma abundância de bons diretórios locais que podem ajudar a levantar os rankings para pesquisas locais.

Além de links, citações em diretórios de qualidade também podem desempenhar um papel excelente, então não ignore um diretório apenas porque ele não está oferecendo um link para o seu site. É importante lembrar que os diretórios reais foram criados como ferramentas de referência para pessoas reais que procuram empresas locais, e devem ser vistas como tal.

7.2. Nicho

Os diretórios que contêm apenas listagens de negócios genuínos em seu setor ou nicho merecem ser analisados. Embora a qualidade seja sempre um fator, é muito menos provável que esses sites tenham sido criados para fins de SEO.

Além de levar muito mais peso em termos de SEO devido à sua relevância, esses sites são muito mais propensos a direcionar o tráfego relevante para o seu site, pois os visitantes são muito mais propensos a procurar pelos seus serviços em primeiro lugar.

7.3. Sindicação de diretório

Diretórios digitais e listas de mecanismos de pesquisa são duas formas fundamentais para as lojas aumentarem a visibilidade locais pela disponibilização de informação, particularmente aquelas que possuem filiais ou franquias.

Os diretórios digitais funcionam como citações para cada local, com motores de busca contando cada citação individualmente e usando-as para verificar a precisão da informação e credibilidade do negócio. Por exemplo, uma loja que está listada em vários diretórios digitais principais teoricamente será classificada acima de uma loja similar que não possui uma estratégia de diretório digital.

As listas de mecanismos de pesquisa funcionam de forma semelhante aos diretórios, mas, pelo fato de elas serem gerenciadas diretamente pelo mecanismo de pesquisa individual, muitos acreditam que essas listas carregam mais peso nos resultados de pesquisa locais.

A chave é criar uma listagem de mecanismos de pesquisa para cada local separadamente e certificar-se de que cada listagem seja consistente com outras listas, informações fornecidas aos diretórios digitais e com o que está disponível no site da empresa. Se a informação for diferente, mesmo que sutil, entre várias fontes, os motores de busca podem considerá-lo não confiável e não apresentá-lo nos resultados da pesquisa.

8. Principais diretórios para promover um negócio online

Eis alguns diretórios de busca para serem analisados em sua estratégia de marketing digital:

  • Google Meu Negócio: obviamente, o Google vai liderar qualquer lista. Se você já pesquisou um tipo de negócio ou um nome, você terá visto algum aparecer em mapas locais. É isso que essa ferramenta oferece. Você pode mostrar às pessoas onde você está e o que tem a oferecer no topo da barra de pesquisa. É realmente fácil de usar: você só precisa ativá-lo, definir os detalhes e observar a consciência da sua marca crescer;
  • TripAdvisor: diretório para o nicho de viagens. É mais indicado para as pessoas que vivem fora de sua área, embora, por vezes, os locais o usem para descobrir âmagos escondidos em sua área. Ele também oferece às pessoas a opção de avaliarem seus negócios e criarem uma lista de desejos para adicionarem ao itinerário de viagem;
  • Yelp: bastante conhecido, é o segundo site de avaliações mais popular na web, tendo apenas o ranking de avaliações do Google na sua frente. Então, estar listado na Yelp é obrigatório, porque é onde os clientes potenciais são mais propensos a encontrar, revisar e ler sobre você;
  • Hotfrog: presente em diversos países, o Hotfrog é um diretório gratuito que tem crescido bastante, apresentando negócios de diversos segmentos;
  • Guis: é um diretório de serviços, também gratuito, mas que oferece a opção de criar um anúncio pago para destacar seu negócio;
  • NovoBR: também gratuito e com segmentos diversificados de negócios;
  • Lista Amarela: diretório gratuito para negócios, permite pesquisar por localidade.

Inserir seu negócio em diretórios de busca pode ser uma ótima opção para alavancar o marketing da sua empresa, como pudemos ver. Se seu negócio é local ou nichado, o uso desses diretórios é ainda mais estratégico, significando uma ferramenta valiosíssima para impulsionamento.

Muitos acreditam que os diretórios morreram ou foram substituídos pelos motores de busca, principalmente com a avalanche do Google, mas a verdade é que eles podem ser usados de forma absolutamente confiável para divulgar um negócio e se fazer presente no mercado competitivo.

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