Entenda como definir KPIs de uma campanha de Marketing Digital

Surpreendentemente, ainda existem gestores que não baseiam suas decisões em objetivos finais ou em análises apuradas. Esse é um grande erro, pois os indicadores-chave ajudam a trazer dados concretos e a construir uma certa previsibilidade, auxiliando a empresa em um crescimento sustentável. Por isso, saber como definir KPIs é essencial.

A análise de uma campanha de marketing digital não necessita de uma série de métricas e indicadores para se dar como completa. Quer entender como ocorre a seleção de indicadores-chave? Confira o que nós preparamos a seguir!

O que são KPIs e por que eles são tão essenciais em uma estratégia de marketing digital?

Os KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance) são recursos para avaliação da performance de suas ações que dialogam com os objetivos e as estratégias de seu negócio. Afinal, o que não pode ser medido não pode ser gerenciado, certo?

O uso de indicadores-chave é essencial para que as empresas atestem a relevância dos investimentos feitos com campanhas, bem como para realizar os ajustes necessários na estratégia. Uma das maiores vantagens que a internet nos proporciona é a possibilidade de monitoramento de todas as ações e reações do público às ações de marketing de uma forma instantânea.

Escolher os KPIs errados pode resultar em decisões inúteis ou equivocadas em relação ao objetivo. Por isso, é muito importante ter atenção a eles.

Para classificar os indicadores e entender quais devem ser trabalhados em cada área da empresa, existe a pirâmide de KPIs, que os divide em três grupos-chave:

  • Indicadores de Uso (essenciais para a equipe de Analistas);
  • Indicadores Secundários ou Gerenciais (importantes para a Gerência);
  • Indicadores Primários (que serão utilizados especialmente pelos membros da Diretoria ou pelos tomadores de decisão da empresa).

Entre os indicadores primários estão os leads convertidos e o custo total por lead. Já os indicadores secundários incluem o custo por visitante, crescimento de leads, custo por lead em cada estágio e qualidade dos leads. Os indicadores de uso, por fim, incluem o page rank, comentários, engajamento, conteúdos mais lidos, seguidores, dentre outros.

Como definir KPIs para a minha estratégia de marketing digital?

A definição dos KPIs corretos em uma campanha de marketing digital é essencial. Se não mensuramos os indicadores certos, podemos nos deparar com resultados pouco realistas e desperdiçar uma boa parte do orçamento. Se você quer aprender a escolher bem os KPIs para sua campanha, confira nossas dicas a seguir!

Entenda a diferença entre KPIs e métricas

Uma das confusões mais comuns no mundo do marketing digital é o uso do termo métricas no lugar de KPIs, como se eles fossem conceitos iguais. Contudo, apesar de estarem conectados, ambos auxiliam, de forma diferente, a fazer uma apuração mais assertiva dos resultados.

As métricas informam sobre o comportamento dos usuários sem apresentar dados sobre os resultados da suas ações de marketing. Dessa forma, elas informam apenas o desempenho do site (ou da rede social, ou da newsletter), e não de seu negócio. Alguns exemplos de métrocas são: visitantes, taxa de cliques, taxa de saída, taxa de rejeição, dentre outros.

Os KPIs, por outro lado, informam sobre o desempenho do negócio. Estratégicos, eles associam as métricas aos objetivos, ou seja, as conversões que você deseja fazer (que nem sempre envolvem vendas!).

Afinal, não adianta saber qual é a taxa de cliques de seu site se você não entender qual é a relação deles com suas conversões e as metas estabelecidas no início da campanha. Alguns exemplos de KPIs são: taxa de conversão, custo de aquisição de clientes (CAC), churn (ou perda de clientes), ciclo de vida dos clientes (LTV), dentre outros.

Escolha KPIs que estão relacionados aos objetivos de sua empresa

Como dissemos anteriormente, KPIs são medidas quantificáveis para avaliar o desempenho da sua empresa em relação a algum objetivo. Portanto, é muito importante que você considere em que direção sua empresa deseja ir ao escolher quais serão esses indicadores.

Se você deseja aumentar as vendas, é importante considerar como KPIs taxa de conversão, vendas diárias e tráfego do site. Para aumentar o tráfego do site, você pode considerar fontes de tráfego, compartilhamentos sociais, taxas de rejeição. Já o aumento da taxa de conversão, a taxa de abandono do carrinho de compras e as tendências de preços auxiliam.

Considere seu tempo de mercado

A escolha dos KPIs depende do mercado em que a empresa está inserida e a realidade dela. Startups, por exemplo, que estão em fase de crescimento acelerado, podem se interessar pela taxa de conversão de visitantes ou pelo número de trials ativos.

Empresas mais maduras podem se atentar às taxas de retenção de clientes, como a porcentagem de clientes ativos ou o churn.Ou seja, os KPIs podem mudar de acordo com o momento do negócio.

Um benchmark pode enriquecer a análise interna, ajudando a verificar o que empresas com as mesmas características que a sua têm utilizado como indicadores chave para analisar e otimizar.

Compreenda que os KPIs se diferenciam de acordo com o modelo de indústria e negócio

Os KPIs são fortemente influenciados pelo modelo de negócios de sua empresa, bem como pelo setor. Uma empresas B2B de software pode se concentrar nos índices de aquisição de clientes e no churn. Já uma empresa que fabrica argamassa pode ficar focada na venda por metro quadrado.

Informe seus times

Informar seus funcionários dos indicadores de desempenho importantes para a empresa é uma forma de garantir uma gestão mais transparente. Além disso, quando os colaboradores entendem a importância das metas e como isso influencia o cotidiano deles, fica mais fácil garantir que eles colaborem.

Com esse diagnóstico em mãos, é possível que os gestores de suas equipes compreendam melhor a relação da empresa com o mercado, como comparar processos e obter resultados melhores, contribuindo com a inovação na empresa.

Esteja o seus estudos de performance relacionados a vendas, ao marketing ou qualquer âmbito de seu negócio, aprender como definir KPIs corretos é o primeiro passo para o seu aprimoramento.

Alie-se ao Inbound Marketing

Além de escolher bem os indicadores-chave, você pode utilizar o Inbound Marketing para aprimorar a análise de resultados de sua campanha. Essa estratégia vai de encontro às necessidades de mensuração que as empresas de hoje enfrentam, já que ela é focada na geração de Leads e conversões. Além disso, ela possui um custo relativamente menor e um ROI (retorno sobre o investimento) mensurável.

Quer aprender como o Inbound Marketing funciona e como fazer com que seus clientes cheguem até você? Leia o post que preparamos e prepare-se para melhorar a sua performance!

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