Estratégia de Inbound Marketing: entenda como fazer seus clientes irem até você!

Diferentemente do que acontecia há alguns anos, hoje os consumidores podem escolher o conteúdo que desejam ter acesso. Entre as diversas opções de informações disponíveis na internet, as pessoas decidem o que e quando consumir, deixando a era do marketing de interrupção com os dias contados.

Se as pessoas têm o poder de deletar a publicidade para se conectar com o que de fato interessa, as marcas precisam mudar a sua maneira de se comunicar. É aí que entra a importância de investir em uma nova metodologia para conquistar e reter clientes: a estratégia de Inbound Marketing.

Ainda não está por dentro desse conceito? No post de hoje, preparamos um guia completo para mostrar a você como fazer seus clientes irem até a sua empresa. Acompanhe!

O que é Inbound Marketing?

Esse novo modelo de marketing é baseado em um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair o interesse dos consumidores. Dessa forma, as pessoas é que procuram a empresa, e não o contrário. Ao lidar com consumidores predispostos a conhecer uma empresa, aumenta-se a chance de concretizar uma venda.

A maior diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing é que o primeiro propõe o marketing de atração. Assim, são realizadas estratégias para atrair os potenciais clientes e criar um relacionamento para depois vender.

No Inbound, a abordagem comercial jamais é realizada como o primeiro passo. Por meio da produção de conteúdo, o foco é educar os consumidores até que eles estejam preparados para se tornarem clientes fiéis.

Entre as principais vantagens do Inbound Marketing, podemos destacar:

Aumento da visibilidade do negócio

O marketing de conteúdo é um aliado fundamental para o Inbound Marketing acontecer. Por meio da criação de conteúdo relevante, o seu negócio passa a ser amplamente conhecido no ambiente digital.

Isso significa que os potenciais clientes vão enxergar a empresa como uma referência, uma fonte confiável de informações no segmento de atuação. Consequentemente, uma marca que cria uma reputação positiva com o seu público aumenta as suas possibilidades de gerar negócios.

Redução do CAC (custo de aquisição de clientes)

É fato que toda empresa busca aumentar a sua lucratividade e diminuir ao máximo os seus gastos desnecessários. Com a aplicação do Inbound, é possível reduzir drasticamente o custo para captar novos clientes.

Como os consumidores são devidamente educados por meio de conteúdo informativo e relevante, quando os vendedores entram em contato as pessoas já estão mais propensas ao consumo. Consequentemente, é necessário empregar menos tempo para fechar a venda do que em uma abordagem convencional: uma equipe enxuta pode ser suficiente para gerar resultados mais expressivos e isso reduz bastante os custos.

Alcance do alvo certo com a estratégia de Inbound Marketing

Outro benefício que o Inbound oferece é a oportunidade de atrair para o seu negócio quem de fato tem potencial e interesse para consumir seus produtos e serviços. O próprio conteúdo já é um indicador importante de quem será atraído pela sua empresa.

Além disso, a tecnologia utilizada nesse marketing de atração permite entregar o conteúdo no momento perfeito. Sendo assim, o consumidor pode ser impactado por um artigo sobre a sua empresa no momento em que ele busca por uma solução que o seu produto oferece.

Etapas do Inbound Marketing

Toda estratégia bem-sucedida de Inbound Marketing deve considerar as seguintes fases: atração, conversão, relacionamento, venda e encantamento. A seguir, vamos detalhar todas e explicar quais são as melhores práticas em cada etapa.

Atração

Sabemos que apenas ter um site não é o suficiente para gerar negócios. É preciso criar uma audiência e é isso que a fase de atração propõe. O objetivo desta etapa é atrair pessoas que têm interesse em um determinado assunto para futuramente convertê-las em leads.

Neste primeiro passo o objetivo é aumentar o volume de visitantes qualificados do site. A estratégia mais recomendada para alcançar este resultado é ter um blog com a publicação regular de conteúdo.

No entanto, é importante se basear no perfil da persona antes de produzir um texto. Afinal de contas, é de suma importância que o seu público enxergue o conteúdo como relevante. Caso contrário, ele não vai se engajar com o seu texto e muito menos com o seu blog.

Outra estratégia fundamental é investir nas táticas de SEO para que o Google encontre a sua página. As pessoas que estão em busca de assuntos relacionados ao seu conteúdo precisam localizar o seu artigo. Por esse motivo, as técnicas de otimização são muito importantes para aumentar o tráfego.

As redes sociais também são excelentes canais de atração dos potenciais clientes para o seu blog. Compartilhe os textos publicados para incentivar cada vez mais visitas.

Apesar de muito eficientes, boa parte dessas ações geram resultados maiores em longo prazo. Por isso, o recomendado é sempre investir também em anúncios como forma de potencializar as suas estratégias. Seja no Google AdWords ou no Facebook Ads, existem várias opções para maximizar o seu ROI.

Conversão

De nada adianta ter um alto volume de acessos se a empresa nem imagina quem está por trás desses dados. Por isso, a geração de leads é muito importante, pois ela identifica quem são esses usuários.

Além disso, só é possível construir uma verdadeira estratégia de Inbound ao identificar o potencial cliente para conduzi-lo até o processo de compra. Desse modo, as ações mais indicadas são a criação de um material rico e de uma landing page, que é uma página de captura.

Ao criar um e-book com dicas valiosas do seu mercado, a empresa pode oferecer esse material apenas para as pessoas que disponibilizarem nome e e-mail em um formulário.

Outro elemento importante é o famoso CTA (Call to Action). Ou seja, é interessante criar chamadas para ação em todo o site para incentivar os visitantes anônimos a se transformarem em leads.

Relacionamento

É fato que boa parte das pessoas que estão na sua base de leads ainda não está preparada para comprar seu produto. Sendo assim, deve acontecer a nutrição dos leads por meio de conteúdos qualificados.

A melhor maneira de fazer isso é investir no envio de e-mail marketing estratégico. O e-mail ainda é um canal muito poderoso para alcançar o público, desde que seja utilizado de maneira correta.

É possível impactar todos os potenciais clientes de forma relevante e, sobretudo, de acordo com a fase da jornada de compra em que eles se encontram. Dessa maneira, é essencial segmentar (cargos de atuação, pessoas que já realizaram interação com algum conteúdo etc.) os seus contatos para enviar a mensagem certa, no momento oportuno.

Para nutrir os leads por meio do e-mail marketing de forma eficiente é recomendado contratar uma ferramenta de automação de marketing. Essa tecnologia permite trabalhar a gestão desses leads de maneira inteligente, proporcionando mais produtividade à equipe.

Vendas

Todo o trabalho de educação dos leads é necessário para gerar oportunidades de negócio mais qualificadas. Quanto mais complexo o produto ou serviço oferecido, mais consultivo tem que ser o processo de vendas.

A prática do Inbound Sales tem sido muito utilizada nas empresas que desejam economizar no processo de aquisição de clientes. Por meio deste método, a equipe de vendas trabalha dentro da empresa com o apoio total da tecnologia.

O resultado são custos de deslocamento eliminados, maior controle sobre a atuação da equipe e otimização do processo de vendas.

Encantamento

Sabemos que ainda é muito mais caro atrair do que reter clientes — por essa razão, investir em um pós-venda eficiente ainda é o melhor caminho. Lembre-se que a venda não termina com a compra, apenas começa.

Sem falar que um cliente encantado pode se tornar um defensor da sua marca e, com isso, indicar a empresa para a sua rede de contatos. Consequentemente, o seu negócio não só fideliza como conquista clientes qualificados.

Investir em um sistema capaz de organizar todas as informações dos clientes é indispensável. Um bom CRM pode ser integrado à ferramenta de automação de marketing e oferecer mais agilidade nesse processo.

Ao identificar facilmente o histórico de compra dos clientes, fica mais fácil interagir com eles. Seja para oferecer maiores informações sobre como extrair mais funcionalidades de um serviço ou para promover produtos complementares.

Agora que você está por dentro desse conceito do marketing digital, que tal começar a aplicar a sua estratégia de Inbound Marketing? Conte pra gente aqui nos comentários quais são os seus planos e debata com nossos especialistas!

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