Aprenda a importância do fluxo de nutrição para imobiliárias

Todo profissional de marketing — ou dono de empresa — deve ser familiarizado com o conceito de fluxo de nutrição. Esse fluxo de nutrição para imobiliárias é uma técnica que está inserida na automação de marketing, que permite aproveitar melhor as oportunidades.

Nas imobiliárias, é fundamental saber trabalhar cada potencial cliente, uma vez que o comportamento dos consumidores mudou e, agora, as empresas precisam apostar na experiência completa e agradável.

Se você ainda tem dúvidas e quer saber mais sobre a importância do fluxo de nutrição para sua empresa, confira este conteúdo e veja como construir estratégias de resultados!

O que é fluxo de nutrição?

O fluxo de nutrição, basicamente, é um caminho lógico construído pela equipe de marketing e vendas para fazer com que os interessados em um produto ou serviço consigam ter as informações necessárias, avançar na jornada de compra e finalizar o pedido.

Essa jornada é criada com e-mails estratégicos. Cada mensagem contém as informações necessárias para que o lead avance no sentido de fechar a compra.

Nem sempre um lead está pronto para ser convertido em cliente. Mesmo que ele se cadastre em um formulário, peça informações no site ou entre em contato com um dos responsáveis, é bem provável que ainda precise de informações para embasar melhor a sua decisão de compra.

Para os vendedores, o contato direto com cada um dos leads interessados para passar essas informações se torna desinteressante, além de ser um processo muito caro.

Então, pensando nisso e utilizando os recursos da automação de marketing, cria-se o fluxo de nutrição.

Por que os fluxos são importantes para as imobiliárias?

O mercado imobiliário acena com um bom ano em 2019. Depois de um período de baixa, as empresas estão otimistas com um cenário político de maior estabilidade, além de uma recuperação na economia.

Essas informações mostram a grande importância que as empresas do setor veem em trabalhar melhor as oportunidades e buscar boas vendas. O fluxo de nutrição é uma estratégia essencial para isso.

Um ponto que deve ser analisado é que o fluxo permite trabalhar várias pessoas ao mesmo tempo, oferecendo o conteúdo adequado em uma mensagem personalizada. Isso, se fosse feito por vendedores, seria muito caro e ineficiente.

Quais são as principais dicas para criar o fluxo de nutrição?

Vejamos, agora, boas dicas de como criar o fluxo de nutrição, com um passo a passo.

Saiba o objetivo da campanha

O primeiro passo é identificar o objetivo da campanha. O que você quer alcançar com os e-mails? Qual é o caminho que os leads devem percorrer?

Essas questões são fundamentais para que você construa uma estratégia sólida e que gere resultados.

Faça uma análise do seu processo atual, identifique quais são os gargalos, quais as principais dúvidas de seus leads, as reais necessidades e como você pode oferecer conteúdo para sanar essas questões.

Determine a sua persona

O segundo passo é essencial na criação do fluxo de nutrição e, se você errar aqui, pode colocar tudo a perder!

Uma das características mais marcantes do fluxo é a possibilidade de criar toda uma estratégia de automação para uma grande quantidade de pessoas, mas, mesmo assim, ainda ter um contato personalizado.

Para isso, você precisa conhecer quem é seu público-alvo e determinar uma persona. A persona é a personificação do seu cliente ideal. É a projeção das características do cliente ideal da sua empresa em um personagem semi-fictício. Quando você escrever os e-mails do fluxo, deve imaginar que está criando as mensagens para esse personagem. Definir a persona é de extrema importância na hora de definir o seu fluxo de nutrição para imobiliárias

Pense em todos os estágios do funil de vendas

A jornada de compra tem diferentes estágios. Podemos separar todo o caminho em quatro fases:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento de um problema;
  • consideração da solução;
  • decisão de compra.

Esses quatro estágios formam o funil de vendas. Na criação do fluxo, é fundamental pensar no modelo do funil para fazer com que os leads caminhem na direção da decisão da compra.

Você deve buscar informações do potencial cliente para, primeiro, inseri-lo na fase correta em que ele está, e, então, oferecer as mensagens certas.

Crie indicadores de desempenho

Para avaliar se suas ações estão tendo um bom desempenho ou não, você precisa criar indicadores. Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), são capazes de demonstrar a performance da estratégia.

Por exemplo, se você criou o fluxo de nutrição, com uma sequência de e-mails para enviar aos leads, é interessante que acompanhe as taxas de abertura desses e-mails. Se essas taxas estiverem baixas, pode-se tentar alterar os títulos das mensagens para buscar melhores resultados.

Esse é só um exemplo para mostrar como os indicadores ajudam a otimizar as estratégias.

Faça um monitoramento constante

Não basta criar os indicadores se você não os acompanha regularmente. Por isso, o último passo para ter um bom fluxo de nutrição é o monitoramento constante.

Avalie seus indicadores e como as ações estão gerando vendas e resultados. Faça testes para validar hipóteses e buscar melhores efeitos.

Quais são os benefícios em contar com a ajuda de uma agência para definir o fluxo de nutrição para imobiliárias ?

O fluxo de nutrição está diretamente ligado com os resultados de sua imobiliária. Se as mensagens forem bem formuladas, pensando em toda a jornada de compra e no funil de vendas, mais oportunidades serão aproveitadas.

Além disso, a experiência gerada aos clientes pode ser aprimorada, tornando o atendimento mais personalizado e eficiente, com as informações necessárias para cada pessoa, no momento certo.

Com toda essa importância, contar com a ajuda profissional de uma agência especializada é a melhor solução. Os profissionais têm todas as ferramentas necessárias para otimizar o trabalho e aumentar as vendas rapidamente.

Como todo esse trabalho é mensurável, você acompanhará os efeitos trazidos pela agência, comprovando a eficiência e mantendo-se no controle das ações.

Portanto, vimos que trabalhar o fluxo de nutrição dentro de uma imobiliária é o caminho certo para atrair mais clientes e aumentar as vendas. O cenário atual é atraente e o mercado está se aquecendo. Agora, é hora de acertar as estratégias para buscar os melhores resultados.

Avalie cada uma das dicas que fornecemos e não deixe de contar com a ajuda de uma agência nessa caminhada. Entre em contato agora com um de nossos especialistas para ver como podemos ajudá-lo!

E aí, pronto para desenvolver o seu fluxo de nutrição para imobiliárias.