Instagram Ads: como ter uma estratégia assertiva e bons resultados?

Você utiliza as redes sociais para divulgar a sua empresa ou produtos? Se a sua resposta é não, saiba que está perdendo muito tempo e dinheiro! As redes são ótimas estratégias de marketing digital e possuem um alcance incrível.

Dentro das possibilidades, o Instagram vem crescendo bastante. Segundo dados divulgados pela equipe da plataforma, em todo o mundo já são 800 milhões de usuários ativos. O Brasil é o país com o segundo maior número de cadastros, chegando aos 50 milhões.

Esses números mostram o grande potencial, e para utilizar todos os recursos disponíveis é preciso entender muito bem o que é o Instagram Ads e como criar as campanhas. Por isso, criamos este artigo com as principais informações. Confira!

O que é o Instagram Ads?

De forma similar ao Facebook Ads, o Instagram Ads é a central de criação dos anúncios dentro da plataforma. Toda a campanha é configurada e lançada de acordo com os objetivos que você espera alcançar.

Esse recurso foi lançado no Brasil em 2015 e de lá para cá as empresas estão, cada vez mais, incorporando a estratégia para alcançar bons resultados, seja aumentar as visitas no site, divulgar vídeos de produtos ou otimizar as conversões.

Por que usar essa rede social para anunciar?

Além da quantidade de usuários que já mostramos, o grande diferencial do Instagram é o apelo visual. Diferentemente do Facebook, que aceita vários tipos de postagens, como textos, imagens e vídeos, o Insta, como é carinhosamente chamado pelo público, é fomentado com imagens e vídeos curtos.

Esses tipos de mídia conseguem atingir um ótimo engajamento dos usuários, fazendo com que eles interajam com o conteúdo da marca e tome uma ação posterior.

Outro benefício do Instagram é que ele é conectado com outras redes sociais, como o Twitter e Facebook. Então, ao postar nessas redes você tem a opção de compartilhar o material, facilitando o trabalho nas mídias.

Como criar um anúncio?

Agora que você já sabe o que representa o Instagram Ads e por que deve utilizá-lo, mostraremos como criar os seus primeiros anúncios. Confira o passo a passo:

Crie uma conta no gerenciador de negócios do Facebook

Você precisa entrar no gerenciador de negócios do Facebook e criar uma conta. Você terá um perfil para a sua empresa, preenchendo os campos obrigatórios.

Configure a conta do Instagram

Dentro do gerenciador de negócios, clique em “contas do Instagram”.

Crie sua campanha

Aqui você deve clicar na opção de criar campanha, selecionar o tipo de anúncio que deseja e o objetivo. Tenha muita atenção com a sua meta, pois isso terá impacto direto nos resultados.

Defina o orçamento da campanha

Assim como em outras estratégias de campanhas patrocinadas, você define o quanto deseja e pode gastar. Então, defina o valor e as datas de início e fim da estratégia.

Segmente seu público-alvo

Essa etapa é crucial para ter sucesso no Instagram Ads.

Defina muito bem as características das pessoas que você deseja atingir, senão pode gastar tempo e dinheiro com quem não tem interesse ou condição de adquirir suas soluções.

Você pode selecionar a faixa etária, gênero, localização geográfica, interesses, dispositivos de acesso, público personalizado (representa as pessoas que já acessaram seu site ou uma lista de leads), público semelhante (se já possui uma campanha criada e quer selecionar as mesmas características do público anterior).

Altere o posicionamento da campanha

Você pode usar a mesma campanha em redes sociais diferentes, como já dissemos. Porém, é recomendável entender muito bem as características e limitações de cada plataforma para ter uma melhor utilização. Por isso, recomendamos que você direcione essa campanha só para o Instagram.

Crie seu anúncio

Para criar o seu anúncio no Instagram Ads você possui duas opções: ou cria o anúncio a partir do zero, totalmente novo — e para isso terá que selecionar o tipo de mídia, se será com fotos, vídeos ou ainda o carrosse e os textos — ou impulsiona uma publicação já presente na sua página ou perfil.

Você terá que escolher a CTA — Call To Action — para o seu anúncio. Ela representa um breve texto que estará posicionado ao final do material, indicando uma ação a ser tomada pelo usuário. Alguns exemplos são:

  • visite o nosso site;
  • assine nossa newsletter;
  • entre em contato com nossa empresa;
  • siga nossa página;
  • baixe um e-book;
  • conheça nossos produtos;
  • entre outros.

A CTA deve estar alinhada ao objetivo que você traçou no início da criação da campanha.

Faça uma revisão da campanha e publique

Quando chegar neste estágio, seu anúncio no Instagram Ads está quase pronto para ser lançado. Porém, é importante que você faça uma revisão. Analise cada ponto que destacamos, principalmente o objetivo, orçamento, segmentação do público-alvo e o conteúdo do anúncio.

Se tudo estiver certo, clique em publicar e o seu anúncio será gerado!

Como alcançar melhores resultados com o Instagram Ads?

Você já viu todo o passo a passo para criar o seu primeiro anúncio na rede social. Agora, mostraremos algumas dicas para que você otimize as campanhas e melhore a relação de retorno sobre o investimento. Veja:

Planeje sua campanha com os objetivos de marketing e vendas

O Instagram Ads será uma estratégia que você utilizará para aumentar as vendas, diretamente ou indiretamente. Então, nada mais interessante que manter essa ação alinhada com suas equipes de marketing e vendas.

O objetivo da campanha, assim como a definição do público, deve ser muito bem planejado de acordo com o momento da empresa e suas metas.

Use imagens de alta qualidade

O Instagram é focado no visual, por isso, se você não priorizar imagens de alta qualidade, seus anúncios não conseguirão atrair a atenção das pessoas.

Portanto, preze por bons equipamentos e imagens bem chamativas.

Certifique-se de que suas páginas são responsivas

Se o seu objetivo é atrair mais visitantes para o seu site ou direcioná-los para uma landing page, certifique-se que suas páginas estão adaptadas para os dispositivos móveis. Isso é muito importante para aproveitar bem as oportunidades de mercado.

Sempre mensure os seus resultados

Por fim, não se esqueça de sempre mensurar os resultados. Analise como cada anúncio está desempenhando e gerando os efeitos. Busque otimizar as ações e aumentar a relação de retorno sobre o investimento das campanhas.

Portanto, como vimos em nosso artigo, o Instagram Ads é uma importante ferramenta para que as empresas consigam atrair novos consumidores e aumentar o conhecimento da marca e as vendas.

Para alcançar todos os benefícios possíveis, siga nosso passo a passo e crie a sua primeira campanha.

Não se esqueça de otimizar os anúncios para buscar melhores resultados!

Gostou do nosso conteúdo sobre o Instagram Ads? Então siga nossas redes sociais e não perca nenhuma atualização. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.