Machine Learning: a inteligência artificial no marketing digital

Se você está por dentro das novidades do mundo tecnológico, certamente já ouviu falar de machine learning. Além de ser um dos temas mais explorados na cultura pop, tem se mostrado uma inovação promissora para empreendedores que estão de olho no futuro.

Trata-se de uma aplicação de inteligência artificial usada para fazer com que sistemas computacionais atuem como se estivessem aprendendo com dados, ou seja, sem algum tipo de programação prévia.

Pareceu complicado? Não se preocupe! Ao longo do texto mostraremos como o conceito é bem simples. Continue a leitura e saiba mais!

Como o machine learning funciona?

Embora um mecanismo que aprenda automaticamente pareça ser coisa da ficção, na verdade é algo que está bem próximo da nossa realidade. O machine learning consiste em emular o aprendizado humano em máquinas.

No aprendizado supervisionado (supervised learning) as entradas (inputs) de exemplo são apresentadas junto a algumas saídas (outputs) para que o sistema identifique os padrões que levam a esse resultado.

Já no aprendizado não supervisionado (unsupervised learning) o sistema interage com informações não rotuladas, tendo uma assimilação de dados mais independente.

A grande vantagem aqui é que, diferentemente dos seres humanos, sistemas computacionais podem interagir com uma quantidade de informações absurda, permitindo várias aplicações interessantes, como veremos a seguir.

Quais são os benefícios dessa tecnologia?

Aliar o machine learning com o marketing digital pode criar uma estratégia poderosa. Essa forma de inovação permite que a análise de informações seja feita em uma velocidade cada vez mais impressionante, fazendo com que as empresas tenham uma presença virtual cada vez mais dinâmica.

Não é só o marketing que é beneficiado com essa tecnologia. O seu uso permite que a prospecção de clientes seja mais bem-feita, já que o registro de dados possibilita abordagens mais personalizadas.

Graças a esse nível de personalização automatizada, tanto as estratégias de inbound quanto as de outbound passam a se reinventar. Ou seja, uma nova forma de fazer marketing pode ser que esteja prestes a pintar por aí.

Adaptar a interação ao gosto do consumidor representa uma vantagem competitiva e o machine learning pode permitir que isso seja feito com muita eficácia, mesmo para um volume alto de leads.

Como implementar no meu processo produtivo?

Processos produtivos também podem sentir os efeitos do machine learning. O aprendizado de máquinas, como tem sido chamado em terras tupiniquins, permite um reconhecimento preciso de padrões.

Sabe quando sua empresa passa pelo mesmo tipo de problema, mas você nunca percebe quando ele está prestes a acontecer? Essa tecnologia permite que você identifique as características que assinalam o problema, facilitando a adoção de medidas preventivas.

Além de evitar erros, você pode passar a lidar com um processo produtivo mais veloz por meio da automação de novas áreas: uma boa aposta na redução de custos.

Como implementar na minha estratégia de marketing?

Mesmo para quem já tem uma presença digital estabelecida, investir em machine learning é possibilitar um registro rápido do comportamento de navegação dos seus potenciais clientes. Assim, toda a estratégia terá a persona como centro, gerando identificação com muito mais facilidade.

Além disso, você terá em mãos uma definição mais precisa dos perfis que convertem bem e uma ótima maneira de qualificar seus leads, segmentando seu público e atuando em um nicho de mercado mais específico.

Outro fator útil é a capacidade ilimitada de entrada de informações. É uma excelente maneira de otimizar pesquisas, ler tendências do mercado e saber para onde seu negócio está indo.

Quais são os outros usos para essa tecnologia?

Como você pode ver, o machine learning pode mudar completamente as formas de se fazer marketing hoje. Apresentar ofertas individualizadas com um nível de personalização alto era algo impensável há alguns anos.

Porém, seus usos não se resumem apenas em trazer clientes e aprimorar processos. A própria comunicação entre os setores pode se tornar mais harmônica. É uma forma efetiva de antecipar as necessidades e os problemas mais recorrentes de seus funcionários, oferecendo soluções melhores de maneira mais prática.

Esqueça aquela ideia de empresa com milhares de níveis hierárquicos distantes em que sua mensagem tem de passar por milhares de atendentes. O machine learning pode tornar esse tipo de estrutura ultrapassada.

Como implementar na minha gestão?

Você se lembra daquele ditado “o que não é mensurável, não é gerenciável”? O machine learning abre um leque de possibilidades para comportamentos preditivos: fica mais fácil prever indicativos, taxas, etc.

Em outras palavras, você passa a ter um melhor entendimento de como seus processos funcionam e como geri-los melhor. É a tecnologia mais adequada ao business analytics, uma administração que tende a se concentrar em dados e estatísticas.

O machine learning tem usos até para a segurança, podendo indicar com antecedência quais são as condições de riscos que causam os problemas mais frequentes, contribuindo para evitar complicações.

Onde isso está sendo feito hoje?

O uso em gigantes como o Google, por exemplo, começa a revolucionar as formas de lidar com SEO, além de usos mais específicos, como a busca por voz.

Os agricultores também não ficam de fora. A Monsanto, gigante da biotecnologia agrícola, já tem implementado medidas de machine learning para auxiliar na definição das melhores plantações.

Chatbots também são uma tendência. Os experimentos com essa tecnologia têm mudado o atendimento ao cliente em diversas empresas. Interfaces que adaptam sua linguagem aos usuários já são uma realidade em aplicativos como o SimSimi, por exemplo.

O machine learning pode ter usos incríveis para empreendedores dispostos a investir no futuro. Embora seja uma ideia ainda experimental, diversas iniciativas estão tendo bons resultados com o uso dela.

Não se esqueça que essa é apenas uma das inovações que permitem criar uma estratégia alinhada com a transformação digital. Há diversas outras que também podem mudar as coisas na sua empresa: big data, internet das coisas, business intelligence, realidade virtual, computação na nuvem, etc. Vale a pena dar uma olhada nelas!

E aí, o que achou desta tecnologia? Tem alguma dúvida sobre qual a melhor maneira de ser implementada no seu negócio? Deixe nos comentários!

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