7 maneiras de aumentar o tráfego orgânico do seu site e blog

Confira 7 maneiras de aumentar o trafego orgânico do seu site e blog

Confira 7 maneiras de aumentar o trafego orgânico do seu site e blog

Quais estratégias você utiliza para atrair mais visitantes para o seu e-commerce? Esta preocupação deve ser constante para os gestores e empreendedores. Imagine uma loja física sem consumidores dentro. Como ela faria as vendas? No ambiente online é similar. Aumentar o tráfego orgânico da sua empresa deve ser uma preocupação constante!

Por isso, no post de hoje vamos dar 7 dicas importantes para que você consiga trazer mais potenciais clientes ao seu site e blog. As formas de atrair mais visitantes de forma orgânica — não paga — são diversas. Confira!

 

1. Crie e compartilhe conteúdos relevantes

Você já deve ter pelo menos ouvido falar em Inbound Marketing. Essa transformação do mercado fez com que todo o foco das empresas saísse de seus produtos e passassem a ser o cliente e suas necessidades.

O coração do Inbound é a geração de conteúdos relevantes para o público-alvo. Com materiais ricos em informação, as pessoas conseguem estudar os seus problemas e partir em busca das melhores soluções, sem que um vendedor insistente force o seu caminho.

Quando uma marca cria um blog, por exemplo, e começa a disponibilizar conteúdos relevantes, o público é atraído e passa a interagir com a marca de forma mais sólida. Você estará investindo na qualificação dos seus contatos, deixando-os mais aptos para a decisão de compra.

Todo esse esforço terá como resultado um tráfego orgânico maior no seu site e no blog, fazendo com que mais oportunidades de vendas apareçam, além de tornar a sua empresa uma referência, conquistada com autoridade.

 

2. Utilize as redes sociais

Uma vez que os conteúdos foram criados, você precisará divulgá-los. As redes sociais são excelentes ferramentas para essa tarefa.

Entre na página do Facebook de uma marca, por exemplo, e veja quantas pessoas seguem suas publicações. O alcance das estratégias nessas plataformas é muito grande e isso pode ser feito sem investimento financeiro, com empenho e planejamento.

Cada rede social se porta de uma diferente forma. O Facebook é ótimo para postagem de conteúdos, em textos, imagens ou vídeos. Já o Instagram tem um apelo forte pelo visual, com imagens ou vídeos curtos. O Twitter já segue outra linha, a da comunicação objetiva.

Portanto, o primeiro passo para utilizar as redes de forma eficiente é conhecê-las, saber de suas características e limitações. Assim, você pode adaptar o seu conteúdo de acordo com o meio de comunicação que quer utilizar e aos poucos aumentar o tráfego orgânico de forma consistente.

 

3. Mantenha uma boa frequência de postagens

Para, de fato, aumentar o tráfego orgânico do seu site publicando conteúdos nas redes sociais, você deve saber que essas plataformas possuem uma dinâmica feroz. Uma imagem postada hoje no Instagram já pode ser considerada antiga daqui a 2 dias.

Por isso, crie um calendário editorial. Planeje a criação e disponibilização dos seus conteúdos para que o público receba o material de forma constante.

O segredo é entender a dinâmica de cada meio de comunicação e encontrar o equilíbrio, sem se ausentar demais, mas não sendo chato ao ponto de afastar seus contatos.

 

4. Varie os tipos de mídia

Outra dica para aumentar o tráfego orgânico da sua empresa é variar o tipo de conteúdo. Uma imagem, um texto, vídeo, infográfico, uma live. As possibilidades são diversas.

É muito interessante que você varie a criação dos seus conteúdos, explorando cada tipo de mídia.

De acordo com o assunto do seu material, um vídeo pode ser mais interessante que um texto, ou vice e versa.

Criando e divulgando essa variação, você consegue identificar o que mais engaja o seu público, concentrando naquilo que realmente gera resultado.

Outro ponto interessante é o tamanho do conteúdo. Avalie o que mais atrai o seu público, se é um texto curto, médio ou longo.

 

5. Aplique as técnicas de SEO

Neste artigo, estamos falando sobre maneiras eficientes de aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog. E, se você realmente quer atingir esse objetivo, precisa entender e aplicar as técnicas de SEO — Search Engine Optimization.

Esse conjunto de técnicas visam posicionar as suas páginas entre os primeiros lugares dos resultados da busca orgânica.

De acordo com um estudo da Chitika, a primeira página de respostas do Google concentra 91,5% dos cliques. Então, se os seus domínios não estão posicionados entre esses primeiros lugares, você está perdendo grandes oportunidades.

Vamos a outros dados da mesma pesquisa: a primeira posição da página recebe 32,5% dos visitantes, enquanto o segundo lugar concentra aproximadamente 18% e o terceiro 11,4%. Esses dados mostram que é fundamental estar na primeira página, mas que, além disso, você deve ocupar as primeiras posições!

Então, as técnicas de SEO visam melhorar a encontrabilidade do seu site pelos mecanismos de busca do Google e demais plataformas. Essas técnicas vão desde a utilização correta das palavras-chave, otimização das imagens e uso de link building, até a própria usabilidade do domínio e a presença do público.

É importante salientar que aplicar o SEO deve ser um trabalho constante, com resultados a médio e longo prazo. Portanto, não abandone essa estratégia se os resultados não aparecerem rapidamente. Continue otimizando e você se surpreenderá!

 

6. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das técnicas mais antigas, porém uma das mais eficazes. Enviando o conteúdo certo para as pessoas certas você consegue atrair e aumentar bastante o tráfego orgânico do site.

O primeiro passo para isso é criar uma boa lista de contatos. Mas, atenção, crie essa lista de forma segmentada. Quando grupos são definidos com características similares, você passa a ter a possibilidade de ser mais certeiro nos e-mails.

Afinal, não faz sentido enviar um conteúdo de topo do funil, da fase de conhecimento, para um lead que está tomando a sua decisão de compra.

 

7. Controle e analise os indicadores

A nossa última dica para aumentar o tráfego orgânico do seu site serve não só para essa estratégia, mas para todas. Crie o hábito de monitorar os seus principais indicadores, aqueles que têm influência no seu objetivo.

Se você não monitora o desempenho das ações, fica impossível avaliar como as suas ações estão gerando retorno e como otimizar seus recursos.

Ao definir o objetivo, avalie o que tem interferência. Por exemplo, se você quer aumentar as vendas no seu e-commerce, o número de visitantes no site tem uma relação direta com o resultado. Então, ele é um bom indicador a se controlar.

No post de hoje vimos que há diferentes formas de aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog e que esse objetivo deve ser sempre trabalhado. Afinal, aumentando o número de visitantes, a probabilidade de vender mais também cresce.

Para isso, crie e compartilhe conteúdos relevantes, utilize as redes sociais, mantenha uma boa frequência de postagens e varie os tipos de mídias. Sempre aplique as técnicas de SEO, utilize o e-mail marketing e defina e controle os indicadores do seu negócio.

 

Seguindo estas dicas, você alcançará um público maior e o resultado será visto na lucratividade do seu negócio.

Gostou do nosso artigo com as 7 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site? Então compartilhe em suas redes sociais e passe o conhecimento aos seus amigos!

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