Marketing digital: o segredo para vender mais no final do ano

Marketing digital: o segredo para vender mais no final do ano

Não é novidade que o comércio bomba com as festas do fim de ano. Entretanto, o aumento das vendas cresce na mesma proporção que a concorrência, pois todos os setores aproveitam esse período do ano para lucrar mais. Por causa disso, é fundamental investir em ações para atrair mais clientes.

O marketing digital é uma alternativa que tem sido amplamente utilizada por várias empresas quando o assunto é divulgação, atração de clientes e aumento das vendas.

Isso porque é uma estratégia acessível pelo seu baixo custo, em relação a outras mídias de comunicação, e tem revelado resultados surpreendentes com o seu alto poder de segmentação do público, alcance e possibilidade de mensurar o retorno das campanhas.

Quer saber como vender mais no final do ano com o marketing digital? Continue a leitura e conheça as melhores estratégias!

Links patrocinados

A internet mudou completamente a forma de consumo. Prova disso é que 47% dos consumidores com acesso à internet realizam pesquisas na rede antes de comprar em uma loja física, de acordo com o levantamento feito pela SPC Brasil, em parceria com a CNDL.

Desse modo, é imprescindível ser visto quando um usuário faz uma pesquisa em um mecanismo de busca, como o Google. Uma das opções para isso são os links patrocinados que, basicamente, são anúncios pagos que têm como objetivo principal a geração de maior número de conversões em um site.

Uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é links patrocinados é o Google Adwords, por oferecer os melhores recursos, além de o Google ser o buscador que mais cresce mundialmente.

A ferramenta funciona assim: você cria campanhas e escolhe as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, como produtos e serviços. Assim, quando algum usuário pesquisar uma palavra-chave que foi selecionada na sua campanha, o seu anúncio aparecerá entre os resultados no topo do buscador.

É claro que não é tão simples assim! Existem estratégias para que os seus anúncios sejam mais relevantes, e também todo um processo de configuração da campanha. Mas o interessante dos links patrocinados é que, além de ser destaque nos primeiros resultados, o seu anúncio aparece exatamente no momento em que um usuário está procurando um produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Rede de display

Os anúncios da rede de display são um dos formatos disponíveis também no Google Adwords, mas funcionam de maneira diferente dos links patrocinados.

Basicamente, a rede de display é composta por sites que são parceiros do Google — páginas que são criadas pela própria empresa, como Youtube, Blogger, Gmail, entre outras bastante conhecidas. Há também os sites/blogs parceiros que se associam ao Google por meio do seu programa de afiliados e têm permissão para exibir anúncios.

Para você entender melhor: sabe aqueles anúncios que aparecem em cima dos seus e-mails nas abas “Social” e “Promoções”, no Gmail? Ou os anúncios relacionados aos assuntos que você já pesquisou, como da Netshoes, após ter buscado sobre tênis? Esses são os anúncios da rede de display.

Essa opção também tem alto poder de segmentação, e apenas a pessoa que realmente tem interesse no seu produto ou serviço é que verá o seu anúncio. Além disso, com a rede de display, há diversos formatos para anunciar, como textos, gráficos e banners, possibilitando que você escolha o que melhor se adéque à preferência do seu público.

Retargeting

O retargeting é mais uma função do Google Adwords, que tem como objetivo impactar um usuário da web com alguma estratégia baseada no seu histórico de navegação.

Por exemplo: um usuário está navegando em um site ou rede social e é impactado por um banner de uma loja de roupas esportivas com um produto de R$ 200. Ele não clica e vai para outra página.

Depois disso, é exibido um novo banner com um produto relacionado por R$ 150 e, mais uma vez, o usuário não clica, indo para outra página, que, por sua vez, tem mais um banner com um item por R$ 100 que, finalmente, é clicado.

Ou seja, com o retargeting você tem a possibilidade de tentar vender novamente um produto para uma pessoa que já teve interesse nele anteriormente.

Anúncios no Facebook

O Facebook também permite que sejam veiculados anúncios pagos, com a plataforma Facebook Ads. Isso é mais uma grande estratégia do marketing digital, já que a rede social atualmente é a maior do mundo, com dois bilhões de usuários ativos todos os meses, conforme o último levantamento divulgado pela empresa.

A plataforma dispõe de várias funcionalidades para ajudar na criação de campanhas no canal. Para começar, existem diversos formatos de anúncios que você pode escolher, conforme o seu objetivo principal.

Há a opção de “vendas do catálogo de produtos”, que possibilita a criação de anúncios que mostram os produtos do seu catálogo de acordo com o seu público-alvo. Esse formato armazena todos os dados dos itens que você deseja anunciar no Facebook. Existem outros tipos de anúncios, como impulsionar publicações, instalação do aplicativo, geração de cadastros e muito mais.

Ao criar um anúncio, você poderá também segmentar o público que quer atingir. Para isso há várias especificações para detalhar o perfil do usuário, como sexo, localidade, preferências etc.

E-mail marketing

Por muito tempo, o e-mail marketing foi visto como sinônimo de spam. Hoje, a sua fama mudou, e é uma das principais ferramentas do marketing digital. Isso não é à toa, já que os resultados são realmente surpreendentes!

Uma pesquisa realizada pela Convince&Convert revela que os consumidores que compram produtos vistos por meio de e-mail marketing gastam 138% mais que os que não recebem mensagens promocionais por e-mail.

Como a ideia é utilizar a ferramenta para vender mais no fim do ano, existem algumas estratégias interessantes para conseguir resultados rápidos, como o envio de ofertas, promoções, cupons de descontos etc.

Além disso, o e-mail marketing pode (e deve) ser utilizado também como um canal de comunicação entre a empresa, seus clientes e potenciais clientes, enviando conteúdos úteis, últimas novidades dos seus negócios e lançamentos de produtos.

Pronto! Estas são algumas das melhores estratégias de marketing digital. É importante ressaltar que, para todas elas, é necessário conhecimento prévio para alcançar resultados realmente efetivos. A boa notícia é que existem agências especialistas em marketing on-line para ajudar pequenas e médias empresas nessa empreitada. Vale a pena conhecer!

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