O papel da inteligência artificial no marketing digital

Quando se pensa em Inteligência Artificial, logo vem à mente imagens de filmes de ficção científica, em que robôs desenvolvem inteligência superior à dos humanos e usam-na para dominar o mundo e extinguir a humanidade. Porém, ela deixou de ser um material de imaginação futurista e já é uma realidade. Inclusive, está presente conosco o tempo inteiro! Mas não se preocupe, nós não vamos ser dominados pelas máquinas… por enquanto! Elas ainda são nossas amigas e nos ajudam, principalmente quando o assunto é Marketing Digital. Separamos alguns tópicos que falam sobre o papel da inteligência artificial no marketing digital. Confira:

Tecnologia de otimização de palavras-chave

Não poderíamos falar de inteligência artificial sem falar de uma tecnologia de ponta que você pode encontrar na própria Reach. O sistema de análise de campanhas identifica as palavras-chave mais proeminentes, assim como os melhores horários e dias para uso, e otimiza a distribuição do investimento da sua campanha de forma a trazer o maior retorno possível.

Você pode saber mais sobre essa tecnologia e como ela pode ajudar a trazer mais clientes para seu negócio clicando aqui.

Automação do atendimento

O atendimento humanizado é muito importante para o desenvolvimento de um relacionamento agradável com o consumidor. Porém, certas dúvidas e problemas frequentes podem gastar o tempo, muitas vezes apertado, de um funcionário da empresa, e isso prejudica o negócio. Para isso existe o atendimento otimizado, com a finalidade de sanar essas dúvidas e problemas frequentes, economizando o tempo dos funcionários e otimizando o atendimento, tornando-o instantâneo e dinâmico.

Uma pesquisa realizada pela Gartner Inc. diz que, em 2020, cerca de 85% das interações dos consumidores com as marcas serão feitas com Inteligência Artificial.

Sua empresa também pode automatizar o atendimento utilizando o Assistente Virtual da Reach! Não dá para ficar sem um desses para atender aos seus clientes de forma rápida, prática e despreocupada. Saiba mais clicando aqui.

Machine Learning

A tecnologia de Machine Learning caminha lado a lado com as Inteligências Artificiais. Ela consiste em uma série de algoritmos que dão ao sistema a habilidade de aprender sem a necessidade de ser programado. Ou seja, a máquina aprende a identificar padrões, fazer previsões altamente precisas e até tomar decisões sem a interferência humana.

Claro, não dá para dizer que a máquina pode reproduzir ou até mesmo superar a mente humana, afinal a criatividade dos seres humanos ainda é algo que não pode ser superado por uma Inteligência Artificial. Porém ainda é de grande ajuda, pois consegue realizar diversas tarefas em uma maior escala, de forma mais rápida, e libera os humanos para fazer coisas mais complexas.

Análise de dados e segmentação de público

Você já esteve navegando na internet e teve a impressão que, de alguma forma, a rede estava lendo a sua mente, oferecendo exatamente os produtos, serviços ou informações que você precisava ou desejava? Não é coincidência! Quando você acessa sites, faz pesquisas e se interessa por produtos, seus dados são gravados e analisados por uma inteligência artificial, que analisa seu histórico e expõe produtos e informações que são de seu interesse para que você os deseje e efetue a compra.

Essa tecnologia de Inteligência Artificial é de extrema ajuda para ambos os lados, pois segmenta o público para a empresa e ainda faz o consumidor encontrar, com facilidade, aquilo que está buscando.