O que o seu atendimento diz sobre a sua empresa

O modo como você trata seu cliente pode dizer muito sobre seu negócio e ajuda no boca a boca. Geralmente, é uma boa estratégia de atendimento aos clientes que os fazem comprar novamente e contar para os outros sobre você. Então, o que você quer que seu atendimento ao cliente diga sobre você?

Seja um bom ouvinte:

Os clientes gostam de ver que você está interessando no que eles têm a dizer, sejam coisas boas ou ruins. É vital para a sua estratégia de atendimento estabelecer pesquisas de satisfação do cliente, analisar as menções de sua empresa nas redes sociais, ver as críticas em sites e até mesmo consultar seus funcionários para saber o que seus clientes estão dizendo. Leve os comentários a sério e se houver alguma reclamação legítima, responda o quanto antes, seja online ou offline. Mas tão importante quanto lidar com as queixas é aprender com os próprios erros. Assim você pode melhorar o atendimento ao cliente nos pontos falhos. Uma vez que você realmente resolve os problemas e não apenas os responde, você vai se surpreender de como os comentários sobre a sua empresa serão positivos.

Você se preocupa com seus clientes?

A verdade é que os consumidores procuram saber se há uma pessoa responsável pelo relacionamento com o cliente no seu negócio, e se você está investindo em melhorar o seu relacionamento com eles. Portanto, é muito importante você se esforçar ao máximo para tratar seus clientes assim como você trataria seus amigos. Um passo importante é atender seu cliente da forma mais amigável possível quando ele ligar ou visitar sua loja e tenha certeza que seus funcionários farão o mesmo. Além disso, faça um atendimento personalizado, bem como retornar o contato quando eles ligam ou falar com o cliente para saber se está tudo correto após uma compra recente. Enviar um e-mail personalizado, um cartão postal ou fazer uma ligação pode ser o suficiente para que você consiga fidelizar esse cliente e fazer com que ele compre novamente com você além de falar muito bem de você em para outras pessoas.

Foque em seus empregados:

Às vezes, um bom atendimento ao cliente começa pelos seus funcionários. Veja a Southwest Airlines: sua filosofia de atendimento gira em torno de vender uma imagem de empresa divertida, bem preparada e com funcionários de ótima postura. Mas você não pode confiar que seus empregados vão sempre oferecer um ótimo atendimento ao seu cliente a menos que você tenha as ferramentas certas para isso. Prepare sua equipe com o treinamento correto e esclareça sua política de atendimento para garantir que eles tenham todas as ferramentas necessárias para realizar o atendimento da melhor maneira possível. Ensine-os a como cumprimentar seus clientes pessoalmente ou por telefone, como lidar com problemas de clientes insatisfeitos ou irritados. Forneça incentivos para manter seu serviço excelente e monitore seus funcionários com frequência. Mesmo se você tiver uma política de atendimento bem estruturada, às vezes seus funcionários podem comprometer o seu atendimento ao cliente.

Seja socialmente acessível:

Não é nenhum segredo que as mídias sociais se tornaram um veículo muito importante para falar sobre o atendimento ao consumidor. É fundamental estar disponível para os seus clientes nas mídias sociais, a fim de desenvolver uma boa relação com eles. É por isso que as PME’s deveriam adotar o uso das mídias sociais como estratégia, facilitando o contato direto com os clientes, descobrindo questões operacionais e resolvendo problemas antes que eles se tornem irreversíveis. Por serem mais acessíveis, as mídias sociais é o lugar onde os clientes passam bastante tempo navegando, sendo assim você pode estimula-los a falar bem do seu serviço criando uma boa reputação para o seu negócio.

Como você já sabe o atendimento ao cliente tem uma importância muito grande. Ao oferecer um serviço de boa qualidade, você pode fazer seus consumidores falarem sobre você em seu circulo social, facilitando o boca a boca e até mesmo reduzindo a necessidade de publicidade tradicional.

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