Os 5 erros mais comuns ao anunciar no Google

Os 5 erros mais comuns ao anunciar no Google
Originalmente publicado por ReachLocal Brasil, em 29 de novembro de 2016.

 

O Google Adwords se tornou uma das ferramentas de marketing digital mais importantes da atualidade, principalmente devido a sua acessibilidade e facilidade. Porém, não se engane. Uma campanha mal gerenciada pode fazer com que seus resultados evaporem, assim como seu orçamento.

Com anos de experiência gerenciando campanhas, vemos constantemente esses 5 erros acontecendo em contas de iniciantes em Google. Vamos a eles:

 

1 – Direcionar o usuário para a página inicial ao invés de utilizar uma Landing Page

Esse é certamente um dos erros mais comuns. Quando se cria um anúncio no Google, geralmente ele é direcionado para uma oferta específica. Quando o usuário clica nesse anúncio, ele espera ser levado a uma página que contenha somente o produto ou serviço que o link prometia. Por exemplo, se o usuário abre um anúncio sobre “SmartTV  40 polegadas”, você não deve enviar esse usuário para a home page de seu site e esperar que ele encontre a TV que ele procura por lá.

O correto é criar uma Landing Page, uma página específica para aquela oferta. Uma Landing Page é construída com foco em fazer com que o visitante se inscreva ou compre o que o anúncio está ofertando, sem distraí-lo. Por conta disso, elas apresentam um índice de conversão muito maior.

 

2 – Escolher mal as palavras-chave

A escolha correta das palavras-chave vai determinar se o seu anúncio irá gerar potencias clientes ou cliques desnecessários que irão consumir seu orçamento rapidamente. As palavras-chave precisam representar exatamente o que sua empresa está oferecendo e quanto mais específica ela for, melhor.

Por exemplo, se sua empresa comercializa semi joias, a palavra-chave “comprar semi joias” é melhor do que simplesmente “semi joias”. Já palavras que invalidam seus anúncios podem ser adicionadas como palavras-chave negativas, como “revender semi joias”, caso sua empresa não trabalha com revenda. Vale a pena investir um bom tempo pensando em quais termos representam melhor o seu negócio, sob a perspectiva do seu público.

 

3 – Não acompanhar os resultados e melhorar os anúncios

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a sua possibilidade de mensuração e acompanhamento. O Google Adwords oferece inúmeros relatórios que permitem obter todos os tipos de informações e análises a respeito de seus anúncios. É possível integra-lo ao Google Analytics e obter ainda mais informações comportamentais sobre seu público.

Mesmo assim, muitos empreendedores não tem tempo para entender essas métricas e utiliza-las para conhecer melhor seu público e melhorar o anúncio. Como consequência, a conta fica abandonada e os resultados e a performance são prejudicadas.

 

4 – Errar na segmentação

Que tal tentar atrair clientes do Rio de janeiro para almoçarem em seu restaurante em São Paulo? É bem improvável que alguém vá, certo? Um erro comum com iniciantes no Google é errar na segmentação do anúncio e tentar vender produtos e serviços para um público pouco relevante.

Vamos supor que você tenha um restaurante no bairro da Liberdade, em São Paulo. Para segmentar seu anúncio, o mais indicado é escolher um raio de 25 km do local para exibição desse anuncio, com horário das das 11h até as 13h, pois são esse é o período em que as pessoas mais costumam procurar por restaurantes para almoçar. Logo, a probabilidade de que seu anúncio seja relevante para um público nesse horário é muito maior.

 

5 – Investir pouco e esperar muito

Como qualquer outro tipo de investimento, os resultados são do tamanho de seu investimento. Se sua empresa investir pouco, o retorno será tímido. Nós recomendados um investimento mínimo de R$ 500,00 para que seja possível distribuir essa quantia em um mês e assim conseguir fazer com que seus anúncios sejam exibidos diversas vezes por dia para muitos potenciais clientes.

Além disso, existe os fatores “dedicação” e “tempo”. Criar a campanha e esperar que ela gere resultados sozinha é, no mínimo, muito equivocado. Para que haja um retorno realmente positivo, é preciso dedicar muitas horas por semana testando e aprimorando novas abordagens de anúncio.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado. Se inscreva em nossa newsletter para receber mais dicas valiosas como essa!

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