Os 8 melhores plugins de WordPress para otimizar o desempenho do seu site

os-8-melhores-plugins-de-wordpress-para-otimizar-o-desempenho-do-seu-site

Ter um blog ou site é uma das melhores maneiras de divulgar a sua empresa, o que torna essa ferramenta indispensável para uma estratégia de Marketing Digital. E o WordPress é reconhecidamente uma das mais eficientes plataformas para a publicação do seu conteúdo, pois é simples, intuitivo e muito poderoso. Mas ele pode se tornar ainda melhor com o uso de plugins de WordPress.

Os plugins são pequenos programas que você instala dentro dessa plataforma para incluir funcionalidades que não estão disponíveis na versão original.

A instalação de alguns deles pode melhorar consideravelmente o desempenho do seu site de maneira simples e gratuita (alguns possuem versões Premium – pagas – mas geralmente as versões gratuitas atendem bem às suas necessidades).

 

Os plugins de WordPress que você não pode deixar de instalar no seu site

Preparamos para você uma lista com os melhores plugins. Confira as nossas sugestões e não deixe de instalá-los para melhorar o desempenho do seu site:

 

1. WordPress SEO (by Yoast)

O WordPress SEO é um dos mais populares plugins de WordPress por conta da sua simplicidade de uso e resultados excepcionais. Ele permite que você otimize o conteúdo do seu blog ou site para que tenha melhor desempenho nos buscadores: você escolhe qual é a palavra-chave de cada página e pode configurar todo o conteúdo para que fique de acordo com os parâmetros do Google.

Além disso, o plugin oferece diagnósticos de SEO e de legibilidade do conteúdo para que você possa fazer as mudanças necessárias antes da publicação.

Baixe aqui.

 

2. W3 Total Cache

A velocidade de carregamento do seu site ou blog é um ponto crucial para o sucesso, já que os usuários costumam desistir de visitar páginas que não exibem o conteúdo imediatamente. O W3 Total Cache é um plugin que pode ajudar nesse quesito, já que ele guarda todos os aspectos do seu site em cache, o que torna o carregamento muito mais rápido.

Seu uso aumenta a velocidade do site drasticamente e oferece uma experiência muito mais agradável para os visitantes do site.

Baixe aqui.

 

3. SEO Friendly Images

As imagens também causam um impacto tremendo no SEO do seu site ou blog, já que as buscas por imagens no Google influenciam o número de visitas que você recebe. E o plugin SEO Friendly Images ajuda a tornar cada imagem da sua página mais visível para os mecanismos de buscas, fazendo automaticamente as mudanças necessárias nas tags Alt e Title das fotos publicadas.

Dessa maneira, você tem uma tarefa a menos na hora de publicar seus artigos, e de quebra tem um resultado ainda melhor no Google e outros buscadores.

Baixe aqui.

 

4. Akismet

Os SPAM são uma grande praga da internet, e podem poluir bastante a área de comentários do seu site ou blog, além de consumir os seus recursos de banco de dados e largura de banda. Mas existe uma maneira bastante eficiente de manter os SPAM longe do seu site: usar o plugin Akismet.

Ele geralmente vem pré-instalado no WordPress, mas é necessário ativá-lo com uma chave de acesso. Não deixe de fazer isso, assim você protege o seu site e poupa seu precioso tempo. Caso seja necessário instalar o Akismet, baixe-o aqui.

 

5. Disqus

Existem algumas opções de sistemas de comentários disponíveis, inclusive um que já vem instalado no WordPress. Mas, na nossa opinião, o Disqus é o mais completo pelas funcionalidades que oferece.

Com ele, os usuários podem postar textos e imagens nos comentários, e também votar nos que mais gostam. Dessa maneira você pode exibir os melhores comentários primeiro, e não os mais recentes – o que gera ainda mais interação nos seus posts. Caso você tenha um volume muito grande de comentários, também é possível determinar quantos serão exibidos na sua página.

Baixe aqui.

 

6. Google Analytics for WordPress (by Yoast)

Instalar o Google Analytics em seu site ou blog é fundamental para acompanhar as métricas dos seus posts e saber quais conteúdos funcionam melhor entre seu público. O plugin Google Analytics for WordPress (by Yoast), entretanto, vai além e oferece poderosas ferramentas de acompanhamento.

Criado pela mesma equipe do WordPress SEO, esse plugin acompanha links externos apontando para seu blog; permite configurar variáveis customizadas (como nome do autor, categorias, ano de publicação); ignora dados de visitas do administrador do site; acompanha o download de arquivos como .xls, .doc, .exe e .pdf, entre outros; e também oferece a possibilidade de rastrear links internos como sendo externos.

Baixe aqui.

 

7. Flare

Incentivar o compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais é uma excelente maneira de conquistar uma audiência ainda maior para o seu site ou blog. Caso o seu tema do WordPress não possua os links de compartilhamento, instalar o plugin Flare é a solução para ter botões para os leitores postarem seu conteúdo automaticamente, de maneira rápida e fácil.

O plugin exibe botões para compartilhamento no Facebook, Twitter e outras redes sociais em cada página do site.

Baixe aqui.

 

8. CloudFlare

O CloudFlare é um dos melhores plugins de WordPress e oferece muita segurança para o seu site ou blog, já que um de seus benefícios é a garantia de manter o seu site sempre online, mesmo quando o servidor estiver fora do ar.

Isso é possível porque o plugin integra o seu site ao sistema CloudFlare, uma plataforma de otimização de sites. Além de manter sua página sempre no ar, ele oferece outras vantagens, como carregamento mais rápido, proteção contra hackers, SPAM, e contra tráfego muito alto em um período curto de tempo, o que pode causar instabilidades no seu servidor.

O uso do CloudFlare é bastante simples: não é necessária nenhuma instalação após a sincronização do seu site com o sistema. A interface é bastante intuitiva, com botões de ligar e desligar disponíveis para os usuários.

Baixe aqui.

 

Gostou da nossa lista com os melhores plugins de WordPress? Não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades do universo do Marketing Digital! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>