Porque contratar uma Agência Digital para cuidar da minha estratégia?

O marketing digital apresenta diversas oportunidades para as empresas. Com os recursos disponíveis, é possível alcançar uma posição de destaque no mercado, atraindo a preferência dos consumidores, aumentando as vendas e a lucratividade do negócio. Porém, para que todas as oportunidades sejam aproveitadas da melhor maneira, é recomendado contar com a ajuda de uma agência digital.

Uma agência é capaz de planejar, executar e monitorar as estratégias. Ela possui uma equipe de profissionais com todos os recursos necessários para gerar ótimos resultados, criando um sistema integrado de marketing. Esse sistema atua em três pilares do marketing digital, são eles:

  • a construção de presença na internet;
  • a gestão de leads e a automação de marketing;
  • e a criação de anúncios na web.

Esses três campos citados são fundamentais para as empresas que pretendem expandir o seu negócio, atuando e interagindo com o público nos diferentes canais de comunicação que os recursos online podem proporcionar.

Então, para que fique claro como uma agência digital pode ajudar a transformar o seu negócio em uma máquina de vendas, criamos esse guia completo, mostrando quais são os trabalhos desenvolvidos e o que cada um deles pode gerar ao seu empreendimento. Acompanhe o conteúdo para tirar todas as suas dúvidas!

1. Construção de Presença na Internet

Hoje não é mais possível que uma empresa tenha êxito se ela não estiver presente na internet. Como consumidores, usamos os recursos online no dia a dia para buscar informações, tirar dúvidas, interagir com outras pessoas e para facilitar as operações.

Para as organizações, é muito importante planejar e construir uma boa presença online. Não basta criar um site e esperar que seus números decolem. É preciso acompanhar as tendências e pensar na experiência do cliente.

As ferramentas são diversas e saber utilizar cada uma delas pode fazer total diferença nos resultados. Então, vamos ver quais são as mais utilizadas pelas agências digitais na construção da presença da sua empresa na internet:

1.1. Aplicativo Mobile

Estamos usando cada vez mais os nossos dispositivos móveis para as tarefas do dia a dia. Procurar por notícias, navegar pela internet, conferir as redes sociais, manter contato com os amigos, fazer transações bancárias e outras aplicações são exemplos de como utilizamos nossos smartphones ou tablets.

Então, se esses aparelhos possuem grande representatividade, é preciso criar aplicativos mobile para as empresas que querem conquistar uma posição de destaque no mercado.

Um aplicativo cria facilidades de navegação e permite que o público esteja sempre informado das novidades da marca. Isso melhora muito o relacionamento dos clientes com a marca, possibilitando a fidelização deles.

Porém, criar um aplicativo pode não ser uma tarefa tão simples, e as agências possuem todo o conhecimento para isso. Elas planejarão cada interação e utilização, de modo a gerar uma melhor experiência ao usuário e promover a empresa.

Veja os benefícios do aplicativo mobile:

  • clareza na comunicação;
  • atendimento rápido e eficiente;
  • possibilidade de leitura offline;
  • melhora no relacionamento do cliente com a empresa.

1.2. Website Responsivo

Devido a utilização dos dispositivos móveis nas várias atividades do dia a dia, torna-se fundamental pensar em websites responsivos. Trata-se de um domínio que se adapta à tela dos mobiles, independentemente do tamanho. Essa adaptação faz com que a leitura e utilização mantenha o nível de qualidade e facilidade, como se tivesse sido aberto em um computador desktop.

Não criar ambientes responsivos dificulta muito o acesso, criando limitadores ao seu negócio. Você perde um número bastante significativo de consumidores que poderiam se tornar clientes fiéis da marca. Além disso, quando uma empresa investe em sites responsivos, ela passa credibilidade ao público, conquistando confiança.

Veja os benefícios do website responsivo:

  • melhor posicionamento na busca orgânica;
  • melhor experiência ao consumidor;
  • aproveitamento do mercado via dispositivos móveis;
  • maior credibilidade.

1.3. SEO

SEO — do inglês, Search Engine Optimization — consiste no trabalho de otimização das páginas para a busca orgânica, a não paga.

Provavelmente você já utilizou o Google ou outro site de pesquisa para buscar um produto ou encontrar uma empresa. Na página de respostas, as primeiras posições orgânicas da lista recebem um número bem maior de cliques do que aquelas que estão mais para baixo.

Para consolidar o que foi dito, vamos conferir os dados de uma pesquisa feita pela Chitika. A empresa norte-americana mostra que a primeira posição da busca orgânica no Google concentra cerca de 33% dos cliques, enquanto o segundo lugar recebe aproximadamente 18% e o terceiro, 11%.

Então, se você não trabalhar para posicionar bem as suas páginas, saiba que os consumidores terão bastante dificuldade para achar a sua empresa. O SEO deve ser uma tarefa contínua, pois a inteligência dos mecanismos de busca é aprimorada frequentemente. Portanto, é preciso acompanhar essas mudanças para aplicar o que for mais pontuado no momento.

A agência digital conhece as melhores práticas para melhorar esse posicionamento, como a utilização de links internos e externos, a otimização das imagens, a formatação correta dos textos, entre outras técnicas.

Veja os benefícios do SEO:

  • maior encontrabilidade das páginas;
  • maior credibilidade e autoridade da marca;
  • posição de referência na escolha da empresa;
  • atração de novos consumidores;
  • resultados duradouros.

1.4. Conteúdo Online

O conteúdo é o grande responsável por gerar credibilidade à marca. O Marketing de Conteúdo — um dos pilares do Inbound Marketing — surge como um resposta a um perfil de consumidor que tem se tornado cada vez mais exigente e que não aceita mais aquelas vendas forçadas, realizadas por vendedores insistentes e invasivos.

A internet possibilitou diversos canais para buscarmos as informações relevantes. Avaliamos diversos dados antes de tomar uma decisão de compra. Percorremos uma jornada de compra que possui vários estágios, cada um com uma necessidade específica de informações.

Diante desse quadro, as empresas enxergaram a oportunidade de criar e divulgar conteúdos relevantes, que ajudem o público a entender seus problemas, considerar as soluções e tomar a melhor decisão.

O planejamento da estratégia de conteúdo é primordial e engloba o próprio conhecimento do público-alvo. Afinal, dados como o tipo de linguagem, características, necessidades e expectativas dos clientes vão nortear as produções e tornar as ações mais efetivas.

Além de tudo isso que dissemos, o Marketing de Conteúdo é uma forma mais eficiente de atrair novos clientes. A técnica se destaca pelo seu grande alcance, ótimo engajamento e baixo custo de investimento.

Veja os benefícios do conteúdo online:

  • maior credibilidade para a marca;
  • construção de um fluxo de nutrição dos leads;
  • maior eficiência na jornada de compra;
  • ótima relação de custo e benefício;
  • melhora do posicionamento nos mecanismos de busca;
  • capacidade aplicação em diversos canais de comunicação;
  • atração de novos clientes.

2. Gestão de Leads e Automação de Marketing

Quando alguém entra no seu site, confere suas possibilidades e simplesmente abandona a página, ele se torna somente um número na contabilidade dos visitantes do site. Porém, quando deixa seus dados de contato, ele se converte em lead e possibilita todo o trabalho de automação de marketing.

Para que um potencial consumidor se sinta motivado a deixar seus dados é preciso criar estratégias inteligentes. Porém, somente os dados não farão diferença para o negócio. É preciso trabalhar os leads e fazer com que eles caminhem na jornada do cliente, aproximando-o da decisão de compra.

Uma importante ferramenta utilizada na gestão dos leads é a automação de marketing, capaz de nutrir corretamente os potenciais clientes, mantendo um controle de cada ação. Vamos ver como é esse trabalho e as suas características:

2.1. Gestão de Leads

Gerenciar os leads é uma importante etapa do negócio. Os visitantes que deixaram seus dados demonstraram interesse nas soluções, mas podem ainda não estar prontos para tomar a decisão de compra. É preciso acompanhá-los, tirar as dúvidas deles e fornecer as informações necessárias.

Para esse fim, o funil de vendas é uma boa ferramenta. No topo está a maior quantidade de leads, mas eles possuem o menor conhecimento sobre as soluções. Os contatos ainda estão reconhecendo um problema existente.

No meio do funil, o volume de contatos é inferior em relação ao topo. Os clientes já sabem da necessidade e passam a considerar a solução. Essa etapa é a que apresenta o maior número de dúvidas, sendo necessário um acompanhamento de perto.

No fundo do funil, os leads já consideraram as opções e, nesse momento, estão avaliando qual a melhor oferta para solução de seus problemas. Este é o momento da empresa se colocar como uma referência, a melhor opção.

Gerenciar esses leads não é uma tarefa fácil. Cada estágio tem suas particularidades e necessidades. Contando com a ajuda de uma agência digital, ela será capaz de desenvolver os melhores caminhos, fazendo com que os contatos “desçam” pelo funil, tornando-se clientes da marca.

Veja os benefícios da gestão dos leads:

  • maior capacidade de acompanhar os potenciais clientes;
  • entender e aproveitar melhor as oportunidades de mercado;
  • analisar as necessidades e prioridades de trabalho;
  • capacidade de mensurar as etapas da jornada de compra.

2.2. Automação de Marketing

Imagine quantos leads há no funil de vendas de uma empresa, independente se for de pequeno, médio ou grande porte. É praticamente impossível acompanhar todos eles de forma individual. Seria necessária uma quantidade enorme de colaboradores, o que tornaria esse trabalho inviável.

Para solucionar essa questão, tem-se a automação de marketing. Consiste em criar mecanismos e estratégias em que cada lead será nutrido com o conteúdo mais relevante para ele, no momento adequado. Esse fluxo de nutrição automático permite um melhor aproveitamento dos recursos e otimiza a experiência do usuário.

Veja os benefícios da automação de marketing:

  • redução dos custos de aquisição de clientes;
  • menor trabalho recorrente para o setor de marketing;
  • melhor nutrição dos leads em todas as fases da jornada de compra;
  • encaminhamento dos leads de acordo com as suas necessidades;
  • entrega de leads mais qualificados para o setor de vendas, aumentando a produtividade.

2.3. Relatórios práticos

Cada estratégia tomada deve ter o seu desempenho monitorado, a fim de identificar quais são as melhores práticas, aquelas que realmente geram um bom resultado. Com um mercado tão competitivo, é preciso otimizar os recursos e sempre buscar melhores resultados.

Pensando nisso e analisando a jornada de compra que destacamos, é necessário acompanhar os dados de cada estágio. Um desconhecido se torna um visitante. Este é convertido em lead que, por sua vez, torna-se um cliente — quem sabe até um promotor da marca.

O volume de cada contato nos estágios pode indicar a eficiência das ações tomadas. A agência digital pode criar relatórios práticos, contendo os principais indicadores de desempenho, evidenciando as melhores ações.

Veja os benefícios dos relatórios práticos:

  • maior previsão nos resultados;
  • capacidade de mensuração das estratégias;
  • embasamento para as tomadas de decisão;
  • plano de ação eficiente, com base em resultados;
  • capacidade de alterar um plano de ação em tempo hábil;
  • definição das melhores práticas e o que deve alterado e, até mesmo, abandonado.

3. Criação de Anúncios Online

Anteriormente, apresentamos o SEO com uma excelente ferramenta para melhorar o posicionamento das páginas na busca orgânica. Contudo, é preciso ressaltar que seus efeitos são obtidos em médio ou longo prazo.

Portanto, para conquistar resultados com rapidez é possível investir na criação de anúncios online. Esses anúncios podem ser criados em vários canais, como nos sites de pesquisa, redes sociais, anúncios de display e o efetivo retargeting.

Para que você conheça cada uma dessas possibilidades, criamos a lista a seguir, com as características e especificidades desses canais:

3.1. Links Patrocinados

Os links patrocinados são excelentes ferramentas para conquistar uma posição de destaque nas buscas. O Google disponibiliza o Adwords, plataforma específica para esse tipo de anúncio.

O Google Adwords funciona como um leilão de palavras-chave, nas quais a empresa investe um valor e, se essa quantia for superior ao lance da concorrência e a página for relevante ao assunto buscado pelo usuário, conquista-se uma posição de destaque nos resultados. Resultado: o número de cliques aumenta consideravelmente.

Porém, aqui estamos falando de investir um valor em uma estratégia e, se ela não for bem planejada, você pode acabar jogando o seu dinheiro e tempo fora.

Uma agência digital saberá exatamente quais são os melhores lances a serem dados, farão uma pesquisa de palavras-chave de acordo com o seu público e ainda avaliarão os melhores horários para fazer os investimentos. Esse conhecimento fará toda a diferença nos resultados e no retorno das suas aplicações.

Veja os benefícios dos links patrocinados:

  • resultados a curto prazo;
  • posição de destaque nos sites de pesquisa;
  • atração de novos consumidores;
  • acompanhamento do investimento;
  • possibilidade de segmentar o público, de acordo com características pessoais, demográficas e interesses.

3.2. Anúncios no Facebook

As redes sociais já deixaram de servir apenas para entretenimento há muito tempo. As empresas utilizam essas plataformas para divulgar seus negócios, atrair novos consumidores, entender o comportamento do público, encontrar oportunidades e até mesmo para acompanhar as atividades da concorrência.

Como consumidores, é comum utilizarmos as redes sociais para compartilhar as nossas experiências, sejam elas positivas ou não. Também fazemos uso das redes com uma fonte de dados, no qual buscamos informações para embasar a decisão de compra. Considerando essas plataformas como meio de divulgação de anúncios, elas se destacam pelo seu potencial de alcance.

O Facebook permite que você patrocine campanhas, colocando as suas publicações em evidência. É uma estratégia muito interessante, visto que você pode selecionar quem você deseja que receba seus anúncios, a partir de características. Essa segmentação do público aumenta a eficiência e permite que você não gaste recursos com quem não tem interesse em se tornar um cliente seu.

Assim como é o Google Adwords, o Facebook Ads é a ferramenta para patrocinar campanhas. Para ter sucesso com os anúncios no Facebook é importante que se tenha um conhecimento sobre as possibilidades. Segmentar demais o seu público pode limitar o seu alcance. Em contrapartida, não criar a segmentação corretamente pode colocar todo o seu esforço em risco.

Veja os benefícios dos anúncios no Facebook:

  • ótimo alcance;
  • ótima relação de custo e benefício;
  • atração de novos consumidores;
  • possibilidade de criar uma eficiente segmentação do público.

3.3. Retargeting

retargeting é uma prática bem interessante para converter pessoas em busca de uma solução em clientes. Muito provavelmente você já foi alvo de uma campanha de retargeting, mesmo que não tenha percebido. Tente lembrar de algum anúncio que apareceu para você bem específico, como se tivesse feito especialmente para o seu caso.

Isso acontece quando alguém visita um determinado site, visualiza os produtos da loja virtual e sai, sem comprar ou deixar algum dado de contato. Na internet, criamos uma rota de navegação, um histórico, e as empresas podem criar estratégias interessantes com isso.

Quando você deseja comprar um celular, por exemplo, começa a pesquisar diferentes modelos, em várias lojas, mas ainda não fecha o pedido. De repente, começam a aparecer vários anúncios de aparelhos e você começa a ver opções de celulares em todos os lugares. Esse é o retargeting.

Se alguém visualizou um produto é porque algo lhe chamou a atenção, mesmo que o interesse não seja grande ou que a necessidade de compra não esteja próxima. Então, a campanha de retargeting atua criando diversos anúncios com aqueles itens visitados, fazendo com que o potencial consumidor se lembre daquela oportunidade e volte para o site.

Veja os benefícios do retargeting:

  • possui alta frequência de exibição dos anúncios;
  • anúncios focados na preferência do público;
  • trabalha diretamente na recuperação do abandono de carrinho, levando o potencial cliente de volta ao site.

3.4. Anúncios de Display

Os anúncios da rede de display representam mais uma boa ferramenta para divulgar os produtos da empresa. Quando alguém entra em um blog, que aborda o assunto de móveis para o jardim, por exemplo, serão exibidos anúncios nessa tela de empresas anunciantes desse ramo. Dessa forma a conversão dos usuários em clientes é alta, pois a relevância do anúncio é grande.

Os anúncios de display são eficientes pois, normalmente, trabalham com um lead mais qualificado, que já busca informações sobre um produto ou até mesmo está na fase de decisão pela melhor oferta. Para criá-los, você precisa utilizar o Google Adwords. É possível direcionar os seus anúncios de acordo com o assunto da página de destino e do seu público-alvo.

Veja os benefícios dos anúncios de display:

  • grande alcance;
  • alta taxa de conversão;
  • anúncios em sites relevantes ao seu mercado e ao produto.

Conclusão

Neste e-book vimos que as possibilidades para uma empresa trabalhar no mercado digital são diversas. No ambiente virtual, não há mais aquelas barreiras físicas, sendo possível alcançar e atrair consumidores de qualquer lugar do mundo. Porém, para ter sucesso é preciso muito empenho e planejamento, além de um conhecimento profundo em cada ferramenta disponível.

É nesse ponto que contar com a ajuda de uma agência digital pode fazer toda a diferença no seu negócio. A equipe profissional dará todo o suporte e construirá um ótimo plano estratégico, utilizando melhor os recursos disponíveis e alcançando os efeitos desejados em menor tempo.

Para conquistar os resultados do marketing online, a agência trabalham com três pilares:

  • a construção da presença na internet;
  • a gestão dos leads e automação de marketing;
  • a criação de anúncios online.

No primeiro pilar, estão a utilização de aplicativos mobile, a construção de um website responsivo, o trabalho de SEO e a geração de conteúdo online. No segundo, estão a gestão de leads, a criação de uma automação de marketing e a utilização de relatórios práticos, que ajudam a acompanhar o desempenho das estratégias. O último compreende os links patrocinados, os anúncios no Facebook, a prática de retargeting e os anúncios da rede de display.

Portanto, diante de todas essas oportunidades, se a sua empresa deseja expandir a atuação no mercado, conquistar novos clientes e estar presente em diferentes canais online, aumentando potencialmente as vendas, é preciso contar com a ajuda de uma agência digital. Siga essa dica e veja a grande mudança que seu negócio vai experimentar.

O que achou do nosso guia completo sobre as principais razões em contratar uma agência digital para cuidar da sua estratégia? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para passar esse conhecimento aos seus amigos.

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