Quais as 5 melhores redes sociais para minha empresa utilizar?

As redes sociais tornaram-se fortes aliadas às estratégias de crescimento das empresas. Com elas, é possível alcançar um público maior e, ao mesmo tempo, individualizar o atendimento, com informações mais pessoais e precisas. 

No entanto, alguns empreendedores têm usado essas ferramentas de forma equivocada, sem saber quais são as melhores redes sociais nas quais estar presente. 

Se você quer aprender mais sobre a utilização das redes sociais nos negócios, confira agora quais são as melhores plataformas para alavancar seu negócio! 

É preciso estar em todas as redes sociais? 

Essa é uma das principais perguntas que surgem quando o assunto é a utilização das redes pelas empresas. A resposta é não, não precisa. 

As redes sociais são ótimas para negócios, pois permitem aumentar a visibilidade da marca, buscar novos consumidores, conhecer melhor os potenciais clientes, prestar atendimento mais otimizado e personalizado, entre outros benefícios. E tudo isso com um custo muito baixo. 

Porém, para alcançar todas essas vantagens, não basta criar um perfil em uma rede e esperar a mágica acontecer. É necessário estar presente, acompanhar, responder às dúvidas e ajudar o público. E, claro, tudo isso gera muito trabalho. 

Por essa razão, o recomendado é estudar o seu público-alvo e descobrir quais são as redes sociais que ele utiliza. Afinal, por que investir em um canal que seus potenciais clientes não utilizam? 

Tenha em mente o seguinte: é melhor ter uma boa presença em uma rede social do que ter 5 perfis espalhados e abandonados! 

Quais são as melhores redes sociais para a minha empresa? 

Chegou a questão que todos esperavam. Afinal, quais são as melhores redes sociais? Para responder, montamos uma lista com as características de cada uma: 

Facebook 

Na pesquisa mais recente realizada pela equipe do Facebook, 45% da população brasileira acessa a rede mensalmente. São 62 milhões de brasileiros acessando a plataforma por dia, e no mundo esse número é ainda mais surpreendente. Esses dados mostram a importância desse canal, não é mesmo? 

Facebook é a maior rede social do mundo, com o maior número de usuários ativos. Isso evidencia seu grande potencial de aumentar a visibilidade da marca, atingindo novos consumidores e buscando novos negócios. 

Para empresas, a plataforma oferece diversas oportunidades. A primeira dica é criar uma página, não um perfil. A diferença é que o perfil de um usuário pode curtir uma página e, assim, acompanhar as postagens. Dessa forma, seus seguidores podem curtir a página da sua empresa e estar sempre por dentro das novidades postadas. 

Outra grande oportunidade que o Facebook proporciona é quanto às postagens. É muito fácil criar e divulgar materiais, que podem ser desde conteúdos em texto até vídeos, animações ou fotos. 

Visando ampliar ainda mais o alcance de seus posts, o Facebook permite impulsionar as publicações com foco em um determinado público. Para isso, ele utiliza segmentações como interesses, região, idade, entre outras. 

Twitter 

Twitter é um canal de contato direto. Com ele, você consegue alcançar seus clientes de forma mais rápida e objetiva. 

É um ótimo canal para disponibilizar conteúdos relevantes para seu público-alvo, mas, como cada postagem tem um limite de 140 caracteres, planejamento é tudo. 

A dinâmica no Twitter é maior do que em outras redes sociais, fazendo com que uma empresa que queira utilizar a ferramenta de forma efetiva precise ter conteúdos frequentes para postar, criando várias publicações. Do contrário, só será mais uma conta esquecida. 

Um dos pontos fortes do Twitter é a hashtag. Ao colocar o símbolo “#” antes de uma palavra ou frase, cria-se um hiperlink que leva às postagens relacionadas à palavra-chave. 

Quando essas palavras-chave são muito usadas, elas podem entrar no Trending Topics, o ranqueamento das principais menções no Twitter em nível global, regional e local. Isso é ótimo para empresas que buscam produzir campanhas, sorteios e promoções. 

Instagram 

Instagram, que pertence ao grupo Facebook, vem crescendo muito nos últimos tempos. A utilização é bem dinâmica e permite que o usuário poste fotos e vídeos curtos. É possível marcar outros perfis nas fotos, o que pode ser útil para aumentar a visibilidade da marca. 

O grande diferencial, e o que a coloca como uma das melhores redes sociais, é o apelo visual. Aqui, o principal é a imagem. Tanto os perfis pessoais como os corporativos usam essa ferramenta para postar fotos de si — as famosas selfies! — ou de paisagens e produtos. 

Empresas gigantes, como a Nike, utilizam muito o Instagram para promover seus produtos, mostrando detalhes, lançamentos e celebridades que os usam. Então, você também deve usar essa ferramenta na sua empresa! 

Por ela trabalhar com imagens, lembre-se de investir na qualidade. Esse ponto é crucial para chamar a atenção do seu público, afinal, ele terá uma grande lista de fotos para olhar. Assim, a sua publicação tem que chamar a atenção! Invista em equipamentos de qualidade para fotografar, analise a iluminação do local, foco, brilho e contraste. 

LinkedIn 

LinkedIn é a principal rede social corporativa do mundo, e é um excelente canal para gerar leads qualificados. Os usuários geralmente possuem um objetivo, seja conquistar um novo trabalho, seja identificar oportunidades de negócio ou recrutar talentos. Portanto, sua empresa não pode ficar de fora dele. 

Assim como no Facebook, a primeira dica para atuar no LinkedIn é criar uma página da empresa, onde você deverá compartilhar conteúdos informativos e relevantes. Um dos grandes diferenciais dessa plataforma é a possibilidade de atuar em grupos, uma ótima estratégia para segmentar seu público-alvo, criar e publicar conteúdos mais assertivos, de acordo com as necessidades e interesses de cada nicho.

Além de fortalecer a sua marca, esses conteúdos podem também facilitar a atração e retenção de talentos para a empresa.

YouTube 

Muitas pessoas preferem ver vídeos a ler conteúdos, por isso, o YouTube se mostra uma ótima rede social. É a principal plataforma de vídeos no mundo e consegue um alto nível de engajamento com o público. 

Os vídeos permitem mostrar detalhes que uma foto, por mais qualidade que ela tenha, não consegue. Mostrar o produto real, por vários ângulos, durante uma utilização, pode fazer toda a diferença para um cliente com dúvidas de compra. Muitas empresas escolhem esse tipo de material para fazer lançamentos e mostrar seus diferenciais. 

Outro ponto importante é a facilidade de compartilhamento dos vídeos com outras redes sociais. Assim, sua empresa pode investir no YouTube e ganhar visibilidade em outras plataformas. 

As redes sociais podem ajudar meu negócio a crescer? 

Sim! Como vimos, há muitos benefícios para uma empresa que está presente nas redes sociais. O alto número de usuários e o tempo que eles gastam navegando representam oportunidades para os negócios. 

É possível aumentar bastante a visibilidade da marca, buscar novos consumidores, melhorar o relacionamento com clientes, entender melhor a necessidade do seu público e oferecer um contato mais individualizado. 

Porém, nessa estratégia é preciso ter foco. Não basta criar um perfil ou uma página e esperar que a plataforma faça o trabalho sozinha. É necessário acompanhar, estar presente e medir seus esforços, objetivos e resultados. Além disso, não tente estar presente em todas as redes sociais. Foque naquelas que seu público-alvo utiliza e que você e sua equipe têm a capacidade de administrar. 

Gostou de saber mais sobre as melhores redes sociais para sua empresa? Então compartilhe esse post em suas redes e divulgue nossas dicas para os seus amigos!

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