ROI – Medindo o retorno real das suas campanhas de marketing online

Medir o retorno sobre os investimentos feitos em marketing on-line é um grande desafio para todas as empresas. No entanto, o mercado já oferece hoje ferramentas para que você tenha melhor visibilidade do quanto suas campanhas realmente estão gerando em negócios.

A ciência do ROI (retorno sobre investimento) é mais que um simples cálculo; é um processo que vai desde a definição de objetivos e públicos, passa pela definição das táticas e vai até o acompanhamento dos resultados. Por isso, a ReachLocal indica aqui as principais dicas para uma boa medição de ROI na área de marketing digital.

Grave e rastreie as ligações telefônicas

Uma métrica simples para ajudar sua empresa a determinar o ROI adequado é o rastreamento das ligações telefônicas geradas – para isso, o mercado oferece este tipo de serviço para campanhas online e offline. Além de possibilitar que estas métricas entrem nos relatórios, sua empresa pode ainda acompanhar a qualidade do atendimento telefônico feito pelos funcionários e o poder de venda aplicado.

Determine suas metas em marketing

Quando se trata de marketing online, sua empresa não vai querer se sobrecarregar avaliando cada métrica relacionada ao seu negócio. Em vez disso, você precisa se concentrar em medir o que é determinante para a venda e encontrar e focar na “métrica-chave”.

Neste momento, sua empresa quer usar o marketing para gerar vendas e negócios ou para fortalecer a marca no mercado? Este deve ser a primeira e mais importante pergunta para se ter em mente. Se a resposta for negócios, direcione já seus esforços para as soluções que levem seu público-alvo diretamente para o seu site e para o seu telefone!

Mas, se em vez de vendas, o atual objetivo for o aumento do reconhecimento de marca, sua empresa deve acompanhar e medir o número de impressões online. Neste caso, o uso de displays publicitários e Web Presence Optimization serão as melhores escolhas.

URLs personalizadas

As URLs personalizadas são usadas para gerar mais cliques para o site da empresa por meio de campanhas de marketing que fazem uso de displays, anúncios, chamadas nas mídias sociais ou e-mail marketing. Com URLs linkadas nestas publicidades, é possível rastrear a fonte dos cliques e sua empresa passa a ter acesso de onde está vindo seu tráfego e medir o retorno gerado.

Peça feedbacks para seus clientes

Cada vez que sua empresa desenvolver e aplicar uma nova campanha de marketing, é importante que você peça a opinião de seus clientes sobre como tem sido a recepção e o impacto. Ao pedir feedbacks, seja específico sobre o que você deseja saber e crie um sistema para captura e medição destas informações. Com este banco de dados organizado de uma forma inteligente, sua empresa vai poder tomar decisões de negócios assertivas.

Ferramentas de análise

Há hoje no mercado uma série de ferramentas online que você pode usar de maneira rápida e fácil para medir resultados. Ferramentas gratuitas e de baixo custo, como o Google Analytics, Twitter Counter, bem como os números oferecidos por sites como Facebook e YouTube, podem fornecer uma inteligência interessante sobre o alcance da sua marca.

O ROI deve falar com todas as áreas! Após análise das métricas e do ROI, sua empresa deve necessariamente trazer estes resultados para a área de vendas e para os responsáveis por relacionamento com cliente, e para todas as demais áreas interessadas. Compreender e medir como suas diferentes táticas de marketing on-line estão trabalhando e o que elas estão gerando será de grande valia para uma condução eficaz das próximas oportunidades de negócios.

A análise do sucesso da área de marketing online deve ser uma tarefa frequente da sua empresa. É fundamental estar sempre revendo, analisando e adaptando suas campanhas às movimentações e novidade do mercado e de sua base de clientes.

Bom trabalho e bons negócios!

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