SEO, SEM e SMM: entenda o que cada sigla significa!

SEO, SEM e SMM: entenda o que cada sigla significa!

O marketing digital é cheio de siglas e termos técnicos, o que à primeira vista pode causar confusão entre empresários e gestores, que precisam lidar com divulgação da empresa e geração de novos negócios.

A situação fica ainda mais complicada quando as siglas tratam de técnicas parecidas. Então, para não cometer erros na hora de fazer o marketing do seu negócio e não deixar de investir em técnicas que podem fazer a diferença, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse universo e saber como utilizá-lo a favor da sua empresa.

Para encerrar as dúvidas que possam existir, neste artigo, vamos explicar o que é SEO, SEM e SMM, suas diferenças e algumas das melhores práticas para executá-las. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar os parágrafos a seguir!

O que é SEO?

Entre as siglas abordadas neste texto, o SEO é a mais comum, e quer dizer Search Engine Optimization — comumente traduzido como “otimização para mecanismos de busca”. Como o próprio nome dá a entender, esse processo tem o objetivo de fazer com o site ou blog de uma empresa seja encontrado com mais facilidade pelos buscadores.

Dessa forma, um website devidamente otimizado acaba por aparecer nos primeiros lugares da busca orgânica em plataformas como Google, Bing, Altavista, Yahoo Search, entre outros serviços de busca. É um trabalho essencial para as empresas que querem ser encontradas com mais facilidade na internet.

Se você tem o hábito de fazer pesquisas na web, sabe que ninguém olha todas as páginas de resultados.

Geralmente as pessoas param logo nos primeiros links, que costumam entregar aquilo que elas procuram. Assim, não figurar entre eles é o mesmo que sair atrás da sua concorrência.

Além de ranquear melhor nos buscadores, o SEO também é responsável por trazer mais leads qualificados para a sua empresa, já que as pessoas que encontram a sua marca no Google, por exemplo, estavam procurando especificamente por produtos ou serviços similares ao seu. Isso facilita o processo de vendas.

Colocar palavras-chave nas URLs de seus posts, editar a meta description e a title tag para os mecanismos de busca, apostar em conteúdo relevante e de qualidade, caprichar nas imagens, inserir links para outras páginas e sites, assim como ter um design responsivo, são algumas formas de fazer o SEO corretamente.

O que é SEM?

Assim como o SEO, o SEM também é um trabalho destinado aos mecanismos de busca. Essa sigla, em inglês, quer dizer Search Engine Marketing — ou, em português, “marketing para ferramentas de busca”. Essa similaridade com as siglas de outras técnicas acaba sendo responsável por gerar confusão em empresários e gestores.

Um SEM bem executado acaba por utilizar o SEO em sua estratégia, já que tem como objetivo aumentar e melhorar a visibilidade de sites e blogs dentro dos mecanismos de busca. Mas, diferentemente do SEO, o SEM não consiste apenas em boas práticas ligadas ao conteúdo dos canais de comunicação.

Além de usar o próprio SEO, que melhora o posicionamento nas buscas orgânicas, o SEM também se vale dos links patrocinados e da rede de display, fazendo com que se explore ao máximo as possibilidades existentes nos buscadores, já que também trabalha com os serviços pagos.

De uma forma geral, os links patrocinados são aqueles que aparecem em um box na parte superior aos resultados da busca orgânica.

Como são pagos, ganham mais destaque e chamam a atenção do internauta. Já a rede display, disponibiliza o seu anúncio em websites, vídeos e aplicativos, o que faz alcançar uma grande audiência.

Por trabalhar a visibilidade por meio de campanhas pagas, sobretudo utilizando a ferramenta do Google, o AdWords, o SEM tem um papel importante, aumentando o alcance do seu site e do seu blog, além de gerar mais audiência, atrair mais clientes potenciais e fortalecer a sua presença online.

O que é SMM?

Essa sigla se refere a um trabalho um pouco diferente das outras citadas neste artigo. Ela, em inglês, quer dizer social media marketing  — ou “marketing de mídias sociais”, em português. Dessa forma, não tem o seu foco voltado para os buscadores da internet, mas sim para o trabalho de marketing realizado nas redes sociais.

Em comparação com o SEO e o SEM, o SMM é uma sigla relativamente nova e tem como objetivo principal criar estratégias para a produção de conteúdo de qualidade e que seja relevante para os seguidores de uma empresa ou seus clientes potenciais. Além disso, desenvolve mecanismos que estimulam os leitores a compartilhar o conteúdo.

Outro ponto importante do SMM é a mensuração de resultados nas mídias sociais. Afinal, um bom trabalho nessas plataformas digitais não está restrito apenas à geração de materiais e ao relacionamento com as pessoas. É preciso verificar se os resultados alcançados estão alinhados com os seus objetivos e, se for necessário, fazer as devidas correções.

Desenvolver uma estratégia de SMM é fundamental para que a sua empresa desenvolva uma boa presença nas mídias sociais, fortaleça a sua marca e consiga chegar até o seu público  —  seja ele formado por clientes regulares ou por consumidores potenciais —, gere tráfego para outros canais de comunicação da empresa e facilite novos negócios.

O marketing digital possui uma série de técnicas que podem ser úteis para os mais diferentes objetivos.

Ainda, dentro dessas estratégias, existem diversas opções de ferramentas, que trabalham para maximizar os esforços em busca dos resultados. Elas podem ser exploradas de acordo com o que for mais conveniente para sua tática de marketing. Basta explorar e aprender qual se encaixa melhor no seu objetivo.

Assim, todas as siglas aqui apresentadas, apesar de terem alguma similaridade entre si, tratam de trabalhos complementares e que devem ser desenvolvidos em conjunto para que a empresa possa alcançar resultados melhores e se desenvolver em seu mercado de atuação. Portanto, não deixe de utilizá-las para as suas marcas!

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