5 motivos para sua empresa ter um perfil nas redes sociais

Há temos atrás, as propagandas em jornais e televisões eram satisfatórias. Porém, com o crescimento da internet, a forma de se comunicar com os clientes mudou. O Brasil está em 2º lugar no ranking de países que possuem a maior quantidade de usuários ativos, e, por isso, é essencial que a sua empresa tenha um perfil nas redes sociais.

A popularização da internet se deu a partir dos anos 2000, quando as redes sociais — Fotolog, Orkut, Friendster e MySpace — começaram a ganhar força. Somente em 2011 surgiu o Facebook, rede social que atualmente atinge mais de 78 milhões de pessoas no país.

Pensando nisso, desenvolvemos este post com 5 motivos que vão te convencer a fazer um perfil nas redes sociais para a sua empresa agora mesmo. Confira!

1. Os seus clientes (e concorrentes) estão lá

As redes sociais são ambientes excelentes para o compartilhamento de informações, e também importantes canais de relacionamentos. Nesse cenário, você, como empreendedor, precisa ter em mente que os seus clientes estão participando delas — ou você ainda possui alguma dúvida sobre isso?

As redes sociais atingem tanto homens quanto mulheres de todas as idades, então, por meio delas é possível criar estratégias para promover a interatividade, divulgação e até mesmo sair na frente da sua concorrência.

Vejamos como isso acontece na prática: o primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado para identificar em quais mídias o seu público está presente. Alguns exemplos são:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Google +;
  • Pinterest;
  • Instagram.

Depois, faça uma análise das personas — personagens semifictícios que representam o cliente ideal. Assim, você começa ter informações para criar estratégias e investir no marketing online. 

2. Dá a possibilidade de entender o comportamento dos clientes

A internet mudou a forma como as coisas acontecem e tornou essencial a presença digital das marcas. A partir dela, é possível criar uma relação acessível, dinâmica e assertiva com o seu público. Mais do que isso, é possível engajar e encantar os seus clientes, pois, com um perfil nas redes sociais você consegue:

  • estudar o seu público-alvo;
  • compreender as personas;
  • identificar quais são os tipos de conteúdo que eles consomem;
  • saber quais são as suas principais dúvidas;
  • analisar como eles se relacionam com as marcas;
  • dialogar melhor com o público que você quer atingir;
  • aumentar os seus resultados online;
  • melhorar a imagem da empresa;
  • possibilitar o fortalecimento do brand awareness;
  • prospectar novos clientes;
  • influenciar as suas vendas e fazer com que os seus indicadores comerciais cresçam.

E aí? Você ainda tem dúvidas sobre a possibilidade de criar um relacionamento forte com seus clientes? Continue lendo para ter a absoluta certeza!

3. Proporciona maior facilidade de construir e manter os relacionamentos

As redes sociais permitem que você construa novos relacionamentos com prospects e também mantenha o contato com os clientes atuais.

Para você ter uma ideia, a missão do Facebook é manter todas as pessoas conectadas. Consequentemente, você quer que as pessoas estejam conectadas com a sua marca, certo? Assim, há a possibilidade de:

  • promover bons canais de atendimento;
  • aumentar o tráfego do seu site/blog;
  • criar planos de fidelização;
  • criar maneiras para trocar experiências com os clientes;
  • fazer com que os clientes se tornem engajados com a marca.

4. Garante a possibilidade de conquistar novos clientes

Como citamos anteriormente, as redes sociais são importantes porque, além da possibilidade de fidelizar os seus clientes antigos, elas permitem que você conquiste novos e potencialize os prospects.

É necessário, entretanto, criar estratégias para que as pessoas se identifiquem com a sua marca por meio de conteúdos de qualidade e anúncios que despertem o seu interesse.

Por isso, é muito importante ter um expert em marketing de conteúdo em sua equipe. Somente dessa maneira as suas estratégias se tornam eficazes em um curto período de tempo e você obtém parâmetros mensuráveis.

Isso significa que não vai adiantar você apenas criar um perfil em uma rede social e deixá-lo parado ou publicar conteúdos ruins. Aliás, são inúmeras as empresas que ainda não se deram conta da necessidade de investir em um profissional que saiba gerenciar as mídias sociais para não denegrir a sua imagem.

Lembre-se de que é a sua imagem que está em jogo, portanto, é inadmissível postagens com erros ortográficos, imagens com má qualidade, poluição visual, mensagens caóticas ou sem clareza e um layout bagunçado.

5. Proporciona e melhora os relacionamentos

Uma das maiores vantagens de sua empresa ter um perfil nas redes sociais é que ela permite o contato humano e próximo com seus clientes. Isso significa que se você souber administrar, consegue criar uma sólida base de relacionamentos.

Nesse contexto, muitas empresas estão implementando o SAC 2.0: uma evolução das tradicionais centrais de relacionamento com o cliente. Consiste em um ambiente que proporciona a interação humana com a real, seja nas redes sociais, em um chat ou seus canais de autoatendimento.

O relacionamento com o cliente é uma ferramenta essencial e isso não se resume em atendê-lo bem ao telefone ou respondendo imediatamente o seu e-mail. É preciso saber propor uma comunicação assertiva onde quer que ele esteja.

Pense bem: o seu cliente tem voz ativa e utiliza as redes sociais para expressar a sua opinião sobre os assuntos de seu interesse, inclusive sua marca — sendo uma visão positiva ou não.

Por isso, saber atendê-lo bem nas redes sociais não significa criar mensagens automáticas instantâneas, como em um processo robotizado. É preciso saber conversar, trocar ideias, dar dicas e estabelecer um relacionamento agradável. Assim, ele sente confiança e começa a divulgar a sua marca.

As redes sociais tiveram um crescimento gigantesco e acabaram mudando a forma como as pessoas se relacionam e trocam informações.

Hoje, inevitavelmente, as empresas precisam ter um perfil nas redes sociais se quiserem o sucesso e a propagação do seu negócio. Então, converse com a sua equipe, e comece a marcar presença no universo online para aproveitar os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

Agora, aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Temos certeza de que ele também será útil para alguns dos seus amigos!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>