Comunicação digital e varejo: como conseguir melhores resultados?

Comunicação digital e varejo: como conseguir melhores resultados

comunicação digital está cada vez mais presente nas estratégias das empresas, que buscam aumentar suas vendas em um mercado bastante competitivo. Os recursos criados ajudam as organizações a manterem um melhor relacionamento com seus clientes, criando a possibilidade de vendas frequentes e em recorrência.

Porém, para alcançar esses resultados, é preciso entender muito bem as diferentes ferramentas e como utilizá-las. Por isso, criamos este artigo em que mostraremos como a comunicação digital pode gerar os benefícios. Confira!

 

O que é a comunicação digital?

A internet eliminou as barreiras físicas do mercado. Os consumidores se tornaram mais exigentes, assim como a concorrência vem crescendo bastante. Diante desses cenários, como alinhar as estratégias e manter uma boa participação no mercado? A resposta para isso pode estar em uma boa comunicação digital.

Com os recursos online, o contato entre a empresa e cliente se tornou mais próximo, criando relacionamentos sólidos. As marcas já enxergaram a necessidade de se colocarem à disposição dos consumidores, abrindo diferentes canais de comunicação — nas redes sociais, em fluxos de e-mail, chat online, telefone ou outras opções.

Porém, muitos empreendedores têm um certo receio em utilizarem as estratégias, acreditando que se tratam de grandes investimentos. Um grande erro! A comunicação digital consiste em criar possibilidades para o público manter uma frequente troca de informações com as marcas que ele aprecia.

 

Como utilizar essa comunicação para buscar melhores resultados?

Agora, mostraremos as principais maneiras de utilizar a comunicação digital para aprimorar seus ganhos. Acompanhe:

 

Marque sua presença nas redes sociais

As redes sociais se tornaram essenciais nas estratégias empresariais. Devido ao seu grande alcance, as plataformas vêm sendo utilizadas para manter um bom relacionamento e aumentar o conhecimento da marca.

Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pela equipe do Facebook, quase a metade da população brasileira — ou seja, 102 milhões de pessoas — compartilha suas experiências mensalmente na maior rede social do mundo.

Esse volume de usuários desperta o interesse das empresas em manterem uma presença marcante nas redes. Não precisa ser uma organização de grande porte para fazer isso. Qualquer segmento do varejo é capaz de utilizar as redes sociais para se conectar, apresentando seus lançamentos, avaliando as novidades e tendências do mercado e tirando as dúvidas de seus clientes.

Aliás, o principal ponto na utilização das redes sociais é justamente o contato com os consumidores. O antigo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) se modernizou. Agora, você pode oferecer esse serviço pelo Facebook, por exemplo. É uma maneira mais prática e ágil de criar um canal de comunicação, chamado de SAC 2.0.

 

Explore o funil de vendas

Você já ouviu falar no conceito de funil de vendas? Esse modelo consiste na segmentação do público-alvo em diferentes etapas. No primeiro estágio, ou topo do funil, está a maior concentração de pessoas. Elas ainda estão reconhecendo um problema existente e não têm — até então — a vontade ou estímulo da compra.

Já no meio do funil, os contatos estão em menor número, mas são mais qualificados do que no topo. Eles já reconheceram o problema e os sintomas, e agora analisam os diferentes métodos para a solução. No último estágio do funil, o fundo, estão os leads mais qualificados da empresa, aqueles que estão aptos a fechar um pedido. Eles já tiraram todas as suas dúvidas e estão comparando ofertas para escolherem o que é mais interessante.

Mas como o conceito de funil de vendas pode ajudar a empresa? Como ele está relacionado com a comunicação digital? Simples! No início do texto, dissemos que os clientes se tornaram mais exigentes, lembra? E realmente estão! Eles não aceitam mais aquelas vendas forçadas, empurradas por um vendedor insistente. Agora, com a internet, a busca por informações foi facilitada e a passagem pelo funil pode ser mais rápida e eficiente.

O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia que ajuda as empresas. Com a criação e divulgação de materiais ricos em informações, todas as etapas podem ser bem trabalhadas para direcionar cada potencial cliente até o fechamento da compra.

Criando esses conteúdos, além de aumentar a conversão das oportunidades em vendas, a empresa ganha autoridade no mercado, mostrando que tem toda a capacitação necessária para atender às solicitações dos consumidores.

 

Fortaleça os relacionamentos com o público

Já falamos como as redes sociais podem ser utilizadas para abrir um canal de comunicação rápido com o público, mas essa não é a única opção. O tradicional e-mail marketing é uma técnica bastante interessante para manter a troca de informações com seu mailing.

Mas atenção: não confunda esse envio de e-mails com lixo eletrônico! Enviar spam ou mensagens para quem não deu essa autorização não é indicado. Isso pode até prejudicar a imagem da sua empresa. O interessante é enviar mensagens de qualidade, como os conteúdos gerados.

 

Promova um melhor desempenho da sua equipe

Por fim, uma boa comunicação digital pode ser utilizada também dentro da empresa, com toda a sua equipe. Ferramentas de troca de mensagens entre as pessoas podem ajudar a criar um compartilhamento rápido de informações que podem fazer toda a diferença nos negócios.

O Smarketing — que consiste em uma integração entre os setores de marketing e vendas — é um grande exemplo do que pode ser alcançado com uma melhor comunicação. Com as equipes trabalhando em conjunto, com um mesmo objetivo e foco em entender e solucionar as necessidades dos clientes, toda a empresa sai ganhando!

Portanto, como vimos em nosso artigo, a comunicação digital é uma ótima oportunidade para geração de ganhos no varejo. Sobretudo, não pense que as ferramentas são de uso exclusivo de grandes empresas. Qualquer tipo de empreendimento tem muito a ganhar com os recursos.

Eles podem ser utilizados para melhorar e estreitar o relacionamento com o público, destacar a sua empresa no mercado, apresentar as novidades, tornar-se uma referência e ainda aprimorar o ambiente interno, tornando-o mais colaborativo. Portanto, não perca mais tempo e utilize os recursos de comunicação digital que podem transformar o seu negócio!

 

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