
A comunicação digital está cada vez mais presente nas estratégias das empresas, que buscam aumentar suas vendas em um mercado bastante competitivo. Os recursos criados ajudam as organizações a manterem um melhor relacionamento com seus clientes, criando a possibilidade de vendas frequentes e em recorrência.
Porém, para alcançar esses resultados, é preciso entender muito bem as diferentes ferramentas e como utilizá-las. Por isso, criamos este artigo em que mostraremos como a comunicação digital pode gerar os benefícios. Confira!
O que é a comunicação digital?
A internet eliminou as barreiras físicas do mercado. Os consumidores se tornaram mais exigentes, assim como a concorrência vem crescendo bastante. Diante desses cenários, como alinhar as estratégias e manter uma boa participação no mercado? A resposta para isso pode estar em uma boa comunicação digital.
Com os recursos online, o contato entre a empresa e cliente se tornou mais próximo, criando relacionamentos sólidos. As marcas já enxergaram a necessidade de se colocarem à disposição dos consumidores, abrindo diferentes canais de comunicação — nas redes sociais, em fluxos de e-mail, chat online, telefone ou outras opções.
Porém, muitos empreendedores têm um certo receio em utilizarem as estratégias, acreditando que se tratam de grandes investimentos. Um grande erro! A comunicação digital consiste em criar possibilidades para o público manter uma frequente troca de informações com as marcas que ele aprecia.
Como utilizar essa comunicação para buscar melhores resultados?
Agora, mostraremos as principais maneiras de utilizar a comunicação digital para aprimorar seus ganhos. Acompanhe:
Marque sua presença nas redes sociais
As redes sociais se tornaram essenciais nas estratégias empresariais. Devido ao seu grande alcance, as plataformas vêm sendo utilizadas para manter um bom relacionamento e aumentar o conhecimento da marca.
Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pela equipe do Facebook, quase a metade da população brasileira — ou seja, 102 milhões de pessoas — compartilha suas experiências mensalmente na maior rede social do mundo.
Esse volume de usuários desperta o interesse das empresas em manterem uma presença marcante nas redes. Não precisa ser uma organização de grande porte para fazer isso. Qualquer segmento do varejo é capaz de utilizar as redes sociais para se conectar, apresentando seus lançamentos, avaliando as novidades e tendências do mercado e tirando as dúvidas de seus clientes.
Aliás, o principal ponto na utilização das redes sociais é justamente o contato com os consumidores. O antigo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) se modernizou. Agora, você pode oferecer esse serviço pelo Facebook, por exemplo. É uma maneira mais prática e ágil de criar um canal de comunicação, chamado de SAC 2.0.
Explore o funil de vendas
Você já ouviu falar no conceito de funil de vendas? Esse modelo consiste na segmentação do público-alvo em diferentes etapas. No primeiro estágio, ou topo do funil, está a maior concentração de pessoas. Elas ainda estão reconhecendo um problema existente e não têm — até então — a vontade ou estímulo da compra.
Já no meio do funil, os contatos estão em menor número, mas são mais qualificados do que no topo. Eles já reconheceram o problema e os sintomas, e agora analisam os diferentes métodos para a solução. No último estágio do funil, o fundo, estão os leads mais qualificados da empresa, aqueles que estão aptos a fechar um pedido. Eles já tiraram todas as suas dúvidas e estão comparando ofertas para escolherem o que é mais interessante.
Mas como o conceito de funil de vendas pode ajudar a empresa? Como ele está relacionado com a comunicação digital? Simples! No início do texto, dissemos que os clientes se tornaram mais exigentes, lembra? E realmente estão! Eles não aceitam mais aquelas vendas forçadas, empurradas por um vendedor insistente. Agora, com a internet, a busca por informações foi facilitada e a passagem pelo funil pode ser mais rápida e eficiente.
O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia que ajuda as empresas. Com a criação e divulgação de materiais ricos em informações, todas as etapas podem ser bem trabalhadas para direcionar cada potencial cliente até o fechamento da compra.
Criando esses conteúdos, além de aumentar a conversão das oportunidades em vendas, a empresa ganha autoridade no mercado, mostrando que tem toda a capacitação necessária para atender às solicitações dos consumidores.
Fortaleça os relacionamentos com o público
Já falamos como as redes sociais podem ser utilizadas para abrir um canal de comunicação rápido com o público, mas essa não é a única opção. O tradicional e-mail marketing é uma técnica bastante interessante para manter a troca de informações com seu mailing.
Mas atenção: não confunda esse envio de e-mails com lixo eletrônico! Enviar spam ou mensagens para quem não deu essa autorização não é indicado. Isso pode até prejudicar a imagem da sua empresa. O interessante é enviar mensagens de qualidade, como os conteúdos gerados.
Promova um melhor desempenho da sua equipe
Por fim, uma boa comunicação digital pode ser utilizada também dentro da empresa, com toda a sua equipe. Ferramentas de troca de mensagens entre as pessoas podem ajudar a criar um compartilhamento rápido de informações que podem fazer toda a diferença nos negócios.
O Smarketing — que consiste em uma integração entre os setores de marketing e vendas — é um grande exemplo do que pode ser alcançado com uma melhor comunicação. Com as equipes trabalhando em conjunto, com um mesmo objetivo e foco em entender e solucionar as necessidades dos clientes, toda a empresa sai ganhando!
Portanto, como vimos em nosso artigo, a comunicação digital é uma ótima oportunidade para geração de ganhos no varejo. Sobretudo, não pense que as ferramentas são de uso exclusivo de grandes empresas. Qualquer tipo de empreendimento tem muito a ganhar com os recursos.
Eles podem ser utilizados para melhorar e estreitar o relacionamento com o público, destacar a sua empresa no mercado, apresentar as novidades, tornar-se uma referência e ainda aprimorar o ambiente interno, tornando-o mais colaborativo. Portanto, não perca mais tempo e utilize os recursos de comunicação digital que podem transformar o seu negócio!
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