Reconhecimento de marca: saiba por que investir nisso!

Independentemente do tamanho e da área de atuação do seu negócio, é necessário prezar pelo reconhecimento de marca. Ter ações de comunicação e marketing direcionados para essa finalidade é tão importante quanto para vender.

Reconhecimento é uma forma de fazer com que seu público identifique sua logomarca e tenha bons sentimentos sobre sua marca, simplesmente ao olhar. Além disso, com ele, seu negócio passa a ter autoridade e se destacar sobre a concorrência.

Outro benefício é que seu consumidor passa a compreender e se identificar com o conceito e a filosofia do seu negócio. Logo, passa a ser um cliente mais acessível.

Mas, se você ainda não entendeu por que e como fazer da sua marca reconhecida, continue lendo este artigo e siga todas as dicas que daremos para isso.

As vantagens do reconhecimento de marca

Para saber por que é importante trazer o reconhecimento de marca para o seu negócio, veja de forma simplificada quais são as vantagens diretas.

Diferenciação da concorrência

Imagine que seu produto está em um ponto de venda e o seu público sempre entre neste local procurando, com o olhar, pela sua logo, em meio a várias outras similares. Essa é uma das vantagens de ter o reconhecimento de marca: o destaque da concorrência.

As demais marcas acabam sendo conhecidas como outro tipo do seu produto, como aconteceu com Gilette, Cotonete, Bombril e tantas outras. Os consumidores não procuram por lâmina de barbear, hastes flexíveis ou palhas de aço.

Aumento da credibilidade

A partir do momento em que os consumidores reconhecem sua marca, haverá mais facilidade para lançar novas linhas de produto. Isso porque os clientes confiarão na sua comunicação, qualidade de produção e integridade.

Também será mais fácil evitar e administrar crises porque pessoas que se identificam com a sua marca, geralmente, tendem a defendê-la pelas redes sociais ou por outros meios em que ocorre alguma discussão sobre o assunto.

Conquista de fidelidade dos clientes

O reconhecimento de marca faz com que, sempre que seu cliente for comprar seu produto, escolha pela sua marca. Isso é fidelização. A retenção também será mais facilitada.

Se você oferece um serviço que deve ser pago recorrentemente pelos seus clientes, o reconhecimento da marca ajuda a evitar as solicitações de cancelamento.

Recomendação de clientes

Em consequência disso, a recomendação de seu produto será mais recorrente. A indicação para os amigos e os elogios espontâneos ao produto contaminam as pessoas que ainda não o conhecem. Isso faz com que mais clientes sejam atraídos.

Todas essas vantagens consagram a sua marca, garantem a autoridade no mercado e as vendas sempre em crescimento.

6 formas de alcançar o reconhecimento da marca

Como estamos falando de reconhecimento de marca, é preciso entender que é necessário que a sua marca esteja onde os clientes a procuram. Com as mudanças de comportamento que ocorreram com a acessibilidade da internet, precisamos considerar que grande parte das ações são voltadas para esse meio. Além de mais abrangente, oferece alternativas de alcance mais baratas do que os meios tradicionais de marketing.

O processo de estabelecer o reconhecimento de marca é lento e precisa ser alcançado aos poucos. Não é como os anúncios em uma mídia paga que, ao ser lançados, oferecem resultados instantâneos. Por isso, procure seguir as dicas que daremos, para estar no caminho certo para a sua marca.

1. Manutenção de branding

O branding é todo o conceito da marca, como se comunica e quais são as causas que defende, como se contextualiza perante a sociedade e sua comunidade, além do valor agregado ao produto.

Para acertar nisso, você precisará conhecer bem o seu público, suas necessidades, seus interesses e tudo aquilo que estiver ao encontro dos ideais desse grupo de pessoas. Essa é parte fundamental.

2. Criação do padrão visual e comunicacional

Tenha uma logomarca que converse com a sua filosofia e aplique os conceitos visuais (cores, formatos e efeitos) em todas as suas postagens em blog e mídias sociais. Também estabeleça uma linguagem padrão a ser usada em qualquer comunicação: postagens, respostas aos seguidores e fãs, aos e-mails, em ações publicitárias, entre outros.

3. Definição de canais

Assim como padronizar a comunicação, é necessário definir em quais canais serão concentrados os esforços de divulgação, publicação de conteúdo e relacionamento. Nesse caso, assim como os que já citamos, é preciso conhecer o comportamento e os hábitos do seu público alvo. Somente assim, será possível chegar à conclusão de qual desses canais será o mais efetivo.

4. Conhecimento do público-alvo

Já citamos nos outros tópicos, mas é preciso abrir um específico para detalharmos esse assunto. Você não pode deixar de conhecer seu público a fundo. Faça uma boa definição e desenvolva estratégias para alcançar as dores do cliente em cada uma das ações. Caso contrário, corre-se o risco de não obter nenhum resultado para todo o esforço.

5. Produção de conteúdo de qualidade

Produzir conteúdos para um blog e para as redes sociais é uma tarefa que serve para atrair clientes mas, também, para educar o seu mercado. Essa é uma ação que faz parte das estratégias de marketing digital que, além de trazer autoridade para a sua marca, contribui para a manutenção do branding.

No entanto, é preciso fazer com qualidade e sanar dúvidas, ensinar seus clientes a usarem, suas funcionalidades, o processo de compra e tudo que estiver relacionado.

6. Criação de um vínculo emocional

Defina a forma como deve se comunicar com os seus clientes, não somente pelo meio e pela linguagem a ser utilizada. Mas identifique qual informação é relevante para ele e como evidenciar isso. Procure sempre a forma mais atrativa para divulgar seus diferenciais da concorrência.

Podemos concluir que desenvolver o reconhecimento de marca é essencial para construir uma rede sólida de clientes e ter um desenvolvimento sustentável na empresa. Todas as ações devem ser realizadas por qualquer negócio, de todos os segmentos ou tamanhos. Basta ter conhecimento de público, de produto e administrar boas estratégias. Esse resultado pode ser seu, basta alinhar toda a equipe a essa nova visão.

Uma boa ideia para obter êxito nessa missão é contar com o auxílio de uma agência especializada e com expertise para ajudar você a alcançar o objetivo. Se você está indeciso quanto a isso, leia o nosso artigo, onde explicamos por que contratar uma agência digital para tomar conta da estratégia, e analise se sua empresa precisa dar esse passo.

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