Redes sociais para empresas: a importância de manter perfis ativos

Nessa altura do campeonato, você já sabe sobre a importância de investir no marketing digital e marcar presença nas mídias sociais. As redes sociais para empresas são essenciais para quem deseja atrair e fidelizar clientes para o seu negócio.

Contudo, apenas estar presente nas redes sociais não é o bastante. É a mesma sistemática de quando estamos confraternizando em um círculo de amigos e há uma pessoa que está apenas de corpo presente, sem conversar, expor suas ideias e socializar. Melhor nem ir ao encontro, não é mesmo?

No ambiente virtual não é diferente: se a sua marca estiver apenas presente para “estar” ou porque todo mundo tem Facebook, melhor parar por aí! Se você tem interesse em aprender mais sobre a importância de manter perfis ativos nas redes sociais, vem com a gente que te explicaremos tudo!

Mantêm o crescimento do seu negócio

Estar presente nas redes sociais é uma importante estratégia para o seu negócio. Com elas, você consegue identificar os leads para convertê-los em clientes. Mais do que isso, você estabelece uma comunicação direta com o seu cliente e/ou potencial cliente. Mas, essa estratégia precisa estar interligada com todas as ações de marketing.

Por exemplo, você tem o marketing de conteúdo bem trabalhado, com todos os setores do funil de vendas perfeito como deve ser. Porém, quando você posta o seu texto de fundo de funil no Facebook e o cliente pede qual é o valor do produto — parabéns, suas estratégias de vendas complexas foram bem trabalhadas  mas você não responde e o deixa no vácuo, as chances de ele comprar no concorrente são muito altas. Então, infelizmente, todo o trabalho foi por água abaixo!

Mais geração de tráfego

Para melhorar as suas taxas de conversão, a geração de tráfego não pode ser ignorada, pois ela ajuda a fortalecer a sua marca. Quanto mais o público que você tem interesse em atingir se engajar com os seus conteúdos, mais chances de sucesso a sua empresa terá.

A geração de tráfego faz com que você consiga filtrar as pessoas que de alguma maneira se relacionam com a sua organização. Por exemplo, você pode ter 20.000 visitantes em seu site, mas apenas 2.000 estão realmente interessadas em seus produtos. Então, suas estratégias de alcance podem ser voltadas apenas para 10.000, assim, o público será reduzido, porém, mais assertivo. Definindo as personas você consegue explorar mais as oportunidades e não errar nas estratégias.

Sua marca é lembrada 

A notoriedade de marca (brand awareness), é um termo utilizado para perceber a forma como o público-alvo analisa a sua marca e o produto. Para identificar é feito uma pesquisa para saber qual empresa a pessoa associa quando é citado um determinado produto.

Associado com a identidade da marca e associação de produtos, ele é importante para diferenciar as marcas que vendem ou produzem determinado produto.

Para que o cliente se lembre de sua marca, ele precisa ter uma boa experiência. As redes sociais são uma dessas estratégias, desde que a sua marca tenha planejamento e mantenha os perfis ativos. Quem não lembra de uma empresa que fez um conteúdo viral para o Facebook? Ou que responde as mensagens na hora, com criatividade e excelência?

Transmite boa experiência para o usuário

Nas redes sociais tudo acontece muito rápido. Se o cliente entrou em contato com a sua empresa, é necessário que haja o imediatismo nas respostas. Você já deve ter entrado em contato com uma página no Facebook e está, desde 2015, esperando uma resposta. Isso repassa uma imagem totalmente negativa e é muito ruim, certo?

E, no mundo digital, nada melhor do que o cliente ter uma boa experiência, não é mesmo? A experiência do usuário (EX) envolve:

  • design;
  • qualidade de conteúdo;
  • interface;
  • usabilidade;
  • facilidade de busca.

Ele é o responsável pelo sucesso — ou fracasso!  de sua marca. No que tange as redes sociais, significa que você precisa ter um cronograma de conteúdo mensal (marketing de conteúdo) e que seja trabalhado o layout de sua página de maneira estratégica.

Estar ativo nas redes sociais não significa apenas que você precisa saber responder imediatamente uma mensagem. É necessário promover uma boa experiência para o usuário para que ele compartilhe e se interesse pelo seu conteúdo, produtos e serviços.

Imagine ele entrando em sua página do Instagram e vendo que você posta fotos pessoais (nada profissional!). Ou ainda que cada postagem tem uma forma diferente, com o logo distorcido ou a falta dele. Todas essas estratégias precisam andar em conjunto para que você tenha, de fato, um perfil ativo nas redes sociais.

Mais credibilidade e confiança em sua marca

As redes sociais permitem que a sua marca seja conhecida por muitas pessoas e você consegue fazer a mensuração de resultados de uma maneira simples e eficiente. Mantê-las ativas é fundamental para criar a sociabilidade, oportunidades e para que você atinja as suas metas mensais de vendas. Por isso, ela não pode ser uma ferramenta isolada, é necessário trabalhar em conjunto com todas as estratégias de marketing.

Agora, imagine que você fez um post viral de sucesso: as pessoas estão compartilhando, comentando e interagindo com a sua marca. Não vai adiantar ficar nos bastidores ou apenas impulsionar a publicação. Você precisa marcar a presença, respondendo, imediatamente, as mensagens recebidas, curtindo os comentários e interagindo de uma forma divertida, para que os usuários se lembrem de sua marca com um sorriso no rosto.

Para isso é necessário que a interação com o usuário não seja de forma mecanizada. As pessoas estão presentes nas redes sociais como uma forma de descontração, então, as respostas da sua empresa precisam ser personalizadas. A interação com o usuário, para ter sucesso, deve abusar da multimidialidade.

Nos dias atuais, se você quer crescer a sua companhia, precisará investir em um site/blog dinâmico e ter redes sociais para empresas. Mas não basta apenas isso, é preciso manter o perfil ativo para transformar os seus leads em clientes.

Que tal conversar com a sua equipe de marketing para criar ideias com o objetivo de manter o seu perfil ativo? Aproveitem e leiam mais sobre como otimizar seus anúncios no Facebook e Instagram!

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