Os clientes estão escolhendo os seus concorrentes ao invés de você?

“Só existe um chefe: O cliente. Ele pode mandar embora do faxineiro ao presidente simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar.” Sam Walton

Como empresário você sabe que atrair potenciais clientes e transformá-los em clientes fidelizados é o ponto-chave para o sucesso de qualquer empresa. Mas você já pensou porque alguém escolheria seu concorrente ao invés de você?
Existem vários fatores que podem fazer com que você perca um possível cliente para um concorrente (E isso pode acontecer com qualquer empresa).
Confira 5 motivos que podem fazer você perder clientes para seus concorrentes e o que fazer para reconquistá-los.

1. Estar mal ranqueado nos buscadores

Você sabe quais são as palavras mais usadas por quem procura o seu tipo de negócio em sites de buscas como o Google, Bing e Yahoo? Quando eles procuram por essas palavras sua empresa aparece bem ranqueada? Se você não sabe quais são as palavras ou termos que os clientes usam para buscar as empresas do seu ramo na internet, ou se os seus concorrentes estão mais bem ranqueados que você, provavelmente você está perdendo terreno para os seus concorrentes. Isso porque a maioria dos consumidores pesquisam apenas a primeira página dos sites de busca. A melhor estratégia para melhorar seu ranking é fazer otimização orgânica (SEO) e campanhas de Links Patrocinados. Então, crie uma boa estratégia de marketing online para que você seja encontrado pelos consumidores em potencial antes dos seus concorrentes.

2. Má reputação na Internet

Você sabe o que as pessoas estão dizendo sobre você e seu negócio na internet? Você sabe como está a sua reputação se comparado a dos seus concorrentes? Fazer o gerenciamento de sua imagem na internet é fundamental em um mundo conectado como o de hoje. Isso porque muitas vezes os clientes buscam informações sobre você em sites especializados e em redes sociais durante o processo de compra. Em 2013, 80% dos brasileiros pesquisaram produtos na internet antes de comprá-los. Então, não importa o quanto seus produtos ou serviços sejam bons, se os clientes deixarem avaliações ruins ou postarem comentários negativos em suas páginas nas redes sociais, você vai perder clientes para os seus concorrentes. A boa notícia é que existem estratégias “proativas” que podem te ajudar a reverter uma avaliação ruim ou um comentário negativo nas mídias sociais. Você pode ir além e trabalhar para construir uma boa imagem on-line, o que vai ajudar a melhorar a reputação do seu negócio. Se você não tem tempo para ficar monitorando tudo o que dizem sobre seu negócio na internet, existem serviços que monitoram o que está sendo falado sobre sua empresa na WEB.

3. Qualidades e características do seu site

Seu site é seu cartão de visita para o mundo, e muitas vezes é o primeiro lugar que os clientes vão procurar para saber mais sobre seu negócio e sobre sua empresa, mas se o seu site não tem um bom layout, não possui informações importantes como telefones de contato ou é difícil de navegar entre as páginas, os clientes simplesmente sairão do seu site e irão para o site de algum concorrente que seja mais intuitivo e fácil de navegar. Existem muitos recursos para deixar seu site mais atraente e funcional para clientes que estão acessando sua página. Características que inclusive podem converter esses potenciais clientes em clientes de fato. O dinheiro e o tempo que você vai investir para deixar seu site impecável será compensado quando ele atrair mais clientes e visitantes que podem se transformar em novos negócios.

4. Demorar para responder ou retornar um contato

Quando um lead entra em contato com várias empresas por meio de um formulário de contato on-line ou envia uma mensagem após o horário comercial, você tem que ser a primeira empresa a responder esse contato, pois boa parte desses contatos tem a possibilidade de se transformar em negócios. Pelo fato de já ter entrado em contato com você por telefone ou pela internet, isso já demonstra que esse prospect é um lead quente. Então, não perca a oportunidade de fechar um novo negócio por demorar a responder. Ser o primeiro a retornar o contato demonstra que você tem proatividade e profissionalismo. E isso te da a chance de estabelecer um relacionamento com seu possível cliente, responder as dúvidas e quem sabe agendar uma visita.

5. Atendimento ao cliente

No Brasil, 68% dos consumidores consideram o atendimento o fator mais importante na hora de fechar uma compra. Por isso, ter um bom atendimento é fundamental, tanto para um cliente em potencial quanto para um cliente da casa. Pense em si mesmo como consumidor na última empresa que você pesquisou algum produto ou serviço e responda: Como você foi tratado? Se você ligou para essa empresa, os atendentes foram cordiais e profissionais com você? Se você visitou esse negócio, foi dada a atenção necessária para você? Se você entrou em contato com essa empresa por e-mail, eles te enviaram uma resposta rápida e clara? Estes são apenas alguns exemplos para mostrar que um ótimo serviço de atendimento ao cliente faz muita diferença nas etapas iniciais de um ciclo de venda. Se você não está oferecendo um bom atendimento para seus clientes em potencial, provavelmente eles vão fechar negócio com o concorrente que oferecer um atendimento melhor. Portanto, dedique um tempo a fazer uma avaliação e saber como os seus clientes estão sendo tratados quando entram em contato com você. Se você pode ganhar a confiança de um cliente desse o primeiro atendimento, você terá uma grande chance de fidelizá-lo.

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